Quinta-feira, 8 de agosto de 2013 - 08h09
A Funcultural de Porto Velho abriu na noite da última terça feira 06, no auditório da UNIR Centro, o I Fórum de Políticas Culturais. O primeiro encontro foi coordenado pela presidente da Funcultural Jória Lima, com a participação na mesa, dos vereadores Everaldo Fogaça e Léo Moraes. Em sua fala de abertura, Jória disse da importância do evento para o desenvolvimento cultural do município que no próximo ano completa 100 anos de criação. “O propósito é concentrar e articular forças para agregar participação popular aos processos de discussão, formulação, monitoramento e avaliação de políticas do sistema de cultura”, disse Jória.
As ações já colocadas em prática e o regimento interno do Fórum foram exibidos através de data show, com explicação item por item das diretrizes que normatizam o sistema Municipal de Cultura, inclusive com a publicação no Diário Oficial do Município edição do dia 31 de julho passado, com a portaria que nomeia os Membros da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Cultura: Presidente Jória Baptista de Souza Lima, Vice Golda Kelly de S. Barros, 1º Secretário Rafael Altomar A. Martins e 2º Secretário Gaspar da Costa Knyppel Filho. No mesmo Diário constam as portarias que nomeiam os demais integrantes das várias Comissões que formam o Sistema Municipal entre eles os Membros efetivos e suplentes do Conselho Municipal de Cultura integrado por representantes de todas as setoriais.
Logo após as explanações, a Coordenação anunciou a necessidade da formação de 7 Grupos de Trabalho e solicitou que os presentes, escolhessem o GT gostariam de colaborar. “Sugerimos que cada GT tenha no máximo cinco integrantes”.
Assim foram criados os seguintes Grupos de Trabalho: Fundo Municipal de Cultura; Projeto de Lei de Incentivo; Informação Cultural; Política Específica – Indígenas e Comunidades Tradicional; Editais; Patrimônio Público do Município e Centenário de Porto Velho.
No próximo dia 20 de agosto às 19h00, vai acontecer mais uma reunião do Fórum no auditório da UNIR Centro.
O quiprocó em Guajará Mirim ta cada dia mais acirrado.
*********
O negócio na Pérola do Mamoré não é apenas em relação ao Festival Duelo na Fronteira, porém os últimos acontecimentos têm tudo a ver.
*********
Segundo se comenta nos bastidores, o Boi Malhadinho foi o responsável pela exoneração no dia de ontem 07, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará Mirim. Ariel Argobe.
***********
Segundo o Portal Guajara, o agora ex secretário, Ariel Argobe da Costa Brasil vinha sofrendo algumas resistências por parte de integrantes do Boi Malhadinho por fazer parte até o ano passado, da diretoria do Boi Flor do Campo.
**********
Ariel era um dos mais capacitados gestores da equipe do atual prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes (PT).
********
Recentemente Ariel publicou no seu Blog: “Já faz algum tempo que o descompasso entre a companheirada alojada no Palácio Pérola do Mamoré e o Chefe do Executivo Municipal, Dr. Dúlcio Mendes, petista não muito católico, só tem aumentado. O clima entre o Prefeito e os secretários petistas tem se tornado cada vez mais tenso. Lideranças do PT de Guajará, além da companheirada escalada pelo próprio Prefeito para ajudá-lo a conduzir o município, estão descontentes com os rumos da Prefeitura que, na opinião dos petistas, não segue a cartilha do PT para administrar o município...”
*********
Pois é, depois dessa publicação o Ariel só ficou aguardando a canetada de exoneração o que aconteceu ontem:
*********
Diz o prefeito que a medida faz parte de uma pequena reforma administrativa.
*********
Como é comum, Ariel disse que saiu com a certeza de ter realizado um bom trabalho, desejou boa sorte aos que ficam, e disse que estará torcendo para que seu substituto consiga fazer um trabalho digno de elogios.
*********
Tem um detalhe, o prefeito é torcedor do boi Azul – Malhadinho e o Ariel do boi Vermelho – Flor do Campo. Quer dizer, o Duelo estava acontecendo dentro da prefeitura. Duelo da Prefeitura. Agora virou: “Duêla a Quen Duêla”, mas. Ariel está fora confirma Dúlcio .
*********
Por falar nisso, o pessoal que saiu do Flor do Campo mais a galera do Malhadinho realizam na próxima sexta feira, quer dizer, amanhã dia 09, Manifesto pelas ruas de Guajará Mirim em prol da realização do Festival Duelo na Fronteira e exigindo o inicio da reforma do Bumbódromo.
*********
O bicho vai pegar em Guajará. Os manifestantes, vão até a sede da prefeitura e câmara de vereadores, protestar contra o descaso para com os movimentos culturais da Pérola do Mamoré.
*********
Esse negócio de descaso com a cultura, está se tornando cultural em Rondônia.
*********
Não é só a Pérola do Mamoré que está sofrendo com o descaso do atual governo para com os movimentos culturais, Porto Velho e os demais municípios estão à míngua em se falando de apoio cultural por parte do governo.
*********
Aí junta o prefeito der Guajará e o governador do estado de Rondônia e o negócio vira “lamaçal”.
********
A cultura em Rondônia está enterrada na LAMA faz tempo. É como diz a letra do samba: “Com a Moral toda enterrada na lama”.
*********
O que se pratica em Rondônia é a Cultura das EMENDAS PARLAMENTARES que leva todo o orçamento e o financeiro da Secel!
********
Desse jeito, como diz o ditado: “Não tem (...) de Peruano que agüente”
********
Lamentamos a saída do Ariel da SEMCET de Guajará Mirim.
********
Vamos para a Rua Guajará Mirim. Tá na hora de defender com unhas e dentes a cultura da Pérola do Mamoré!
CNIC convida para reunião em Rio Branco - AC
Nos próximos 3, 4 e 5 de setembro de 2013, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, órgão colegiado que analisa os pareceres e subsidia a Ministra na aprovação ou indeferimento dos projetos de Incentivo Fiscal apresentados à Lei Rouanet, estará reunida em Rio Branco - AC. O formato itinerante da CNIC, onde as reuniões ordinárias ocorrem alternadamente em Brasília e em um estado de cada região brasileira, tem o objetivo de conferir caráter nacional à Comissão e de aproximar a mesma dos agentes culturais locais.
Diante dos objetivos da itinerância, convidamos o setor cultural da Região Norte para um encontro com a CNIC, dia 4 de setembro, das 16h30 às 19h30, no Auditório da Fecomércio - Av. Getúlio Vargas, 2.473 - Bosque - Anexo ao SESC - BOSQUE.
16h30 às 17h30 – Abertura do encontro, na Sala Principal, com o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, a Presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansur, Francis Mary Alves de Lima, e o Chefe da Representação Regional do MinC para a Região Norte, Delson Cruz
17h30 às 19h30 – Encontro setorial simultâneo, com a participação dos Comissários da CNIC, representantes do MinC e da FEM, conforme o disposto a seguir:
§ Sala 1 – Artes Cênicas, Artes Visuais e Artes integradas
§ Sala 2 – Humanidades e Patrimônio Cultural
§ Sala 3 – Música
§ Sala 4 – Audiovisual
Por conta do limite de espaço, os interessados em participar deverão entrar em contato com Escritório Regional do Ministério da Cultura no Acre, pelo e-mail neyla.morais@cultura.gov.br, a fim de confirmar presença, informando nome, e-mail, instituição, área cultural de interesse e indicando de qual sala deseja participar, até às 16 horas do dia 2 de setembro de 2013.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando