Sábado, 25 de abril de 2015 - 07h16
Durante reunião da Federeção de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon que aconteceu na noite da última quinta feira 23, na Sala Cuniã do Teatro Banzeiros com os dirigentes dos grupos filiados, compareceram o Secretário da SEAS Marcio Felix, Diretora Administrativa da Secel Bebel Madalena, Gerente de Cultura da Secel Fabiano Barros e o Superintendente Rodnei Paes além do Presidente da Funcultural de Porto Velho Marcos Nobre.
De repente a reunião marcada pela diretoria da Federon para tratar da programação referente ao Ciclo Junino que começa no dia 29 de maio, com a abertura do Arraial Flor de Cacto, mas, que tem a abertura oficial marcada para o dia 14 de junho, com a realização do “Arrastão de São João” e o show do cantor Alceu Valença, se transformou numa solenidade que oficializou a parceria do governo do estado através da SEAS e da Secel, prefeitura via Funcultural de Porto Velho e a Federon.
Por ter que participar de outros compromissos, o secretário Marcio Félix foi o primeiro a usar a palavra para informar aos dirigentes de grupos folclóricos, que o governador Confúcio Moura havia concordado com a realização da XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá no Parque dos Tanques. “Ali será construído o que estamos chamando de Cidade dos Funcionários, porém, a obre só deve começar no segundo semestre, por isso não vemos impedimento nenhum para que o Arraial Flor do Maracujá seja montado la”, disse Márcio.
Falando em nome do superintendente da Secel a diretora Bebel confirmou que de acordo com o que ficou acordado desde o ano passado, o governo estadual vai participar do evento contratando a estrutura de Iluminação, Arquibancada, Camarotes, Tendas e Sonorização. “Precisamos apenas que a Federon nos relacione os equipamentos técnicos que serão utilizados nas apresentações dos grupos”, disse Bebel. Fabiano Barros falou de como os grupos folclóricos e a própria Federon com a entrada em vigor da Lei da Cultura Vivia podem se transformar em Pontos e Pontões de Cultura.
Circuito Junino
O presidente da Funcultural Marcos Nobre em sua fala, disse da programação que sua equipe em parceria com a Federon vai colocar em prática, para o que ficou denominado como “Circuito Junino”, que contempla praticamente todos os arraiais que vão acontecer em Porto Velho a partir do dia 29 de maio até o final do mês de agosto. “O prefeito disponibilizou recursos da ordem de R$ 600 Mil, para as festas juninas em nossa cidade”. Marcos Nobre também lembrou, que até o próximo dia 30, a Funcultural estará recebendo inscrições de pessoas ou entidades que desejam realizar Arraial durante o período junino. “Dentro da medida do possível, vamos apoiar alguns desses eventos”, finalizou Marcos Nobre.
Reunião ordinária
Antes das despedidas das equipes da Secel e Funcultural o superintende da Secel Rodnei Paes utilizou a palavra para dizer que as portas da Superintendência de Esporte e Cultura sempre estarão abertas para receber os representantes dos movimentos culturais de Rondônia. A direção da Federon deu prosseguimento à reunião, apresentando o cronograma dos arraiais que vão acontecer durante o período junino e de como será a participação dos grupos filiados à entidade.
Lenha na Fogueira
O interesse pela Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás - Arraial Flor do Maracujá, mudou da água pro vinho, com os novos gestores de cultura, estadual e municipal.
*********
Isso podemos notar na reunião da última quinta feira 23, da Federon que tinha como pauta, apenas a apresentação do cronograma da participação dos grupos folclóricos no Arrastão de São João que vai acontecer no dia 14 de junho e da participação nos Arraiais que fazem parte do Ciclo Junino da Funcultural de Porto Velho.
********
De repente, entraram na sala Cuniã do teatro Banzeiros, representantes da Secel Bebel Madalena, Fabiano Barros mais o secretário da SEAS Marcio Félix e mais tarde o superintendente Rodnei Paes.
*******
Mal a turma da Secel tomou acento, entra a equipe da Funcultural de Porto Velho comandada pelo presidente Marcos Nobre. Com isso a reunião mudou totalmente de rumo e se transformou numa solenidade “Oficial”
********
Solenidade porque o pessoal do governo foi lá, pra dizer que o apoio do governo está garantido no que diz respeito à seção do terreno do Parque dos Tanques além da estrutura de palco, iluminação,sonorização, arquibancadas e camarotes. Pela primeira vez a Secretaria de Ação Social entra na parada e já entrou forte,
********
A Funcultural garantiu o repasse de recursos aos grupos, o que é bastante positivo. “Não é o que os senhores merecem, mas, é o que a prefeitura pode disponibilizar”, disse Marquinho Nobre.
********
Todo mundo saiu do Banzeiros aplaudido de pé. Quer dizer, o Banzeiro se transformou em “remanso”.
********
Outro evento bastante positivo para a cultura de Rondônia e em especial para Porto Velho, foi a retomada do Grupo Teatral Êxodo. José Monteiro (Moisés) mais uma vez aparece como o salvador da Jerusalém da Amazônia.
Reportagem da TV Cancelária/Record
*******
Numa solenidade que reuniu autoridades e imprensa na sede do Sindicato dos Funcionário Federais de Rondônia – SIDSEF a moçada do Êxodo garantiu, que as atividades do grupo voltam a todo vapor a partir do mês de junho, com o Arraial que vai acontecer na Jerusalém da Amazônia com apresentações de grupos folclóricos.
********
O grupo pretende produzir no mês de dezembro a peça “O Nascimento de Cristo” de autoria de João Zoghbi.
********
Porém a grande cartada do Êxodo será a montagem da peça “O Homem de Nazaré” no próximo ano. Monteiro disse que tem todo tempo do mundo para se dedicar a direção do grupo, que por algum tempo, andou desacreditado.
********
Já que falamos em festa, hoje tem samba de raiz no Mercado Cultural com Beto Cezar e convidados.
********
Hoje também tem muita história, na rádio Transamazônica FM 109.5 dentro programa 360 Graus apresentado a partir do Meio Dia pela Sonia Maria e Silvio Santos.
********
Não esquece, quer ouvir boa música, sintoniza teu rádio a partir do Meio Dia na 109.5 FM Rádio Transamazônica.
*******
Estão abertas as inscrições para a oficina de teatro “Dramaturgia do Ator”, desenvolvida pelo Serviço Social do Comércio de Rondônia (Sesc RO).
*********
As aulas acontecerão em Vilhena e Ji Paraná, nas sedes do Sesc dos municípios que receberão o curso, entre os dias 28 de abril e 08 de maio. As aulas serão ministradas pelo ator-pesquisador Luciano Matricardi, de São Paulo.
********
Segundo a técnica de cultura do Sesc RO, Maria Braga, o curso é gratuito e as vagas são limitadas, tendo como objetivo capacitar os atores e atrizes da região, além de possibilitar a troca de experiências sobre o fazer teatral.
*********
Por falar em Vasco da Gama e Botafogo! A partir deste domingo 26, ou de amanhã, como queiram, o Gênus vai mandar seus jogos novamente no Estádio Aluizio Ferreira. Ponto para o Rodnei!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando