Terça-feira, 1 de julho de 2014 - 09h33
O boi-bumbá Garantido é o campeão do 49º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho. Com o tema “Fé”, a agremiação conquistou a vitória com 837 pontos, contra 819,5 do boi-bumbá Caprichoso, e levou para o bairro da Baixa do São José o seu 30º título.
Por conta da forte chuva que atingiu a cidade de Parintins na noite de domingo, pouco antes do início da apresentação do boi-bumbá Caprichoso, que abriu a última noite de festival, as notas das apresentações não foram contabilizadas, ficando o resultado restrito às duas primeiras noites do festival.
Antes do início da abertura dos envelopes com as notas, o presidente da comissão julgadora, Marcus Ferre, vindo do Estado de Sergipe, leu as impugnações apresentadas pelas duas agremiações. O boi-bumbá Garantido perdeu um ponto por problemas na identificação de um fiscal de arena, durante a apresentação do boi rival na primeira noite de festival.
Já o boi bumbá Caprichoso foi penalizado com a perda de quatro pontos. Na primeira noite foi retirado um ponto da agremiação pela utilização, por parte de alguns integrantes, de vestimenta com logomarcas de empresas não patrocinadoras do festival. Outros três pontos foram retirados pelo uso de fogos de artifícios sem a autorização do Corpo de Bombeiros do Amazonas.
O Caprichoso teve um pedido de impugnação negado, em que questionava a entrega fora do prazo, pela direção do boi Garantido, do pedido de autorização ao Corpo de Bombeiros, também para o uso de fogos de artifícios. O fato fez com que o presidente do boi azul, Joito Azedo e demais representantes da agremiação se retirassem da sala de apuração.
Vídeo 1 | Vídeo 2 | Vídeo 3 |
PARINTINS 2014 Garantido campeão - 1 | PARINTINS 2014: Garantido écampeão 2 | PARINTINS 2014: Garantido campeão 3 |
Lenha na Fogueira
A disputa entre os grupos folclóricos, marcada para acontecer durante o Arraial Comunidade no Sertão foi cancelada.
********
A decisão foi tomada inicialmente, pela presidente em exercício da Federon, na noite da abertura do evento, sexta feira dia 27, simplesmente, porque a sonorização do palco só entrou em funcionamento, uma hora após o horário marcado para a abertura da festa.
*******
Nem mesmo o pedido insistente do presidente da Associação do Bairro Esperança da Comunidade e organizador do Arraial Fernando Rocha, para que o concurso não fosse cancelado, foi acatado pela secretária que está respondendo pela presidência da Federon.
*******
Mesmo assim, os grupos de quadrilha, Junina Estrela do Norte e Unidos do Palheiral dançaram, mesmo sem estarem sendo julgadas. “Dançamos em consideração ao Fernando”, disseram os presidentes dos dois grupos.
*******
Na manhã de sábado, mais uma vez sem consultar a Assembleia Geral, a dita senhora “Presidente”, reuniu alguns representantes de grupos de quadrilha e parte da diretoria da Federação e decidiu pela suspensão da realização do concurso.
*******
Em conversa com este colunista o presidente do Boi Bumbá Az de Ouro Silfarney Silva se disse bastante chateado com a decisão da direção da Federon. “Eles não convidaram nenhum dirigente de grupo de Boi Bumbá para a reunião que suspendeu o concurso”;
********
E mais, disse Silfarney, "como é que vou justificar para os meus brincantes que eles vão dançar sem concorrer, já que não sabemos se o Flor do Maracujá vai mesmo acontecer”.
*******
O tesoureiro do Bumbá Corre Campo Júnior de Castro Alves também se disse indignado com a decisão tomada pela diretoria da Federon. “Estamos trabalhando sério para entrarmos na arena com o que temos de melhor e disputar o título de 1º lugar, aí sem sermos consultados eles decidem pela não realização do concurso”.
*******
Tentamos e não conseguimos contato com a direção do Boi Diamante Negro, mas, temos certeza que eles também não gostaram da suspensão do concurso.
*******
Vale salientar que a prefeitura de Porto Velho destinou mais de R$ 700 Mil, para os grupos folclóricos, dançarem, nos arraias que fazem parte do Circuito do Centenário de Porto Velho, entre eles Arraial Flor de Cacto, Arraiá Leste, Comunidade no Sertão, AFA e Arraial de São Tiago.
********
De acordo com decisão aprovada em Assembleia Geral da Federon o concurso que até o ano de 2012, aconteceu durante o Arraial Flor do Maracujá, aconteceria no Arraial Comunidade no Sertão. Isto consta do Regulamento da Federon.
*******
O prefeito de Porto Velho autorizou o repasse, visando às apresentações citadas, mais o Concurso do Arraial do Fernandão e de repente a direção da Federon muda o curso da programação sem ao menos consultar a direção da Funcultural.
*******
Os eventos patrocinados pela prefeitura de Porto Velho tem como coordenadores as entidades: Diz Farsa, Associão Cultural :Arte em Movimento e Federon
********
Essas três entidades, tem a obrigação de acordo com o Convênio firmado com a Funcultural, de fiscalizar se os grupos estão aplicando o dinheiro corretamente, mas, pelo visto, estão mesmo é prejudicando as apresentações dos grupos.
*******
Pois sem competição, os grupos não se esmeram nas apresentações e se apresentam (tem as exceções), com indumentárias já usadas no Flor do Maracujá do ano passado e até com roupas alugadas de outros grupos de quadrilha.
*******
Não podemos nos calar, mesmo sendo defensor das nossas manifestações folclóricas, com as decisões incorretas da atual diretoria da Federon!
Nova Estação campeã do Grupo de Acesso
Com o tema “O Tempo Não Para” a quadrilha “Nova Estação”, foi a campeão do concurso entre os grupos de Acesso, promovido pela Federação de Grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia – Federon.
Apenas dois grupos se apresentaram concorrendo ao direito de se apresentar no Arraial Flor do Maracujá de 2015 entre as chamadas grandes, Unidos do Palheiral e Nova Estação. As apresentações aconteceram na última quinta feira dia 26 no Arial da Amizade no bairro Agenor de Carvalho em Porto Velho. O resultado foi anunciado na noite do último domingo 29, tendo a quadrilha marcada pelo Allan galgando o direito fazer parte da programação do Arraial Flor do Maracujá de 2015. Vale salientar que a quadrilha Unidos do Palheiral que veio do município de Candeias do Jamari, também foi classificada para dançar no Flor do Maracujá do próximo ano, já que cumpriu todas as exigências do Regulamento da Federon. “O concurso serviu apenas para sabermos quem abre o Arraial oficial no próximo ano”, disse o presidente da Federon Fernando Rocha.
A Nova estação com o tema “O Tempo Não Para”, deu um show sob o comando do presidente e marcador Allan e merecidamente levou o troféu de campeão do grupo de Acesso da Federon.
A programação Folclórica em Porto Velho continua na noite desta terça feira com as apresentações dos grupos de quadrilhas e bois bumbás no Arraial Comunidade no Sertão, no bairro Esperança da Comunidade com inicio as 20h00.
Foto: Ana Célia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando