Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Grupo Ser Tão Teatro se apresenta em Porto Velho - Cunhã Poranga Gay da Jucadiro


Grupo Ser Tão Teatro  se  apresenta em Porto Velho - Cunhã Poranga Gay da Jucadiro - Gente de Opinião
Lenha na Fogueira

 

Hoje tem espetáculo teatral no espaço Tapiri com o grupo Ser Tão Teatro. A peça “Alegria de Náufragos” começa a ser encenada às 20 horas. A entrada é franca. Estarei lá!

***********

Estamos chegando ao mês de maio e as discursões sobre os Fundos de Cultura Estadual e Municipal continuam n a Pauta do Movimento Cultural de Porto Velho.

**********

Domingo passado aconteceu mais uma reunião sobre Politicas Culturais de Porto Velho a pauta rolou em cima dos temas: Acertos sobre reunião do Conselho Municipal de Cultura e Deliberações sobre a audiência pública para discutir o Fundo Municipal de Cultura.

**********

Pois é a turma não para de lutar pela nossa cultura que ultimamente vive dias obscuros com a falta de apoio por parte de nossos governantes, tanto estadual como municipal. Esperamos que dias melhores cheguem e nosso movimento festeje o que deveria sempre existir. Vamos à luta cambada!

**********

Por falar em cultura e apoio cultural, o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira está se virando na tentativa de convencer os grupos folclóricos a aceitarem as propostas do governo e se apresentarem na 38ª edição do Arraial Flor do Maracujá.

**********

Semana passada, reuniu alguns grupos dissidentes da Federon e explicou mais uma vez o que o governo do estado tem a oferecer aos grupos, para que os mesmo se apresentem na maior festa folclórica da Região Norte. Tá quase conseguindo convencer a moçada a aderir a sua proposta que por mais que se esforce, não apresenta nada de positivo em se falando de ajuda financeira aos grupos.

*********

Na luta por patrocínio conseguiu audiência coma direção da Caixa Econômica Federal em Rondônia e ficou sabendo que a Caixa tem uma verba de patrocínio para eventos como o Arraial Flor do Maracujá.

**********

Ao sair da agencia da Caixa na Avenida Carlos Gomes Jobson quase foi atropelado, tanto era a felicidade ao saber que vai poder contar com recursos que serão repassados aos grupos.

***********

De imediato sua assessoria postou nas redes sociais a noticias alvissareira. Só tem um detalhe: A grana só será liberada após as apresentações dos grupos no Flor do Maracujá.

***********

Assim sendo Jobson logo divulgou que os recursos oriundos da Caixa Econômica Federal serão destinados a premiação dos melhores do Flor do Maracujá.

***********

Com esse aval, é possível que o Jobson consiga convencer os grupos folclóricos a se apresentar no Flor do Maracujá 2019.

***********

Quem ainda está duvidando dessa possibilidade é a diretoria da Federon em especial o presidente Fernando Rocha e seu financeiro Severino Castro.

 

***********

Por falar em Federon, pelo menos até ontem a empresa Marquise que nos dois últimos anos, patrocinou os grupos folclóricos no Flor do Maracujá, não havia recebido o Projeto com o pedido de patrocínio da Federon. Fica esperto Fernandão, o dinheiro tá lá esperando a Federação.

***********

Enquanto isso a Jucadiro realizou um belo Festival no últimos sábado. A jovem Cleise Simas Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins agradou em cheio com sua apresentação especial, ao som da banda Lokomotiva Ritmada com o cantor Fábio Di Góis dando show de interpretação.

***********

Outra apresentação que foi show foi a do DJ Evaldo Gonçalves o único DJ de Rondônia detentor de um repertório de toada de bois bumbá, de fazer inveja a qualquer DJ do Amazonas. Evaldo é fera.

**********

Só não concordamos com a coordenação do concurso Dama e Cavalheiro de Honra em especial porque colocaram candidatos Mirins concorrendo com os adultos.  As crianças levam vantagem nessas circunstâncias.

**********

Quanto ao empate entre as candidatas dos grupos Yaporanga, Estrela de Fogo e Juabp, foi acordado entre os dirigentes dos grupos. Parabéns a organização do evento! 


Grupo Ser Tão Teatro  se apresenta em Porto Velho 

O grupo paraibano Ser Tão Teatro se apresenta na noite desta terça feira 23, numa parceria com o grupo OImaginário, em Porto Velho as 20 horas no espaço Tapiri com a peça “Alegria de Náufragos” patrocinada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

A circulação contemplou a capital do Amapá, Macapá; as cidades de Manaus e Itacoatiara, no Amazonas; e Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri, no Acre. Em todas as etapas, o Ser Tão Teatro realiza apresentações do espetáculo “Alegria de Náufragos” e ações formativas como bate-papo após as encenações, intercâmbio com grupos locais e a oficina Improvisar é preciso - Construindo a cena com o Ser Tão.

Todas as atividades são gratuitas e a classificação indicativa é para maiores de 12 anos de idade. Em Porto Velho, a Companhia realizou, no Espaço Tapiri, ontem segunda-feira, 22, a oficina Improvisar é preciso - Construindo a cena com o Ser Tão, com inscrição presencial. Nesta terça feira 23, o Ser Tão Teatro promove um intercâmbio cultural com o grupo O Imaginário e apresenta, no Espaço Tapiri, às 20h, o espetáculo “Alegria de Náufragos”. Já em Ariquemes, o intercâmbio cultural ocorre na quarta-feira, 24 de abril, com grupos locais. A oficina acontece na quinta-feira, 25 de abril, das 9h às 12h, no Auditório da Prefeitura Municipal, e as inscrições são presenciais. Neste mesmo dia, o grupo paraibano apresenta o espetáculo “Alegria de Náufragos”, às 20h, no Centro Cultural Lídio Sohn. Por fim, em Ji Paraná, acontece o intercâmbio com grupos locais na sexta-feira, 26 de abril. No dia seguinte, a oficina Improvisar é preciso é realizada, das 9h às 12h, no Teatro Municipal Dominguinhos, com inscrição presencial.

Para encerrar a Turnê “Alegria de Náufragos: Rotas pelo Norte”, o Ser Tão Teatro apresenta o espetáculo, no sábado, 27 de abril, às 20h, também no Teatro Municipal Dominguinhos. Pela primeira vez, o Ser Tão Teatro garante a acessibilidade em duas plataformas: audiodescrição, por meio da distribuição de 20 fones de ouvido, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência visual, e presença em cena de uma intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais -, garantindo a integração de pessoas com deficiência auditiva. “Alegria de Náufragos” possui texto livremente inspirado no conto Uma história enfadonha – das memórias de um homem idoso, do escritor russo Anton Tchekhov, e estreou em março de 2016, em João Pessoa, com montagem financiada pelo Fundo Municipal de Cultura – FMC.

SINOPSE

Alegria de Náufragos traz em seu centro o emérito professor Nicolai Stepianovitch de Tal, que se depara ao final da sua existência, com uma inevitável análise de si mesmo. Apesar de seu currículo impecável, de ter constituído família e de ser um “homem feliz”, ele gradativamente é submetido a um doloroso processo de falência interior e começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e de suas instituições. A montagem é fruto de um livre diálogo do coletivo com a obra de Anton Tchekhov, Uma História Enfadonha, na tentativa de estabelecer pontes entre esse discurso literário de mais de um século e meio com contundentes questões da nossa própria época.

SERVIÇO

Porto Velho Espetáculo “Alegria de Náufragos”

Dia: 23 de abril (terça-feira) Horário: 20h

Local: Espaço Tapiri Rua Franklin Tavares, Bairro Pedrinhas

Entrada Gratuita

A classificação indicativa é de 12 anos de idade.



Três empatam em 1º lugar no concurso Cunhã Poranga Gay da Jucadiro

A Junina da Diversidade de Rondônia – Jucadiro promoveu no último sábado 20, o evento “Noite das Alianças” com a realização dos concursos Dama e Cavalheiros de Honra e Cunhã Poranga Gay.

A quadra de esportes do Sindfisc recebeu grande público e as torcidas deram show à parte, durante as apresentações dos candidatos de suas quadrilhas.

A festa contou com o show especial da Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins a bela Cleise Simas além das atrações: Banda Lokomotiva Ritmada, DJ Evaldo Gonçalves (O rei das toadas de boi) e Banda Forró Filé.

Com a presença do superintendente da Sejucel Jobson Bandeira e do Diretor Comercial do Grupo SGC Paulinho e ainda festejando o aniversário do senhor Alberto Rodrigues – Pai Beto ao final das apresentações a classificação ficou da seguinte maneira: Concurso Cunhã Poranga Gay em 1º lugar as representantes dos grupos Cia. Yaporanga, Boi Bumbá Estrela de Fogo e a candidata da junina JUABP.

O concurso de Dama e Cavalheiro de Honra teve o seguinte resultado: 1º lugar junina Raio de Sol; 2º lugar, junina Rádio Farol; 3º lugar junina Girassol; 4º lugar junina Guaporé; 5º lugar junina Juabp, 6º lugar Nova Junina do Orgulho; 7º lugar junina Tradição e 8º lugar Mocidade Junina.

A junina Jucadiro fez apresentação no intervalo da apuração e mostrou que está preparada para conquistar seu espaço entre as grande do Flor do Maracujá.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)