Terça-feira, 16 de julho de 2013 - 05h03
PESQUISA
Livros ficam em segundo plano
Ver o capítulo da telenovela, escutar música, dormir, encontrar os familiares, assistir a um filme ou sair com os amigos. Todas essas opções de lazer são melhores do que usar o tempo livre para ler jornais, revistas, livros ou textos na internet. É o que apontou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que é feita pela Fundação Pró-Livro e pelo instituto Ibope Inteligência a cada quatro anos. De acordo com o último estudo, divulgado no segundo semestre de 2012, 24% dos entrevistados afirmaram que cultivam o hábito de ler durante o tempo livre. Na pesquisa anterior, divulgada em 2008, esse índice era de 36%.
Ainda conforme o painel, o brasileiro lê, em média, 1,85 livro por trimestre, número também menor que a média registrada anteriormente, que foi de 2,4 livros a cada três meses.
A pesquisa da fundação revelou a queda de leitores no país. De 95,6 milhões para 88,2 milhões, conforme os dados apresentados no ano passado. O índice representa que o universo de leitores diminuiu 9,1%. O resultado de 88,2 milhões de leitores corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).
No topo da preferência dos brasileiros para as horas de lazer está o costume de ver televisão, que subiu de 77% para 85%. Na sequência de opções para suprir os momentos de ócio, estão escutar música ou rádio (52%), descansar (51%), reunir com amigos ou família (44%), assistir a filmes em DVD (38%) e sair com amigos (34%).
O Ibope ouviu 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros e classificou como leitor o entrevistado que leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. Os entrevistados puderam escolher mais de uma opção de lazer.
Funcultural abre mão do Arraial Municipal “Arrasta Pé do Madeira” e firma parceria com a Secel pela realização do Arraial Flor do Maracujá.
*********
Até que a presidente da Funcultrual Jória Lima tentou viabilizar a realização do Arrasta Pé do Madeira.
********
Sabemos que a jovem assessorada pelo Thiago tentou de tudo para viabilizar a montagem do evento.
********
Porém, após vencer uma série de obstáculos oriundos de secretarias municipais, entre elas a PGM, eis que recebeu o Xeque Mate que a deixou no “mato sem cachorro”.
********
Vamos aos fatos, a intenção da Funcultural era montar o Arraial no terreno agregado ao Parque da Cidade e no próprio espaço do Parque da Cidade ali perto do shopping.
*********
Aí veio a SEMDESTUR e não liberou de jeito nenhum a parte do terreno onde fica o Parque da Cidade, alegando um bocado de motivos.
********
A Federon ainda sugeriu que a Funcultural montassem ou realizasse o evento, em parceria com a Quadrilha a Roça é Nossa responsável pelo Arraial “Comunidade no Sertão” que vai acontecer entre os dias 9 e 18 de agosto.
********
Os grupos folclóricos, na reunião de sábado passado dia 13, aceitaram a sugestão do Arrasta Pé do Madeira acontecer no Arraial do Fernandão.
********
Ontem pela manhã, o presidente da Federon Emanuel Eleno apresentou a proposta à presidente da Funcultural e ela não aceitou, alegando que o espaço não comportaria o Arraial idealizado pela sua equipe.
********
“Queremos mostrar ao prefeito, que a realização do Arraial Municipal é viável e para isso, precisamos que os grupos folclóricos se apresentem com o que tem de melhor, a estrutura do Arraial Comunidade no Sertão não preenche nossa intenção”, disse Jória.
********
Ao tempo que tirou de tempo o Arraial da Quadrilha “A Roça é Nossa”, a presidente da Funcultural disse ao presidente da Federon que iria conversar com a secretária da Secel no sentido de realizarem um único evento, ou seja, o Arraial Flor do Maracujá.
********
Quer dizer, como vem acontecendo há alguns anos, o Arraial Flor do Maracujá 2013 também será realizado através da parceria Governo estadual através da Secel e Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Funcultural.
*********
Levada na manhã de ontem para apreciação da Gerente de Cultura da Secel professora Nazaré Silva a proposta foi acatada de imediato.
********
Isso quer dizer, que a XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá vai acontecer realmente e agora do jeito que vem acontecendo nos últimos anos, ou seja, parceria da Secel/Funcultural.
********
Falta apenas a professora Nazaré convencer os deputados a transferir as emendas (diminuiu 50 Mil) para o novo CNPJ.
********
Se tudo correr direitinho o Flor do Maracujá vai acontecer entre os dias 22 e 31 de agosto no Parque dos Tanques.
********
Outro papo:
*********
A Petrobras Distribuidora divulgará nesta terça-feira 16, às 10h, em solenidade a ser realizada no auditório térreo da Sede da BR, à Rua General Canabarro 500, Maracanã, os espetáculos teatrais contemplados na seleção pública do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC) para o biênio 2013-2014.
**********
O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, e de representantes dos projetos inscritos.
*********
Vamos ficar torcendo pelos Projetos dos Produtores de Rondônia que se inscreveram.
*********
Quer saber de uma coisa! Vou ensaiar meu boi para a apresentação no Flor do Maracujá!
REUNIÃO
Folcloristas aprovam regimento da Federon
Em reunião que aconteceu sábado (13) à tarde, na sede da Federon, os representantes de grupos folclóricos aprovaram o novo estatuto e o regimento interno da entidade. O presidente Emanuel Eleno, antes do inicio da discussão sobre os artigos e parágrafos que passam a reger as entidades filiadas da entidade, esclareceu sobre o andamento dos processos dos eventos: Arraial Municipal e Arraial Flor do Maracujá, esclarecendo de inicio que foi informado que entidade indicada para assinar os Convênios tanto com a Secel como com Funcultural foi rejeitada por estar inadimplente, “assim sendo, somente na próxima segunda feira (15), é que vamos ficar sabendo qual o CNPJ será o responsável pelo Convênio com as duas entidades governamentais”, disse Eleno.
Com o impasse sobre a entidade indicada para firmar o convênio o presidente A Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade - ASBEMIC Fernando Rocha colocou o CNPJ da entidade a disposição para a assinatura dos convênios. “Como faço parte da diretoria do Grupo de Quadrilha a Roça é Nossa e sei da ansiedade dos “quadrilheiros” para se apresentar para o público num grande Arraial, coloca a Associação da qual sou presidente a disposição da Federon”. A direção da Federon ficou de apresentar a proposta do presidente da ASBEMIC a secretária Eluane e a presidente da Funcultural. “Vou levar a sugestão segunda feira pela manhã e a noite durante reunião que desde já fica convocada anunciaremos a decisão”.
Quanto à reforma do Estatuto e Regimento Interno pauta da reunião, foram aprovada com algumas ressalvas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando