Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Grupo D’Palmas se apresenta no Mova-se


Grupo D’Palmas se apresenta no Mova-se - Gente de Opinião
 

O VI Festival de Dança Mova-se apresenta nestes sábado 08, no Teatro Palácio das Artes Rondônia, o espetáculo “Reconstruindo a Identidade Ribeirinha” com o Grupo D’Palmas de Porto Velho. Esse espetáculo foi contemplado pelo prêmio Klaus Viana de Dança em 2013 e no ano passado, foi apresentado no Palácio das Artes. “É um espetáculo muito bonito que fala sobre a nossa identidade ribeirinha, com músicas locais e regionais, enfim, é a nossa história o nosso pé no chão” comenta Gilka Lobo. Janderson Cabral, Edicléia Jucá e o Ocivaldo – Boi são os responsáveis pela coreografia.

Gilka Lobo diretora artística do Palácio das Artes Rondônia declarou, que a realização do Mova-se em Porto Velho consolida sua função de fomento e intercâmbio da dança, trazendo o CDA que tem público cativo em nossa cidade, e a discussão de uma política da dança com Marila Veloso que é uma figura da pesquisa da dança. “O Mova-se ta vindo para contribuir com aquilo que já se propõe em Manaus que é a formação tanto do profissional da dança quanto da plateia e se juntando a ideia que a gente vem tentando construir aqui em Porto Velho” disse Gilka.

O Festival Mova-se encerra amanhã dia 9, com a apresentação as 16h00 (ensaio aberto) e as 20h00 (espetáculo), do espetáculo “Teresinhas” do Grupo MEME de Pesquisa e Movimento do Rio Grande do Sul. A proposta do “Teresinhas” é uma abordagem contemporânea da possibilidade do corpo atual. É um grupo de senhoras de 30 a 60 anos de idade, que dialogam com as suas possibilidades de corpo, dentro da sua regionalidade. “Essa é uma das propostas do Mova-se mostrar a regionalidade da dança de cada grupo, assim o CDA mostra a regionalidade do estado do Amazonas, o D’Palmas a regionalidade de Rondônia e o MEME a regionalidade do Rio Grande do Sul”.

Os espetáculos são gratuitos e a entrada será por ordem de chegada. Não haverá distribuição de senha.


Lenha na Fogueira

Depois do Festival de Dança Mova-se que termina amanhã, com espetáculos no Teatro Palácio das Artes Rondônia;

Grupo D’Palmas se apresenta no Mova-se - Gente de Opinião

********

Porto Velho recebe o programa “Sonora Brasil – Cantos de Trabalho” que começa na quinta feira dia 13 e vai até o dia 18. O evento está programado para acontecer no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

********

Mais uma vez, volto a lembrar que a capital do estado de Rondônia é o verdadeiro caldeirão cultural.

********

Vamos apenas recordar: Em menos de um mês, aconteceu em Porto Velho o Arraial Flor do Maracujá (12 dias de mostra folclórica), depois tivemos o show da escola de samba Asfaltão pelo Projeto “Esquentando os Tamborins” da Fesec que também aconteceu ontem dia 07 no Mercado Cultural com o show da escola de samba Os Diplomatas.

********

Aí veio o Hiran Delmar o Coxinha e fez dois dias de apresentação no Palácio das Artes.

*********

No mesmo Palácio das Artes o humorista Whindesson Nunes colocou mais de três mil pessoas realizando três seções de seu show.

********

Na Zona Leste a Associação São Tiago Maior está realizando a Mostra de Cultura Popular com apresentação de grupos de danças folclóricas, clássica, contemporânea e de forró.

*******

O espetáculo Minions e Frozen também lotou o teatro oficial de Rondônia. Sem falar na Fina Flor do Samba que acontece todas as sextas feiras no Mercado Cultural e o Projeto Samba Autoral que acontece todo último sábado do mês no bar co Calixto e ainda o Projeto Carambola que acontece todo sábado no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

*********

Ia esquecendo o Festival Amazônia Encena na Rua que levou mais de 15 mil pessoas à praça das Caixas D’água em menos de uma semana.

*********

Isso tudo aconteceu no mês de julho/agosto. Agora temos o Mova-se que é Dança e na próxima semana começa o Sonoro Brasil que nem precisa dizer que é programa Musical.

*******

Enquanto isso, vários arraiais estão acontecendo pelos quatro cantos da cidade. Uma cidade que a gente diz que os governos não apóiam a cultura e quando apóiam, são passivos de se verem envolvidos em CPIs eleitoreiras.

********

Gente de Opinião

Para completar a programação cultural, durante todo o mês de setembro, vai acontecer o Projeto Palco Giratório mais um evento patrocinado pelo Sesc.

********

Desta vez o Palco Giratório, vai acontecer no Teatro Palácio das Artes Rondônia uma vez que o Teatro do Sesc vai entrar em reforma.

********

Porto Velho é ou não é o “Caldeirão Cultural da Amazônia?”.

*******

Por falar nisso, hoje quem se apresenta pelo Festival de Dança Mova-se é o grupo de Porto Velho “D’Palmas” com o espetáculo “Reconstruindo a Identidade Ribeirinha”. Vamos lá que é coisa nossa.

********

Tem um detalhe nas apresentações do Mova-se no Palácio das Artes, a entrada é gratuita, mas, é pela ordem de chegada. Fica uma pessoa na portaria contando. Quando chegar na lotação do Teatro ou nas poltronas liberadas, que são 900, a porta será fechada.

********

Por isso a produção do festival alerta para os que quiserem assistir os espetáculos, que cheguem cedo para garantir o lugar. As portas do teatro serão abertas as 19h00 neste sábado.

********

Amanhã é a vez do Grupo MEME apresentar o espetáculo “Teresinhas”. Tem um detalhe, a primeira seção será as 16h00 e segundo a produção, será um ensaio aberto ao público. O espetáculo mesmo com todo cenário, será apresentado as 20h00. A entrada também será gratuita no sistema divulgado acima.

********

Agora não tem mais aquela de que, Porto Velho não tem opção cultural. Tem e tem até demais.

********

Grupo D’Palmas se apresenta no Mova-se - Gente de Opinião

Hoje tem também o Forro da Luzia la no Mirante 2 e Meio a partir das 22h00. Vamos dançar forro morena!



 

Produtores de Cultura
filiam-se ao PDT

Grupo D’Palmas se apresenta no Mova-se - Gente de OpiniãoVisando fortalecer politicamente o movimento cultural em Rondônia e em especial na capital Porto Velho, os produtores de cultura José Gilson Queiroz e Gaspar Knyppel procuraram o diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista – PDT e após conhecerem o programa do partido criado por Leonel Brizola no que se refere à defesa e apoio aos movimentos culturais no Brasil assinaram a ficha de filiação. “Não pensei duas vezes quando recebi o convite do meu amigo Antonio Neto me senti honrado por me filiar nesse partido que tem entre tantos nomes de credibilidade Darci Ribeiro, Abdias do Nascimento, Carlos Caó, Cristovão Buarque e Acir Gurgacz como seus principais expoentes.  Gostaria de destacar o compromisso do Presidente do PDT/PVH Cristiano Lopes que me deixou super fortalecido”.

Gaspar Knyppel é artista grafiteiro com vários trabalhos em Porto Velho entre os quais destacamos, o Mural do Colégio Murilo Braga e o da Fundação Cultural na rua Elias Gorayeb. Gaspar também conhecido como “Parente”, atualmente é o coordenador do Programa Pontos de Cultura uma parceria do governo Federal via MinC e governo estadual de Rondônia via Sejucel. Sobre sua filiação ao PDT confessa: “Fiz uma breve pesquisa sobre partidos políticos e dentre todos vi no PDT uma história de lutas, foi quando meu amigo Silvio Santos pediu para eu procurar o Antonio Neto que me encaminhou ao pres. Cristiano com quem conversei e estou aqui para reforçar as hostes pedetistas”, finalizou Gaspar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)