Sábado, 26 de outubro de 2013 - 05h11
O surrealismo de Salvador Dali passa pelas Três Caixas D’água
Os amantes das artes plásticas têm até o próximo domingo 27, para apreciar e admirar as telas do artista plástico Franciney que fazem parte da exposição “Grandes Mestres e a Amazônia”, na Galeria Afonso Ligório - Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho.
A tela segundo Franciney é uma viagem de Van Gogh a Porto Velho
Como num sonho Franciney transporta as obras dos grandes mestres para o interior da Amazônia onde em acrílico, coloca frente a frente à Abaparu da Tarsila do Amaral com o nosso sapo Cururu, Van Gogh em Porto Velho e o surrealismo de Salvador Dali por entre as Caixas D’água além da Santa Ceia de Leonardo da Vinci em sua visão. “Não são cópias das telas dos artistas famosos, são tela desses artistas na visão do nosso Franciney”, explica a curadora da exposição Ângela Schlling.
Franciney começou sua trajetória nos anos 80, quando foi convidado a pintar a catedral de Santa Clara, sem Santarém (PA). Chegou a Porto Velho em 1998 onde ficou deslumbrado com a obra do mestre portovelhense Afonso Ligório. Em seu currículo Franciney conta com cinco exposições individuais, mas de vinte exposições coletivas no estado de Rondônia, além de duas exposições no exterior: uma na Filadélfia – EUA e outra em Acqui Terme – Itália. Teve seu trabalho selecionado para o catálogo da X Bienal Internacional de Gravura Prêmio Acqui. Sua gravura faz parte do Museu Del Grabado – Castello Del Paleologi de Acqui Terma – Ovada – Itália.
A Casa da Cultura Ivan Marrocos fica aberta para visitação de segunda feira a domingo das 8h00 às 20h00.
A Abaparu de Tarsila frente a frente com o Cururu do Franciney
Só ficou quem ficou, os demais foram devolvidos para suas secretarias e origem, ou foram direto pra casa. Uns conseguiram aumentar o ordenado, porém a maioria caiu fora.
********
Tem muita gente derramando lágrimas e rangendo os dentes, por ter perdido a “mamata” da mamada nas tetas do governo.
*********
Um dos jornais mais procurados e lidos durante o dia de ontem, foi o Diário Oficial do Estado de Rondônia – DIOF, graças à publicação das Portarias assinadas pelo governador Confúcio Moura nomeando os que escaparam da Reforma Administrativa.
********
Na Secel, foi um bocado embora. O que realmente vai fazer falta é o Pedrinho. O rapaz é disputadíssimo como assessor. Inclusive a presidente da Funcultural confessou a esse colunista, que gostaria de contar com os serviços do Pedrinho na sua pasta. Como ele é funcionário de carreira da Prefeitura Municipal de Porto Velho, a Jória tem tudo para solicitar sua transferência para a Funcultural.
********
Tem a vaga deixada pelo assessor Thiago Freitas na Funcultural. Thiago resolveu voltar ao Departamento de Trânsito – Detran seu órgão de origem. Dizem que ele deixou a Funcultural porque não conseguiu apoio para colocar a história de Rondônia, como enredo de uma escola de samba de São Paulo. Aliás, dizem que esse foi o motivo dele pedir ao seu chefe no Detran que conseguisse colocá-lo a disposição da Funcultural. Como o tiro saiu pela culatra, ele resolveu voltar a fotografar o trânsito!
********
“Vê aí maninha, se meu nome tá na lista de renomeados!” Conversa entre duas loiras CDS na manhã de ontem nos corredores do prédio do relógio. “Ai meu Deus não quero nem olhar para não sofrer um piripaque”.
*******
Depois que a tempestade passou, à bonança tomou conta da Superintendência e pelo menos aparentemente, tudo voltou ao normal. Quer dizer: O JIR está autorizado a acontecer em Presidente Médici inclusive com aporte financeiro do governo do Estado.
********
Na Casa da Cultura mesmo sem Portaria publicada o João Carlos Fernandes Alves assumiu a vaga deixada pelo Geraldo Cruz. O pitoresco foi a despedida do Geraldo: De mãos dadas com o Maracanã e os demais funcionários da Casa, Geraldo que é evangélico, agradeceu a Jesus enquanto o “Pai véio”, acendeu um charuto presenteado pelo Zé Monteiro e invocou os Orixás também em agradecimento. Foi isso mesmo, na despedida do Geraldo Aleluia! Na posse do Maracanã Axé!
********
Neste sábado a grande pedida é a Feijoada do Takanã com o grupo de pagode “Mistura”, na rua Jacy Paraná com a Brasília perto da Tenda do Tigre!
********
Depois tem a Roda de Samba do Beto Cezar no Mercado Cultural a partir das 19h00, com ou sem andorinha. Segundo o ritmista Karatê o Misteira vai apresentar o samba enredo que ele compôs em parceria com o Mávilo Melo para concorrer na escola de samba Asfaltão.
*******
Por falar em samba do Asfaltão, o Altair Lopes está preocupado com o desaparecimento do Bainha que está entocado, lá pras bandas do Conjunto Cohab Floresta montando o samba da parceria do famoso Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho). Acontece que o Bainha não aparece nem pra tomar uma no bar do Calisto.
*******
O samba das Pastoras, segundo se falava no almoço em homenagem ao Ismael Barreto que aconteceu no clube Kabanas, foi encomendado a um compositor de Manaus. A Silvia retrucava dizendo que o compositor contrato mesmo foi o Arlindo Cruz. E assim a disputa no Asfaltão segue acirradíssima. A escolha vai acontecer no dia 9 de novembro.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando