Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Governador confirma: Teatro inaugura dia 20


Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de Opinião
 

Durante palestra na manhã de ontem 09, sobre - Modernização da Gestão - proferida na III Oficina de Comunicação, que acontece até hoje 10, no Rondon Palace Hotel promovida pelo Departamento de Comunicação – Decom, o governador Confúcio Moura confirmou que o Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, será inaugurado no próximo dia 20.

Conforme divulgação da Secel a inauguração contará com a apresentação da peça “A Falecida” de Nelson Rodrigues que tem como protagonista a atriz Lucélia Santos e os atores Walter Breda e Eduardo Silva. A encenação da peça vai acontecer no Teatro Guaporé que é anexo ao Palácio das Artes.

O Teatro Guaporé tem capacidade de acomodação para 236 pessoas, já o Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia – prédio principal – possui mil lugares, e seu espetáculo de estreia ainda não tem data definida. “Quando totalmente inaugurado, nosso teatro comportará mais espectadores que o Teatro Amazonas e o Teatro de Belém (PA)”, disse o governador.Gente de Opinião

“O Teatro Guaporé é o que vai receber o maior número de produções, porque o outro é muito grande e só será aberto para produções maiores. Todo o complexo atende a demanda da produção nacional e toda a população está convidada a prestigiar”, afirma Eluane Martins, superintendente da Secel.

O espetáculo deve passar por capitais sedes da Copa do Mundo e Porto Velho é a única capital a receber a peça, mesmo não sendo uma sede do mundial. “Foi pedido pelo Governo do Estado um apoio do Ministério da Cultura, em colaboração à estreia do nosso teatro. A ministra Marta Suplicy autorizou que fossemos contemplados com ‘A Falecida’, e garantiu que fará o possível para vir prestigiar a inauguração’, conclui Eluane.


Lenha na Fogueira

Após uma semana pelas mais longínquas cidades do estado de Rondônia, como Rolim de Moura do Guaporé (Porto Rolim), uma ilha entre os rios Mequéns e Guaporé há mais de Mil Quilômetros de Porto Velho, por via terrestre.

********
Chegamos e ao entrarmos em Porto Velho, fomos tomado por um sentimento de tristeza, ao vermos que a capital do estado de Rondônia, está mais suja que “pau de galinheiro”.


*********
Comparada com qualquer Vila, não digo nem cidade, do interior de Rondônia. Nossa Porto Velho é um verdadeiro “chiqueiro”.

Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de Opinião


********
É uma pena que nosso administrador municipal, após mais de um ano, não tenha conseguido fazer nada em prol do embelezamento da cidade capital do estado de Rondônia.

Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de Opinião


********
Por outro lado, nos sentimos orgulhosos de sermos rondoniense, ao vermos que as localidades que chamamos de interior do estado, serem bem tratadas pelos seus prefeitos e pela comunidade de um modo geral. Não se ver miséria, pelos menos nas cidades por onde passamos e ficamos no mínimo dois dias, ouvindo seus verdadeiros pioneiros.


*******
Rondônia para quem não sabe, é um dos estados mais ricos do nosso país. Quando a gente sai cortando estrada, seja asfaltada ou de terra é que a gente ver o quanto somos ricos na pecuária, lavoura, ou seja, na agro indústria e na agricultura familiar.

Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de Opinião

********
Dá gosto andar pelos municípios e distritos que formam o estado de Rondônia, com exceção da capital Porto Velho, cuja “porcaria” começa logo na entrada, com o lamaçal da rua da Beira e os Viadutos sem estrutura nenhuma. Os habitantes das cidades do interior, ao saberem que moramos na capital, perguntam em tom de deboche: “Porto Velho já tem pelo menos iluminação na entrada da cidade?”! Não temos como responder.


*******
Chego até pensar, que nós moradores de Porto Velho, tal qual o “Siripiti”, choramos na barriga de nossas mães antes de nascermos, para ter tanto azar com as pessoas que elegemos para administrar nosso município.


Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de OpiniãoArte/Bortolete*******
E olha que Porto Velho município, está completando 100 anos de emancipação e a única coisa que fez, foi crescer. Crescer desordenadamente. Desde a briga que dividiu a cidade em Porto Velho Brasileira da Linha Divisória pra cima e a Porto Velho Americana da Linha Divisória para a beira do Madeira. A americana era toda arrumada e a brasileira uma aglomeração sem eira nem beira.


********
Nas cidades do interior, as brigas políticas também existem, inclusive com ameaça de cassação do mandato do prefeito, mas, na hora de se pensar a cidade, todos se unem. Aqui é cada um por si e o diabo por todos. Não coloco Deus porque Deus quer a felicidade de todos, coisa que no entender dos políticos, não se aplica a Porto Velho. O portovelhense vive ”Comendo o pão que o diabo amassou”.

Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de Opinião

********
Não fora pessoas como o pessoal da rua Bolívia e todas cujos moradores por suas contas, estão sendo enfeitadas com motivos da Copa do Mundo, iríamos passar o maior evento do futebol mundial, trancado dentro de casa, porque as ruas, se dependesse da ação da prefeitura municipal, não receberiam uma lâmpada sequer.


********
Pra completar, por negociações políticas trocaram inclusive o comando da Funcultural.

Governador confirma: Teatro inaugura dia 20 - Gente de Opinião
Arte/Bortolete


*******
Se o prefeito ficar esperando a chuva passar para começar a trabalhar, pode contar que o portovelhense vai continuar sonhando, em, um dia ver a capital do estado de Rondônia com as ruas todas asfaltadas ou pelo menos, sem a buraqueira existente hoje e todas iluminadas.


*******
Quer ver como Porto Velho está feia na foto? Viaja pelas cidades do interior de Rondônia!

 


Secel recebe proposta para o Flor do Maracujá

O Edital da Superintendia de Cultura – Secel, convocando os interessados em administrar a 34ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, foi publicado no Diário Oficial de Rondônia semana passada.


Os interessados podem protocolar seus Projetos, até o dia 20 de junho na portaria da Secel que fica no CPA com entrada pela rua Pio XII bairro Pedrinhas em Porto Velho

Podem concorrer entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que atuem, preferencialmente, nos segmentos de dança ou folclore. Nossa reportagem conversou a respeito do assunto, com a Superintende da Secel Eluane Martins sábado dia 7, no distrito de Rolim de Moura do Guaporé (município de Alta Floresta), durante a festa do Divino Espírito Santo. “O governo do Estado está disponibilizando recursos do Orçamento da Secel no valor de R$ 280 Mil, para a montagem da estrutura de sonorização, palco, iluminação, camarote e arquibancadas”. Independente disso prosseguiu Eluane “nossa equipe está correndo atrás de patrocínio financeiro, que deve repassado aos grupos folclóricos para compra de material para confecção das indumentárias alegorias e adereços.

Data do Arraial

Atendendo solicitação da Federação de Grupos de Danças Folclóricas – Federon, o Flor do Maracujá deste ano, está marcado para acontecer entre os dias 22 a 31 de agosto. A mudança da data se deve também, pela ocupação do Parque dos Tanques que está servindo de abrigo as vitimas da enchente do rio Madeira.

No edital, a Secel alerta que o local também poderá ser modificado, se o Parque não for desocupado até a época do arraial.

Endereço

Os interessados em participar deverão apresentar a proposta em formulário padrão, disponível no site da Secel (http://www.rondonia.ro.gov.br/secel/), acompanhado de ofício endereçado à secretaria, com plano de trabalho, dados e demais documentos e materiais necessários para viabilizar a análise e avaliação da proposta. O projeto deve conter também elementos da contrapartida e retorno publicitário a ser oferecido ao governo do estado e à Secel. No ato da apresentação da proposta, a entidade deve comprovar regularidade fiscal e trabalhista.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)