Terça-feira, 28 de janeiro de 2014 - 05h01
Funcultural divulga calendário do carnaval de Porto Velho
Decretado o período momesco pelo prefeito Mauro Nazif, os blocos iniciam suas atividades e se organizam para os seus respectivos desfiles e a Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, programou diversas ações alusivas ao centenário da capital, que será comemorado este ano.
De acordo com Jória Lima, presidente da Funcultural, no dia 1° de fevereiro será a vez das escolas de samba apresentarem à população seus sambas enredo em evento realizado na praça Aluízio Ferreira. O retorno do tradicional desfile das escolas de samba será no dia 07 de março, com a apresentação das escolas do grupo de acesso e dia 08, com o desfiles das escolas do grupo especial. A apuração dos resultados acontecerá no domingo, dia 09.
Já na edição de 2014 do baile municipal, que trará o tema “Carnaval dos Carnavais”, programado para 15 de fevereiro, será realizado o 1° concurso de marchinhas. “Além da entrega da chave da cidade pelo prefeito ao rei momo e sua corte, personagens folclóricos e históricos do carnaval portovelhense nestes 100 anos serão homenageados na ocasião”, disse Jória.
Este ano outra novidade, é a realização da inédita “Batalhinha De Confetes”, evento especialmente voltado para o público infantil, que acontecerá no mercado cultural no domingo de carnaval, dia 02 de março. Na segunda dia 03, é a vez dos adultos vestirem suas fantasias e participarem da batalha.
Confira a agenda do carnaval 2014:
Data |
Evento |
Local |
Jan/Fev/Mar |
Ensaios e desfiles dos blocos de rua. |
Pontos diversos da cidade |
01 Fev |
Lançamento oficial dos sambas enredos de 2014. |
Praça Aluízio Ferreira |
15 Fev |
Baile Municipal, entrega da chave da cidade ao Rei Momo e1° Concurso de Marchinhas. |
A definir |
02 Mar |
Batalhinha de Confetes |
Mercado Cultural |
03 Mar |
Batalha de Confetes |
Mercado Cultural |
07 Mar |
Desfile das escolas de samba do grupo de acesso. |
Av. dos Imigrantes |
08 Mar |
Desfiles das escolas do grupo especial |
Av. dos Imigrantes |
09 Mar |
Apuração dos resultados dos desfiles das escolas de samba. |
A definir |
Lenha na Fogueira
Sábado que vem dia 1°, vamos conhecer qual o melhor samba de enredo entre os sambas das escolas de samba de Porto Velho para o carnaval de 2014.
***********
É a disputa pelo troféu “Sebastião Araujo da Silva – Babá” numa promoção do Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca.
*********
Quinta feira passada dia 23, durante reunião da Fesec, por sugestão dos dirigentes das escolas, o corpo de jurados que vai escolher o melhor samba de enredo de 2014 das escolas de samba de Porto Velho, contará apenas com um compositor do samba de cada escola.
********
Exemplo: O samba da Diplomatas do Samba tem como autores os compositores: Carlinhos Maracanã, Cristóvão Nascimento e Walber do Bandolim. Desses apenas um atuará como jurado.
********
Isso quer dizer que teremos Sete compositores fazendo parte do Juri, ou seja, representando cada um sua escola de samba: Diplomatas, São João Batista, Armário Grande, Asfaltão, Império do Samba, Unidos da Rádio Farol e Acadêmicos da Zona Leste.
********
A coordenação do concurso colocará três jurados que comprovadamente não tenha vínculo inclusive de parentesco, com nenhuma das escolas de samba concorrente.
********
O premio é uma homenagem ao sambista Mestre Sala e compositor de samba enredo, Sebastião Araujo da Silva conhecido como BABA que faleceu em 2001 com apenas 51 anos de idade.
********
Baba foi casado com dona Francisca Cavalcante da Silva – Nininha com quem viveu até a morte. Nascido na cidade de Guajará Mirim aos 23 de novembro de 1948, filho de Benedito Antônio Araujo e de dona Margarida Ângela da Silva veio para Porto Velho quando tinha apenas 2 anos de idade.
*********
Viveu a infância e adolescência, aliás, até se casar no Bairro do Triângulo onde começou a se envolver com o mundo do samba.
********
Como sambista de escola de samba iniciou na Diplomatas como ritmista, depois desfilou como passista e logo começou a compor samba de enredo. Em 1977 começou a parceria com Silvio Santos e juntos fizeram vários sambas enredos, para Diplomatas e Caiari.
********
Entre os sambas da parceria Baba e Silvio destacamos: As Amazonas e os Amuletos Verdes (Diplomatas 1977); Centenário de José de Alencar (Diplomatas 1978), Das Loucuras da Vida a Ilusão do Carnaval (Caiari 1983); Forças da Natureza (Caiari 1984) e Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema (Caiari 1985).
********
Compôs samba de enredo também para a escola de samba “O Triângulo Não Morreu” dirigida pelo Armando Holanda o popular Periquito. Bloco da Borracha e Lira do Amor.
********
Babá também foi parceiro do Ernesto Melo no samba de enredo da escola Diplomatas no carnaval 1996.
*********
Como Mestre Sala desfilou com a parceira Porta Bandeira Neguinha pela Pobres do Caiari de 1981 a 1990.
********
Boêmio por excelência compôs várias músicas nos ritmos do bolero, samba canção, samba de quadra e até forró.
********
Além de tudo isso, era considerado como dos melhores “puxadores” de samba enredo de Rondônia gravou pelo selo Top Tape o disco da Pobres do Caiari com as músicas – Ceará de Iracema, Axaltação ao Caiari e o Hino da Banda do Vai Quem Quer.
********
Na Banda do Vai Quem Quer foi autor da marchinha “Azar Pro Azar” em comemoração aos 13 anos do bloco do Manelão.
********
Sábado dia 1° de fevereiro, concurso que vai escolher o melhor samba de enredo 2014 das escolas de samba de Porto Velho.
*********
Troféu Sebastião Araujo da Silva – Baba, na praça Aluízio Ferreira a partir das 20h00
Porto Velho recebe Inventar com a Diferença
Porto Velho será a primeira cidade do Estado de Rondônia, e uma das 27 do País, a receber o projeto “Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos”, que tem o objetivo de desenvolver oficinas de cinema voltadas a docentes e alunos da rede pública de ensino.
A iniciativa é da Universidade Federal Fluminense, que tem o primeiro curso de licenciatura em cinema do País, e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A ação visa aproximar crianças e adolescentes do universo temático que cerca o cinema e os direitos humanos.
Durante o primeiro semestre de 2014, o projeto atinge até dez escolas de cada um dos municípios selecionados. Além de Porto Velho (RO), também foram contemplados, Rio Branco (AC), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Imperatriz (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Parnaíba (PI), Belém (PA), Recife (PE), Conde (PB), Delmiro Gouveia (AL), Aracaju (SE), Rio de Contas (BA), Brasilândia (DF), Pirenópolis (GO), Porto Nacional (TO), Campo Grande (MS), Paraty e Niterói (RJ), Vitória e Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Bauru (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Bagé (RS).
As inscrições de interessados estão abertas através do sitewww.inventarcomadiferenca.org até 7 de fevereiro. O projeto será realizado em duas diferentes etapas: na primeira, os professores inscritos e selecionados participarão de um curso de formação em audiovisual e direitos humanos com duração de 20h, realizado no mês de fevereiro (aos sábados); na segunda (etapa em que os alunos poderão participar), os educadores realizam oficinas semanais, com duração de duas horas, em suas escolas, entre março e maio de 2014, sob a supervisão quinzenal do mediador ou mediadora.
Em Porto Velho, o projeto será monitorado por um Ponto de Cultura, que irá realizar oficinas e exercícios com os professores e alunos para ensinar técnicas para a produção audiovisual.
“O objetivo é produzir pequenos filmes ao final do projeto e fazê-los circular por todos os estados onde o projeto acontece, como uma forma de trocar informações e criar uma rede de contatos”, explica Maiara Roberta, Presidente do Ponto de Cultura Jogos Educativos.
Serviço
Inscrições podem ser feitas pelo site www.inventarcomadiferenca.org até dia 07 / 02 / 2014. Informações: (69) 3224 - 4719 \ 9986 - 2000 \ 9212 – 4554 \ 8417 – 3794
Endereço eletrônico e-mail: iventarcomadiferenca.ro@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando