Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

GRES São João Batista apresenta samba



Sexta feira passada dia 20 a Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista apresentou o samba enredo para o carnaval de 2016, no programa “Fala Rondônia 2ª edição”, levado ao ar pela RedeTV/RO e apresentado pelo jornalista Adão Gomes.GRES São João Batista apresenta samba - Gente de Opinião

A escola presidida pelo carnavalesco Alberto Rodrigues vai apresentar no carnaval do próximo ano o tema: “Da Jardineira ao Ecoturismo, Assis e Nair o Sonho Virou Realidade e Foi Além”. É a história do casal Assis e Nair Gurgacz que trouxe no início da colonização de Rondônia a Empresa Eucatur que se transformou numa das maiores do Brasil, além de implantarem o Jornal Diário da Amazônia, Rádio Alvorada de Ji Paraná, RedeTV/RO e mais recentemente a Rádio Globo/RO, empresas que fazem parte do Sistema Gurgacz de Comunicação – SGC. “Nossa viagem começa em Cascavel no Paraná e chega à Rondônia onde o casal contribuiu consideravelmente com a colonização do que hoje é um dos maiores estados da região Norte e do Brasil”, disse o presidente da escola Alberto Rodrigues - Pai Beto

A pesquisa sobre a história de Assis e Nair foi feita pelo Pai Beto, Sílvio santos e Marcelo Henrique que se reuniram com a direção do Grupo na pessoa da senhora Ana Gurgacz de quem recebem o aval para transformar a história do empreenderes em enredo da escola de samba.

O samba é de autoria de Sílvio M. Santos interpretado pelo Cláudio Roca (Banana Split) com o cavaquinho de Falci Nonato. Veja a letra:

Da jardineira ao Ecoturismo: Assis e Nair

O Sonho Virou Realidade e Foi Além

Letra e Música de Sílvio M. Santos

Interprete: Cláudio Roca (Banana Split)

Cavaquinho: Walci Nonato

Voa minha Águia

Contando a história de um casal empreendedor

Ô, Ô Ô Ô Ô                                                                          (B I S)

Assis e Nair

Abençoado pela Mãe do Criador.

De engraxate a vendedor de pinga

Máquina de costura, rádio receptor

Fazendo as linhas do Mato em Cascavel

Onde essa história começou!

Canta São João Batista

Roda Baiana, Treme Terra tudo bem                         (B I S)

A partir da Jardineira

O Sonho de Assis foi mais além

Hei NAIR

Um novo Eldorado está surgindo

É muita chuva, lamaçal, muito atoleiro

Mas, pioneiro nunca deve desistir

RONDÔNIA onde o céu é mais azul

O PROGRESSO desembarca viajando na EUCATUR

Aquela Jardineira hoje é um Grupo

Jornal impresso, emissora de TV

Rádio, Faculdade empreendimentos                                     (B I S)

É carnaval, São João Batista SGC!


Lenha na Fogueira

 

De hoje até domingo, participaremos do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais – Raízes em Movimento, que vai acontecer em Serra Talhado no estado de Pernambuco. Durante praticamente uma semana estaremos discutindo políticas públicas para o Setor e tentando nos eleger representante da Região Norte na Setorial das Culturas Populares no Conselho do Ministério da Cultura.

 

*********

Para chegar nesse encontro, passamos por uma eleição que foi realizada no final do mês de setembro em Porto Velho e reuniu integrantes do movimento Culturas Populares no Teatro Palácio das Artes. Fomos eleitos e por isso estaremos representando a Setorial em Pernambuco.

 

********

Representantes de outras Setoriais como da música, artes visuais, artes digitais, teatro, arquitetura entre outras, desde o início deste mês participaram dos encontros de cada Setorial especificamente e alguns de Rondônia foram eleitos para representar sua setorial junto ao Conselho no Ministério da Cultura.

 

********

Serra Talhada será o Centro da maior Celebração da Cultura Popular do Brasil. Música, Cinema, Seminários, Rodas de Conversa, Artesanato, Encontros, Cortejos, Teatro, Poesia, Dança, Política, Cidadania, Gastronomia e Palco Livre.

 

********

Fórum Nacional e eleição dos Colegiados Setoriais das Áreas de Culturas e Povos Tradicionais do CNPC, Roda de Conversa com o Ministro da Cultura Juca de Oliveira.

 

********

Por falar em Cultura Popular, no próximo sábado dia 28, a Funcultural em parceria com a Federação das Escolas de Samba e Federação de Grupos Folclóricos vai realizar uma super apresentação.,

 


As escolas de samba vão se apresentar com bateria, ala de baiana, mestre-sala e porta-bandeira, e alguns sambistas, e ainda vão apresentar os sambas enredos para o carnaval de 2016. As Rainhas das Baterias serão as grandes atrações.

 

********

A programação está marcada para começar as 18h00 com a primeira parte sendo utilizada pela Federon colocando na passarela alguns grupos de quadrilhas e bois bumbás.

 

********

Entre as 20h00 e 21h00 será a vez das escolas de samba de Porto Velho filiadas à Fesec mostrarem seus enredos para o carnaval de 2016.

 

********

Após as apresentações das escolas de samba prossegue o “Arrastão de São João”. No mesmo dia a Federon promoverá a entrega dos troféus dos campeões do Flor do Maracujá inclusive dos melhores personagens.

 

********

Por falar nisso o Corre Campo vai receber uma “porrada” de troféus entre eles destacamos o de melhor grupo de Boi Bumbá de 2015, Melhor Porta Estandarte (Ana Célia Santos), Levantador e Melhor Toada (Silvinho), Melhor Sinhazinha da Fazenda (Carol), Melhor amo de Boi (Sílvio Santos), Melhor Apresentador (Allan Veck), Melhor Ritual e Pajé (Cleiton Lopes). Isso é o que estou me lembrando.

 


Posso garantir que vai ser uma festa pra ninguém botas defeito, a não ser quem não vai receber nenhum troféu como é o caso do Tira Teima e a turma do” Vencedor”.

 

********

Outra entidade que vai ficar fora da programação é a Escola de Samba Unidos da Rádio Farol que foi punida pela direção da FESEC por não comparecer as reuniões da entidade e p foi pior não justificar a ausencia. Ficou fora da apresentação e do rateio dos recursos. E agora Cristóvão?

 

 

Já falamos do espetáculo que foi a apresentação da Amazonas Filarmônica pelo Projeto Música Na Estrada. Agora vamos falar da Mancada da `produção do Música na Estrada.

 

*********

Sexta feira dia 20 a noite a frente do Teatro Palácio das Artes Rondônia estava cheia de gente. Acontece que a Produção do Música na Estrada esqueceu de divulgar que apesar de constar no fôlder da Programação a apresentação do Corpo de Dança do Amazonas foi suspenso porque os produtores do Projeto não conseguiram passagem aérea para os integrantes do Grupo.

 

********

Inclusive alguns meios de comunicação, baseados apenas na programação distribuída, chegou a divulgar que o Corpo de Dança do Amazonas se apresentaria sexta feira 20 no Palácio das Artes dai muita gente ter ido para o teatro.

 

 

A Produção do Música na Estrada pisou na bola ao não informar a população de Porto Velho que o espetáculo de dança não aconteceria. A direção da Funpar não tem nada a ver com isso. Era isso!

 

********

Tô em Serra Talhada!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)