Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Grupo Êxodo intensifica ensaios do Homem de Nazaré - Juninas Rosas de Ouro e Rádio Farol vencem concursos da Girassol


Grupo Êxodo intensifica ensaios do Homem de Nazaré - Juninas Rosas de Ouro e Rádio Farol vencem concursos da Girassol - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Recebi no inicio da tarde de ontem 06, um telefonema da minha querida amiga Rita Queiroz, diretamente do estado de Goiás onde ela reside atualmente e a nossa artistas plástica mais festejada, aproveitou para lamentar a situação de descaso pelo qual passa a cultura no estado de Rondônia.

***********

O problema é que Rita, há algum tempo, doou parte de sua obra ao governo de Rondônia e exigiu apenas que o governo através dos órgãos competentes, fizesse o tombamento das obras de arte por ela doados.

**********

Isso, se não estou enganado, faz cinco anos e até a presente data, nada foi feito que garanta a preservação do rico acervo cultural. A Vida dos nossos conterrâneos beradeiros e as lendas da Amazônia fazem parte do acervo doado por nossa artista plástica internacional.

**********

Segundo Rita, recentemente ela esteve em Porto Velho e procurou a direção do Museu da Memória assim como a Superintendência de Cultura e diretoria da Funcer querendo saber o porquê até agora nada foi feito, para, pelo menos começarem a registrar suas obras como Patrimônio Cultural do nosso estado. “Zé ninguém sabe informar nada, estou muito decepcionada com nossos dirigentes culturais”.

***********

Com a palavra nosso amigo Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira ou será responsabilidade do Presidente da Funcer nosso amigo Fábio. O certo é que alguém tem que dar uma resposta a Rita Queiroz.

Show ‘Damas do Samba’, tributo a Beth Carvalho será no sábado dia 11. 

*************

No próximo sábado, 11, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste realizará o Tributo à Beth Carvalho, com o Projeto Cultural “Damas do Samba”.


************

O evento contará com sete intérpretes mulheres para cantar e encantar os amantes do samba de Porto Velho: Carol Aguiar, Flávia Ferreira, Silvania Souza, Sarah Gabriela, Rejane Castro, Geane Príscila e Érika Melo.


***********

O  projeto foi idealizado a partir de 2018, quando nossa escola de samba levou para avenida três intérpretes do sexo feminino, sendo a primeira vez em Rondônia, quando nos tornamos campeã do Grupo de Acesso com o direito de desfilar no grupo especial.


************

E só agora, em 2019, o Projeto foi tirado do papel para valorizar nossas mulheres, pois buscamos também afirmar nossas qualidades musicais para o sociedade, afirmou a presidente da Acadêmicos da Zona Leste, Anne Mamedes.

***********

Para o vice-presidente Uilian Nogueira Lima, “estamos imbuídos em fazer uma grande festa em tributo à Beth Carvalho, a Madrinha do samba brasileiro”.


***********

Felizmente, Beth deixa seu legado de história e resistência colocando no mercado dezenas de compositores que hoje são sucessos nacionais.  Mas o maior desse legado, é a figura da mulher guerreira de luta que, com sua humildade, elevou o samba como uma cultura de respeito em todo o mundo.


***********

O Grupo Camafeu, grupo de samba de raiz, fará pré-show e acompanhará as damas do samba nas interpretações por elas cantadas em homenagem à Beth Carvalho.


**********

SERVIÇO - Projeto Cultural Damas do Samba, tributo à Beth Carvalho.

Convidadas: Carol Aguiar, Flávia Ferreira, Silvania Souza, Sarah Gabriela, Rejane Castro, Geane Príscila e Érika Melo.


************

Dia 11 de maio, sábado. Horário: 12h. Associação Mãe Esperança – Av. Mamoré, 4968 - Esp. da Comunidade. Tel: 99376-7694. Preço: Entrada grátis

Feijoada: R$ 20,00 (vinte reais).


************

Por falar nisso, a escola de samba Asfaltão através do seu time de futebol máster, vai realizar no próximo sábado dia 11, uma noite com muito Forró no clube Flamengo da avenida Farquar.

**********

Quem vai animar a festa dos jogadores do Asfaltão é o Quarteto dos Cobras. Então vai ser bom!


Grupo Êxodo intensifica ensaios do Homem de Nazaré


Apesar do sol escaldante que tomou conta da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, na tarde de domingo dia 5, a direção do Grupo Teatral Êxodo reuniu atores e figurantes para mais um ensaio da peça “O Homem de Nazaré”, que deverá ser apresentada nos dias 20, 21 e 23 de junho durante o feriado de Corpus Christi.

O diretor geral da peça Nery Rodrigues repetiu várias vezes, a cena, na qual Jesus é apresentado a Pilatos para julgamento e é submetido a torturas.  Os atores Gustavo Aldunaste (Jesus) e Haroldo Lima (Pilatos), além dos soldados romanos e figurantes e sacerdotes do Sinédrio foram bastante exigidos, assim como Barrabás (Jair).

Outra equipe de atores que foi bastante exigida nos ensaios do último domingo, foi a que integra o “Bacanal de Herodes”, cuja cena envolve a apresentação de várias bailarinas e o próprio diretor Nery Rodrigues como Herodes, a encenação desse quadro, foi aplaudido pelos presentes, tão perfeita foi a performance do Nery.

O ensaio que começou às 15 horas, só terminou com a encenação da ressurreição de Jesus, por volta das 17h30.

Apoio

O Grupo Teatral Êxodo conta com o apoio cultural da prefeitura de Porto Velho através das secretarias que tem a ver com eventos de grande porte, além da primeira dama do município Ieda Chaves e do governo estadual através da Superintendência Estadual de Turismo – Setur.

 

Juninas Rosas de Ouro e Rádio Farol

Vencem concursos da Girassol 


A nova sede do Clube Ypiranga, ficou pequena na noite do último sábado 04, quando recebeu a comunidade quadrilheira, que foi prestigiar os Concursos “Os Reis de Branco Invadem o Sertão – Casal de Noivo” e Melhor “Lampião e Maria Bonita e Seu Cangaço”.

Com atraso de aproximadamente uma hora, o primeiro concurso foi anunciado pelo Mestre de Cerimônia da Girassol Jardesson Araújo. A junina tradição foi a primeira a pisa a pista do Ypiranga e com uma apresentação muito boa levantou a galera presente, mostrando que realmente todos “Os Reis de Branco” inscritos, iriam dar muito trabalho aos jurados Nelson Castro e Kelly Albuquerque, casal de noivos da quadrilha Babaçu – CE.

No final a grande campeã da noite foi a Junina Rosas de Ouro muito bem coordenada pela Neiva e pelo Alcimar; Seguida do casal da Rádio Farol (2º lugar) e da Junina Tradição (3º lugar).

Após alguns minutos, o casal Biel Gomes e Shakyra Farias assumiram a mesa do júri para eleger o melhor casal “Lampião e Maria Bonita & Seu Cangaço”. Mais uma vez a plateia sentiu que não seria fácil escolher o Cangaço campeão, cada apresentação era um espetáculo a parte, mostrando que nossas juninas realmente investem nas suas apresentações quando o negócio vale premiação.

Após as apresentações a coordenação do evento se reuniu para a contagem da pontuação e o resultado foi o seguinte:


1º Lugar Junina Rádio Farol; 2º lugar Flor da Primavera e 3º lugar Junina Juabp.

“Parabéns ao nosso casal de noivos Bruno Alexandre & Paloma Mariano pelo título de Campeão. Quero agradecer nosso coreógrafo Renan Marques pelo belíssimo trabalho, essa noite ficará marcada por essa ilustre e irradiante apresentação”, agradeceu a direção da Rosas de Ouro.

A direção da Junina Rádio Farol postou nas redes sociais, o seguinte: “Nosso Casal de Noivos que ficou em segundo lugar onde ainda sim, ficamos felizes, pois sabemos que são ótimos dançarinos e nós do grupo, já prestamos nossos agradecimentos por terem tido coragem e dedicação em ir representar nosso grupo. Nossos campeões da noite, Lampião e Maria Bonita junto ao seu cangaço. Gente vocês não tem noção do quanto estamos orgulhosos de vocês, se empenharam e nos representaram muito bem, trazendo assim então a nossa vitória da noite. Acho que já se pode pedir música do fantástico né?”. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)