Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Funcultural e Fesec se acertam e escolas desfilam


Funcultural e Fesec se acertam e escolas desfilam - Gente de Opinião

A novela entre a Funcultural de Porto Velho e a Federação das Escolas de Samba de Rondônia - FESEC chegou ao capítulo final da manhã de ontem 29, quando o Presidente Marcos Nobre Jr. convocou os representantes das escolas de samba e anunciou que os órgãos de controle da prefeitura municipal PGM e CGM aprovaram a documentação apresentada pela Fesec.

Durante a reunião os carnavalescos representados pelo presidente da Fesec Hudson Mamede, presidente da escola de samba Acadêmicos do São João Batista Pai Beto e Eufrásio Babosa representante da escola Os Diplomatas do Samba, solicitados a sugerirem uma nova data para os desfiles das escolas de samba, optaram pelos dias 4 sábado de Aleluia e dia 5 de abril Domingo de Páscoa. “Tudo vai depender do andamento do processo, pois a burocracia exige alguns dias para que tudo esteja de conformidade com a legislação”, disse o presidente Marquinhos.

Vale salientar que as datas de 4 e 5 de abril foram levadas para apreciação das Escolas de Samba em reunião que aconteceu no final da tarde de ontem 29, na Casa da Cultura Ivan Marrocos e as escolas optaram por desfilar nos dias 27 e 28 de março e não no mês de abril. “Agora os desfiles das escolas de samba depende apenas da nossa iniciativa”, finalizou Hudson.

Mudança no calendário dos Blocos

Outra decisão a respeito dos desfiles carnavalescos deste ano foi tomada também na manhã de ontem, em reunião entre a Funcultural e a Liga dos Blocos de Trio Elétrico. Após explicação da direção da LIGA dos Blocos o presidente da Funcultural concordou em alterar o Decreto que oficializa o carnaval de rua de Porto Velho, já que o Bloco Leva Eu só vai desfilar no dia 28 de março. “Com a alteração também na data dos desfiles das escolas de samba vamos solicitar ao prefeito Mauro Nazif que publique um novo Decreto liberando os desfiles carnavalescos até o dia 29 de março”, disse Marco Nobre Jr.


Lenha na Fogueira

Não falei! O negócio dependia apenas da vontade política dos gestores municipais em especial do prefeito Mauro Nazif.

*********

To falando dos desfiles das escolas de samba de Porto Velho. A prefeitura através da PGM e CGM aprovou a documentação apresentada pela FESEC assim como o plano de trabalho.

********

Como ficou muito em cima, pois falta menos de um mês para o encerramento do carnaval oficial. A direção da FESEC vai solicitar adiamento dos desfiles das escolas de samba para os dias 27 e 28 de março.

********

Na realidade o pedido da nova data, partiu da Funcultural uma vez que não existe mais tempo hábil, para a assinatura do convênio com as entidades carnavalescas, isso obedecendo às recomendações da Lei.

********

Assim sendo, a data dos desfiles foi para o mês de março. Minutos antes da reunião com os dirigentes das escolas de samba, aconteceu uma reunião com representantes dos Blocos de Trio Elétrico quando ficou acordado, que o Bloco “Leva Eu” por ter perdido os prazos para apresentar a documentação exigida, só vai poder desfilar no dia 28 de março.

*********

Assim sendo, o Decreto que oficializa o carnaval de rua de Porto Velho será alterado no item término, que passa do dia 23 de fevereiro para o dia 29 de março data provável da apuração dos resultado dos desfiles das escolas de samba.

********

A primeira data sugerida pela Fesec à Funcultural foi dia 4 de abril sábado de Aleluia data que com certeza, seria criticada por muitos por ficar muito perto de sexta feira Santa. Quem mora a mais tempo em Porto Velho há de se lembrar que quando os clubes sociais Flamengo, Danúbio Azul, Ferroviário, Botafogo, Ypiranga e Bancrévea ainda realizavam festas.

********

Os bailes no sábado de Aleluia eram de Carnaval. A gente rompia Aleluia brincando carnaval nesses clubes.

********

Eram os 40 dias da quaresma jejuando, com abstinência de carne vermelha nas quartas e sextas feiras, com o pensamento voltado para o sábado de Aleluia.

********

Nos bailes de Aleluia como eram chamadas aquelas festas, muita gente ia fantasiada e o clube era decorado com motivos carnavalescos. Pergunta pro Anisinho e pro Ivo Feitosa!

Funcultural e Fesec se acertam e escolas desfilam - Gente de Opinião

FOTO DO ACERVO DO JORNALISTA  IVO FEITOSA, COLUNISTA DO GENTE DE OPINIÃO

********

Por isso, sem querer, caso permanecesse a data o Marcos Nobre Jr. estaria resgatando uma tradição de Porto Velho ao concordar com que os desfiles das escolas de samba acontecessem no sábado de Aleluia.

********

Porém a direção da Fesec reuniu as filiadas no final da tarde de ontem dia 29 e a data escolhida pelas escolas de samba foi a dos dias 27 e 28 de março. Dia 27 desfila as escolas do grupo de acesso e dia 28 as do grupo especial. Nesta sexta feira a Fesec protocola o Oficio na Funcultural informando a decisão das escolas de samba.

********

Por falar nisso, apesar de não ter realizado nenhum desfile de escola de samba nos dois anos de mandato, a administração Mauro Nazif e em especial a do Marcos Nobre na presidência da Funcultural entra para a história, como a que mais recursos vai liberar para as escolas de samba. Parabéns!

********

Depois que a Funcultural anunciou que a documentação da Fesec estava legal, alguns presidente de escola de samba logo anunciaram que já haviam contratado atrações de escola de samba do Rio de Janeiro para vir desfilar em suas agremiações.

********

Ta vindo aí, algumas mulatas, puxador de samba de enredo e até mestre sala e porta bandeira. Tão trazendo até artesão de Parintins.

********

A turma de Porto Velho é boa de carnaval, basta um pouquinho de apoio pra gente voltar a promover o melhor carnaval de escola de samba da região Norte.

*********

Por falar em carnaval! Hoje tem ensaio do bloco Até que a Noite Vire Dia na praça São José do Bairro Mocambo!

********

As camisetas da Banda do Vai Quem Quer estão acabando e o Galo da Meia Noite ensaia amanhã. Agora vai!



 

GT discute legislação para
tombamento de patrimônio histórico

Como continuidade da proposta do I Fórum do Patrimônio Histórico-Cultural Material e Imaterial de Porto Velho, promovido na última sexta-feira (23), pela Fundação Cultural, o Grupo de Trabalho (GT) de legislação realizou sua primeira reunião na tarde desta quarta-Funcultural e Fesec se acertam e escolas desfilam - Gente de Opinião(29), na sede da autarquia. O GT de legislação está entre os 3 grupos criados a partir do fórum, que tem como objetivo avançar no diálogo com a comunidade para a construção de políticas públicas que englobem a reestruturação da Funcultural, a Lei de Incentivo e os procedimentos para a padronização do tombamento do patrimônio. Os demais grupos de trabalho estão divididos entre inventário e projetos e ações.

Durante a reunião, que contou com a presença de representantes da sociedade civil, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação, os membros articularam os primeiros passos, como a programação de encontros e o papel de cada um para a defesa das propostas que resultarão em um relatório que será apresentado na 2a reunião do Fórum, que já tem data marcada, sendo dia 2 de fevereiro, às 14hrs, também na sede da Funcultural. 

Conforme explica Flávio Morais, diretor de arte e cultura em exercício, esse é apenas o início de uma mudança que deve disciplinar e facilitar os procedimentos para a proteção do patrimônio histórico de Porto Velho . "A forma como estamos construindo tudo isso é o mais importante, pois está sendo democrática e participativa", concluiu o representante da Fundação Cultural. (AI)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)