Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Grande final da 5º Edição do Festival Sesi


Grande final da 5º Edição do Festival Sesi  - Gente de OpiniãoO Serviço Social da Indústria (Sesi-RO) realiza neste sábado (26) a grande final da 5ª Edição do Festival Sesi Música. O evento está marcado para as 19h, no Teatro Banzeiros. No total, são 14 concorrentes, que disputam nas categorias: músicas inéditas e interpretação. Os três primeiros colocados em cada categoria, receberão medalhas, certificado de participação na etapa estadual do festival e premiação em dinheiro totalizando R$ 9.000,00 (nove mil reais), distribuídos entre os vencedores. 

O Sesi Música é uma iniciativa que visa oferecer oportunidades de integração e sensibilização pela cultura musical, através de um festival de composições inéditas e interpretação dos trabalhadores da indústria, voltado a todos os gêneros e estilo da música popular brasileira. “Ao procurar desenvolver projetos culturais direcionados ao trabalhador, o Sesi encontrou no festival de música, importantes elementos de transformação pessoal e comportamental nos ambientes de trabalho e familiar”, afirmou a superintendente do Sesi-RO, Gilvani Fares.

O presidente da Fiero, Denis Baú faz questão de ressaltar a importância do Festival de Música. “A música é universal e assim como o esporte, uma forma eficaz de comunicação e integração entre as pessoas. Esta quinta edição pretende reunir os muitos talentos da nossa indústria e mais uma vez leva-los ao palco para brilhar e receber os aplausos dos colegas de trabalho, família e da comunidade em geral”, disse. Baú finaliza lembrando que a participação do trabalhador da indústria é fundamental para o sucesso deste projeto realizado pelo Sesi.




 

Lenha na Fogueira
 

O Projeto Música na Estrada já chegou a Porto Velho. Os dirigentes da entidade responsável pelo Projeto em 2014, estão promovendo na Casa da Cultura Ivan Marrocos, avaliação dos músicos de Porto Velho que se inscreveram via Internet.

*********

A avaliação de inicio foi agendada para o Teatro Palácio das Artes Rondônia, porém como as obras estão atrasadas e em consequência o Teatro ainda se encontra fechado, a coordenação da avaliação foi em busca do Teatro Banzeiros e também não conseguiu espaço, porque a agenda do Teatro Municipal está cheia.

*********

O Marquinho vice Presidente da Funcultural de Porto Velho então recorreu ao diretor da Casa da Cultura Carlinhos Maracanã e conseguiu que a avaliação fosse realizada no Espaço Pioneiro.

********

Ontem pela manhã a Ivan Marrocos estava cheia de “Acordes” Musicais. Eram os músicos sendo submetidos à avaliação dos maestro que integram a comitiva do “Música na Estrada”. A prova era sobre música clássica.

********

Ainda na Casa da Cultura encontrei a artista plástica Rita Queiroz que atualmente reside em Anápolis (GO) e está nos visitando, ela como sempre, questionou a “panemice” dos movimentos culturais em Porto Velho. “Parece que nossos artistas não querem mais saber de nada, ninguém contesta, ninguém faz nada, está tudo parado em Porto Velho quando se fala em movimento cultural”, lamentou Rita Queiroz.

********

Outro evento que está sofrendo com a falta de espaço para sua realização é o Festival de Cinema Curta Amazônia. Seus idealizadores e realizadores Golda Barros e Carlos Levy também tinham reservado data no Teatro Guaporé, porém como o espaço ainda não se adequou as exigências de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros não pode receber espetáculo.

*******

Ontem a dupla de empreendedores conseguiu o espaço da Unir Centro para realizar o Curta Amazônia que vai acontecer no mês de agosto.

********

Na banca da dona Zenilda no mercado Central, o papo que rolou durante o almoço de ontem, foi sobre produção cultural, no balcão, eu o Levy a Golda e o Aor. O Aor atualmente reside em Ariquemes onde tem um programa na Rádio Ariquemes que vai ao ar entre o meio dia e às 14 horas. No programa do Aor o “pau” come em cima de quem pisa na bola.

********

Hoje estaremos participando via telefone do programa do Aor. Quer ouvir acessa a Rádio Ariquemes FM via www.quenoticias.com.bra partir do meio dia.

Dizem que as autoridades dispensam qualquer almoço por mais chique que seja, para ficar ouvindo o programa do Aor pela Rádio Ariquemes. A base política fica tremendo e por isso não almoça com medo de ser vítima de congestão.

*******

Por falar em cultura, a Federação de Grupos Folclóricos – Federon está convocando todos os filiados para reunião que vai aconte4cer amanhã sexta feira 25 as 19h00.

*******

Fernando Rocha e Maryciane querem conversar com todo mundo sobre a possibilidade da Federação Coordenar o Flor do Maracujá.

*******

Então fica assim: Amanhã todos os dirigentes de quadrilhas e bois bumbás tem que participar da reunião da Federon.

*******

O local da reunião será comunicado via redes sociais, “Acontece que ainda estamos negociando o local da realização da reunião” disse Fernandão.

********

Enquanto isso a Federação das Escolas de Samba aguarda a resposta do prefeito sobre a programação oficial dos desfiles das escolas de samba.

********

Em reunião que aconteceu na Casa da Cultural Ivan Marrocos as escolas de samba optaram em desfilar no dia 1º de outubro.

*******

Falta apenas a prefeitura através da Funcultural cumprir a parte dela.

*******

O bicho tá pegando e a lenha esquentando!


 



 

Ferreira Gullar é candidato a uma cadeira na ABL

Após a morte do jornalista e escritor Ivan Junqueira, no começo deste mês, a cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL) vai ganhar novo ocupante neste ano. A vaga em aberto recebe inscrições e na disputa estará o poeta e colunista da Folha, Ferreira Gullar, que já enviou carta à ABL falando sobre o interesse.Grande final da 5º Edição do Festival Sesi  - Gente de Opinião

Aos 83 anos, Gullar está na lista dos maiores autores brasileiro. Já publicou obras como Um pouco acima do chão, A luta corporal, Dentro da noite veloz, Poema sujo, Na vertigem do dia e Em alguma parte alguma. Sendo o livro mais recente, o último foi aclamado com o Prêmio Jabuti em 2011.

A ABL informou que nenhuma outra pessoa surgiu, até o momento, para se candidatar à vaga. As inscrições ficarão abertas até 10 de agosto. Após o prazo, a academia tem 60 dias para marcar a eleição que define o novo integrante.

A cadeira 37 teve como primeiro ocupante Silva Ramos. Nomes como o do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, do ex-presidente Getúlio Vargas, do autor Alcântara Machado e do poeta João Cabral de Mello Neto já passaram pelo posto.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)