Sábado, 11 de abril de 2015 - 09h01
Com custo inferior a R$ 500 mil o governador, Confúcio Moura acompanhado da secretária de Educação, Fátima Gavioli; Márcio Felix, secretário adjunto da secretaria de Assistência Social (SEAS); Marcito Pinto, vice-prefeito de Ji-Paraná e do deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT) inaugurou na tarde de quinta-feira (9) a Escola de Música construída dentro da área da escola estadual, José Francisco do bairro, Casa Preta, 1º distrito no município de Ji Paraná. O governador e comitiva foram recebidos pela coordenadora geral da Associação Amigos da Orquestra responsável pelo projeto Orquestra em Ação Solange Gurgacz.
Após o desatamento da fita no portão principal do prédio, as autoridades conheceram as instalações, compostas de oito salas, dotadas de climatização e equipamentos.
Solange Gurgacz, emocionada se disse agradecida pelo momento especial e pediu ao governador que continue investido nas entidades assistenciais por serem elas o ponto principal da retirada de crianças e adolescentes do mundo da criminalidade. “O nosso projeto não é somente música, ele também é educacional e temos excelentes exemplos dentro da nossa entidade. A nossa entidade também já foi destaque do programa Criança Esperança coordenado pela a Unicef e Rede Globo como o melhor projeto de 2014”, declarou. Ela agradeceu o governador pela parceria e lembrou o ex-deputado estadual, Euclides Maciel pelo importante apoio durante todo o seu mandato ao projeto. Outros grandes parceiros, também não foram esquecidos pela coordenadora.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli elogiou, Solange Gurgacz pela sua luta e determinação para erguer a entidade, sempre procurando apoio de todos os lados. “Estamos ao lado de uma grande companheira que mesmo com enormes desafios, vem conseguindo manter o projeto Orquestra em Ação que deve ser exemplo em todo o Estado”, afirmou. Ela encerrou parabenizando o deputado estadual, Airton Gurgacz, ex-vice-governador e ex-diretor geral do Detran RO pelo sua dedicação na área social de Rondônia.
Airton Gurgacz
O deputado, Airton Gurgacz também lembrou o apoio e o empenho do governador, Confúcio Moura (PMDB) com a entidade. Para ele, a chegada do novo prédio proporcionará melhoria, qualidade e comodidade aos colaboradores, professores e especialmente aos alunos. “Quero imensamente agradecer o apoio do governador durante os quatros anos que fui seu vice. Aprendi muito e tenho certeza que irei poder contribuir nesse seu segundo mandato. Esta conquista é de toda a comunidade jiparanaense”, concluiu.
Coral da Paz
A solenidade foi encerrada pelo governador, Confúcio Moura e convidados ouvindo duas apresentações musicais das crianças que compõem o Coral da Paz coordenadas pela professora de piano, Viviane Bittencourt. Para ela, o novo espaço significará uma nova era para todos os integrantes da entidade.
O governador, Confúcio Moura lembrou o trabalho social de Solange Gurgacz que há muitos anos lutava para ter um novo ambiente, um novo espaço, e na época o projeto custava muito caro. Queríamos e precisávamos ajudá-la e acabamos conseguindo, adequando o projeto para este espaço da escola, José Francisco no sentido que as atividades da Associação Amigos da Orquestra, através do projeto Orquestra em Ação ganhasse uma área digna de conforto, comodidade para seus coordenadores, professores e alunos. “O trabalho do projeto Orquestra em Ação é um exemplo e referência para todo o Estado. Todos estão de parabéns!” concluiu o governador.
Para o maestro, Wendeon Franca que trabalha há oito anos na entidade, a obra entregue reflete perfeitamente a carência que a entidade tinha. Segundo ele, o projeto conta atualmente com 444 matrículas, entre crianças e adolescentes moradores de vários bairros de Ji-Paraná e estudantes da rede municipal e estadual de ensino. "Esta obra representa, para todos nós, melhoria na execução do nosso plano de ensino musical que deve ser exemplo para todos os municípios rondonienses. Significa que é possível sim uma ONG ou associação trabalhar dentro da área de um órgão público", declarou.
Após os discursos, Confúcio e convidados conheceram todas as salas onde, em cada uma delas, um grupo de alunos mostrava uma apresentação musical diferente. Vereadores, secretários e presidentes de outras entidades e de outros municípios, também prestigiaram o evento.
Lenha na Fogueira
O corte que o Estadão fez às vésperas do Dia do Jornalista limou 40 profissionais de sua redação, sendo que outros 80 funcionários de áreas diversas também foram cortados. Diante da situação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), junto de outras entidades, resolveu realizar na tarde de quarta-feira, 8, uma assembléia.
*********
O encontro que aconteceu nesta semana discutiu o encaminhamento dos profissionais demitidos e teve apoio do Sindicato dos Gráficos de São Paulo. Cerca de 30 jornalistas participaram do ato e esclarecem dúvidas sobre os cortes e como proceder em relação a seus direitos trabalhistas.
*********
"A empresa primeiro demitiu os jornalistas e depois se dirigiu ao SJSP comunicando o fato. Assim, não foi possível qualquer negociação prévia, conduta antissindical. A mesma estratégia foi usada com os gráficos o que obrigou os sindicatos a tomarem medidas enérgicas", explicou o presidente do sindicato dos jornalistas, José Augusto Camargo.
********
To publicando esse release simplesmente para saber dos dirigentes do nosso Sindicato – SINJOR o que eles estão fazendo pela categoria. No dia do jornalista recém “comemorado”, o presidente Alencar deu depoimento em matéria vinculada aqui no Diário da Amazônia que desde 2007, o piso salarial dos jornalistas de Rondônia, é o mesmo. Ele fez a declaração mais não disse o que o Sindicato fez ou está fazendo para reverter essa situação.
********
Já nos anos 2000 os jornalistas de Rondônia foram vítimas do fechamento dos jornais Folha de Rondônia e mais recente do Estadão do Norte e não vimos à direção do SINJOR se manifestar a respeito desses episódios.
*********
Recentemente aconteceu uma reunião no Teatro Banzeiros em Porto Velho, na qual os jornalistas elegeram uma comissão para questionar o presidente do SINJOR sobre que ações estão sendo devolvidas pela entidade.
********
Depois a comissão eleita se reuniu com o presidente Alencar na Sede da Banda Vai Quem Quer e ele provou por A + B que estava com a razão e marcou outra reunião para depois do carnaval. Não fomos informados se essa reunião aconteceu. O certo é que os jornalistas de Rondônia e em especial os de Porto Velho estão que nem cego em tiroteio, ou seja, não sabem pra onde correr.
********
Pelo menos a turma aqui do Diário da Amazônia em sua maioria, paga religiosamente a mensalidade do Sindicato, já que o valor é descontado da folha de pagamento. Não tem como escapar.
********
Hoje o SINJOR vive debaixo do “sovaco” do presidente que não quer largar o osso, pois a sede que funcionava embaixo das arquibancadas do estádio Aluizio Ferreira com a interdição do Estádio pelo corpo de bombeiros fechou e nenhuma providencia no sentido de se alugar outro logradouro foi tomada.
********
E assim os jornalistas de Rondônia vão tentando sobreviver, com um piso salarial mais defasado que preservação do meio ambiente na Amazônia.
********
Na realidade, os jornalistas de Rondônia só não deixam de ficar sabendo dos acontecimentos relativos à categoria, graças aos grupos Whats App Jornalistas de Rondônia e União dos Jornalistas.
********
Para não ficar apenas no chororô!
********
Convido os amigos a ouvirem o programa “360 Graus” que eu apresento em parceria com a Sonia Maria e o Mauro Dantas todo sábado entre o Meio Dia e Duas Horas da tarde na rádio Transamazônica FM 105,9.
********
A programação é totalmente cultural e 90 por cento das músicas tocadas, são de compositores e cantores de Rondônia. É nossa cultura na rádio FM 105,9 hoje a partir do Meio Dia!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando