Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Graciliano Ramos para pequenos


Graciliano Ramos para pequenos - Gente de Opinião

Mais um marco pelas comemorações pelos 120 anos de nascimento de Graciliano Ramos, Minsk chega às livrarias pela Galerinha em novo e lindo projeto gráfico. Com ilustrações de Rosinha, que já publicou mais de 80 livros, este belíssimo infantil conta como a menina Luciana encontrou algo mágico nas cores das penas do pequeno pássaro Minsk: uma verdadeira amizade. Um parceiro para as brincadeiras no quintal e ouvinte para as tristezas de menina-moça. Até o velho gato se encantou pelo periquito! Enamoraram-se de cara e subverteram a ordem das coisas. Até andar de costas, esbarrando em móveis pela casa. Mas há dores mais doídas que uma quina no caminho...

O alagoano Graciliano Ramos nasceu 27 de outubro de 1892 na pequena cidade de Quebrangulo. Em Maceió, passou a frequentar o Colégio Quinze de Março, e suas primeiras experiências como escritor apareceram no periódico Echo Viçosense e no jornal carioca O Malho.

O ano de 1925 marcou o início do romance Caetés, concluído em 1928, mas revisto várias vezes até 1930. O lançamento do livro, de fato, só aconteceria em 1933. Em 1934, na sacristia da Igreja Matriz de Palmeira dos Índios, escreveu os primeiros capítulos de S. Bernardo, romance publicado no mesmo ano.

Em março de 1936 foi preso, em Maceió, sem culpa formada, sob a alegação de que seria comunista. Passou por várias prisões, tanto em Maceió como em Recife. Seguiu no porão de um navio para o Rio de Janeiro, onde ficou quase um ano na cadeia. Em agosto, ainda na prisão, publicou o romance Angústia. Ao sair, foi morar no Rio de Janeiro com a família. Em 1938 publicou seu maior clássico, o romance Vidas secas.

Aos 50 anos, recebeu o prêmio Felipe de Oliveira pelo conjunto de sua obra. Graciliano Ramos morreu no dia 20 de março de 1953, e no mesmo ano foi publicada postumamente a obra Memórias do cárcere.

Rosinha nasceu em Recife, Pernambuco. Ela se formou em Arquitetura e trabalhou na área até se apaixonar pela literatura infantil e juvenil. Rosinha fechou o escritório de arquitetura e passou a se dedicar à ilustração. Em 1994 lançou seu primeiro livro, em Recife. Desde então freqüenta as bienais e feiras do livro, o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e a Children's book fair Bologna. Fez pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil na Faculdade de Filosofia do Recife e formação artística com o artista plástico japonês Sunish Yamada. Foi votante da FNLIJ durante 7 anos e desde 1998 trabalha com formação de leitores. Em 2003 passou a ilustrar para as editoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em 2007 começou a escrever e atualmente divide seu tempo entre texto e ilustração. Tem mais de 80 livros publicados.


 



 

O carnaval do centenário de Porto Velho terá mais uma rodada de negociação na tarde de amanhã 30, na Assembléia Legislativa.

*********

No espaço conhecido como Plenarinho, os dirigentes de escolas de samba, blocos carnavalescos e todas as entidades envolvidas com as festas carnavalescas que vão acontecer em 2014, estão convidadas, para juntamente com a deputada Epifânia Barbosa, o secretário de Educação Emerson Castro e a presidente da Funcultural de Porto Velho Jória Lima discutir sobre as parcerias entre o governo do estado, prefeitura de Porto Velho e entidades carnavalescas, no sentido de se realizar um dos melhores carnavais, já acontecidos na capital do estado de Rondônia, afinal de contas, o município estará completando 100 anos de emancipação.

********

As escolas de samba filiadas à Fesec já estão trabalhando seus enredos, que versarão (todos), sobre alguma história ou fato que tem como base Porto Velho.

********

A escola de samba Asfaltão vai realizar a festa da escolha do samba enredo para o carnaval de 2014 no dia 9 de novembro, provavelmente, na sede do Sindsef.

********

Na próxima sexta feira dia 1°, é que vamos saber na verdade, quantas parcerias estarão concorrendo, pois se encerram as inscrições para os compositores interessados.

********

Dizem nos bastidores que um trio que jamais participou de disputa de samba enredo na escola do Tigre, ta se assanhando para inscrever um samba, dizem ainda, que pelo refrão já cantado em algumas rodas, caso o trio resolva realmente participar, vai ser páreo duro para as demais parcerias.

********

Enquanto isso a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande está convocando a equipe/show para começar os ensaios para a apresentação que vai acontecer no dia 16 de novembro durante feijoada, no clube Ipiranga.

********

Aliás, a Acadêmicos do Armário Grande é a única escola de samba do grupo especial que até agora não divulgou o nome do enredo que vai apresentar no carnaval de 2014. Sabemos que o tema é de autoria do professor Marco Teixeira e que o samba foi encomendado ao compositor Bainha, mas, o nome do enredo ninguém sabe!

*******

Enquanto isso o samba que o Carlinhos Maracanã fez para a Diplomatas do Samba já está passando pela terceira correção de harmonia, primeiro foi o Cristóvão Nascimento o compositor não concordou, depois foi o Jair Monteiro que de novo foi rejeitada e agora está nas mãos do músico Walber. Tá “difici” diz o Carimbó!

********

Quem deve ficar sem compor samba enredo para o carnaval do centenário de Porto Velho, é o Silvio M. Santos. Até o carnaval passado ele estava fazendo os sambas da escola Armário Grande, porém, a diretoria da escola este ano, resolveu optar pelo compositor Bainha e o “Cara de Paca” foi defenestrado.

*******

Só resta uma escola de samba para o “Coxa de Frango” tentar colocar um samba na avenida no próximo carnaval, é a Unidos da Rádio Farol que até o momento, não se manifestou.

********

O Ernesto Melo está previsto a colocar dois sambas no próximo carnaval: o da escola Acadêmicos da Zona Leste e o da escola Império do Samba.

********

O Samba da João Batista quem assina é o Walcir do Cavaco, Pai Beto e o Banana Split.

*******

Ninguém ouvir falar sobre se a Fesec vai providenciar ou já providenciou a contração do estúdio que vai fazer a gravação dos samba o CD com os sambas enredos para o próximo carnaval.


Prefeitura inaugura biblioteca em Extrema

Gente de Opinião


A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Núcleo de Educação da Ponta do Abunã – Nepa,- que é uma extensão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou no sábado, em Extrema, a primeira biblioteca da região da Ponta do Abunã, que recebeu o nome “Irmã Gueno”, uma homenagem à primeira professora do distrito.

A biblioteca foi uma iniciativa do Nepa em parceria com a comunidade, segundo Marquelino Santana, diretor do núcleo. “Todos se uniram em prol da criação da biblioteca, os livros foram arrecadados pelos moradores da região, conseguimos o espaço e reformamos e este cantinho especial será muito bem explorado pelos nossos estudantes e por aqueles que tem vontade de aprender mais”, relatou Marquelino.

Na ocasião, estiveram presentes representando o prefeito Mauro Nazif, a presidente da Funcultural, Jória Lima e seu vice-presidente, Chagas Peres. A Biblioteca conta com 2 mil obras, entre livros infantis e enciclopédias, que ficarão à disposição da comunidade estudantil, todos os dias da semana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)