Domingo, 15 de março de 2020 - 06h00
O Coordenador da Casa da Cultura Ivan Marrocos sociólogo Pedro Braz, começou a colocar sua marca na administração da Casa.
***********
Acertou em cheio, ao convidar o artista plástico João Zoghbi para integrar o quadro de colaboradores da Ivan Marrocos.
**********
Procurou ouvir o Carlinhos Maracanã de como proceder na realização de eventos no quintal da Casa.
**********
Agora abriu o Cadastramento dos artistas artesãos, plásticos, desenhistas etc. para poder informar o público interessado, como entrar em contato com os mesmos.
**********
Uma ótima oportunidade aos nossos artistas, que passarão a contar com um endereço de referencia, em caso de contratação para expor ou realizarem seus trabalhos. Nota mil ao amigo Pedrinho Braz.
**********
Que hoje com certeza, estará participando do Café da Confraria Os Pobres do Caiari, no Portão da Casa da Cultura.
**********
Sabe com quem você está falando? Ta falando com o mais novo Membro da Academia Rondoniense de Letras – ARL. É meu amigo, agora sou imortal. Te mete!
**********
O interessante, é que no caso da ARL o Membro só é considerado “Imortal”, enquanto estiver VIVO. Depois que partir, outro “Imortal” assumirá o seu lugar na Cadeira.
**********
Quer dizer, é uma imortalidade vivinha da silva. E eu agora faço parte desse naipe de seres humanos. Obrigado pela consideração, em especial da direção da ARL na pessoa do William e mais especial, do amigo Júlio Olivar que foi quem indicou meu nome. Mais uma vez obrigado!
***********
Agora, metendo a colher, onde não devia, ou, se metendo aonde não é chamado.
**********
Como escreve o meu ‘guru’ Carlão Sperança: “Começou a dança das cadeiras”.
*********
Na tentativa de alinhar as coisas visando prováveis parcerias nas próximas eleições.
*********
O troca, troca, ou alinhamento começou pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho.
**********
A jornalista Yalle Dantas Reis que desde o começo da atual administração, era quem dava as ordens e assinava os cheques referentes a divulgação das ações do prefeito, CAIU!
**********
Quem está comandando a Comunicação da Prefeitura de Porto Velho é um cidadão conhecido como Lubiana.
*********
Aí o curioso insiste: Quem é esse Lubiana? É aquele que quase acaba com a programação da RedeTV-RO. Esperamos que não acabe com a já sofrível comunicação do prefeito.
**********
É aquele que em determinado tempo, obedecendo o pedido de um membro do governo da época, me aplicou uma suspensão de 15 dias, na empresa Diário da Amazônia, alegando que estava atendo ordem da direção maior da empresa, o que ficou comprovado, dias depois, que era mentira. Pronto Falei!
**********
Quem se aposentou dos meios de comunicação, foi meu amigo Dalton Di Franco. Felicidades na nova empreitada, grande comunicador!
Grupo Teatral Êxodo realiza Oficina gratuita em preparação ao “Homem de Nazaré” 2020
O Grupo Teatral Êxodo realiza neste domingo (15), na Casa de Cultura Ivan Marrocos, sua primeira Oficina Básica de Teatro em preparação ao Espetáculo “O Homem de Nazaré 2020”. O evento é aberto ao público e gratuito, para adultos e crianças (a partir dos cinco anos), inclusive com acessibilidade para pessoas surdas e com limitações visuais.
A Oficina acontece das 15h às 18h e terá como facilitadores o ex-diretor do Espetáculo e atual produtor Néry Rodrigues e o ator profissional Jailton Viana. A proposta é trabalhar com jogos teatrais, jogos dramáticos e marcações de cena junto aos participantes. O evento também acontecerá no dia 22 de março e emitirá certificado de participação.
O diretor do Espetáculo, Tino Alves, ressaltou a atividade como parte da profissionalização do elenco. “Este ano teremos a cidade viva em toda a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia. Para isso, serão necessários cerca de 300 atores, com a participação especial também de atores do interior do estado, o que será o maior elenco já visto no Homem de Nazaré”, destacou.
O presidente do Grupo Teatral Êxodo, José Monteiro, reforça o convite para a comunidade. “A participação de todos é muito importante. Muitas pessoas perguntam como participar do Espetáculo e essa é a oportunidade”, completou.
A Casa de Cultura Ivan Marrocos situa-se na Av. Carlos Gomes, n. 2454, no bairro Caiari, esquina com a Av. Rogério Weber, em Porto Velho/RO.
A peça que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia está previsto para acontecer nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2020, na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, localizada na BR-364, km 13, sentido Candeias do Jamari. “O Homem de Nazaré 2020” conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia e da Prefeitura Municipal de Porto Velho.
(Daniela Ross | Luiz Alexandre | Grupo Teatral Êxodo | Fotos: Daniela Ross/Tuka Oliver)
Casa da Cultura Ivan Marrocos inicia cadastramento para montar Mapa da Cultura em Rondônia
A Casa de Cultura Ivan Marrocos iniciou o cadastramento de artistas da região para montar uma base de dados com o contato destes profissionais, como forma de conhecer e fomentar a produção artística no Estado, valorizar os autores e facilitar o acesso a eles.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Rondônia (Funcer), entidade responsável pela Casa de Cultura, Simone Catarina, a iniciativa pretende aproximar, de forma democrática, os artistas do público. “A população, diariamente, procura profissionais de diferentes segmentos artísticos. Sem uma base de dados, o contato com os artistas tornava-se mais difícil. Com esse cadastro será possível mapear as obras artísticas, saber a quantidade de profissionais e diferentes ramos que atuam aqui. As informações no futuro ficarão online para que todos possam acessar”.
VALORIZAÇÃO
O artista plástico peruano, Enrique Landa, vive há cerca de três anos na capital. Esta semana, foi realizar o cadastro, afirmando ser de grande importância o mapeamento, pois promove o trabalho dos artistas.
“Nós sabemos que ser artista, ainda mais autônomo, não é fácil. Ainda bem que existe este espaço para que possamos expor nossas obras . Eu gosto de pintar temas que envolvam a natureza. Em breve vou expor meu trabalho aqui”, garantiu o artista plástico.
Outro artista conhecido no cenário regional é o chargista e artista plástico João Zoghbi. Para ele o cadastramento serve como uma chamada para que os artistas voltem a expor obras na galeria. “O grande slogan desse cadastro deveria ser: ‘Artista volte para casa!’. Um verdadeiro chamamento para os artistas e os apaixonados pela arte. Esse ano teremos várias programações e os artistas serão convocados através desse cadastro, para que não percam datas importante. Estamos convocando todos os artistas para que façam o cadastro e tenham seu registro aqui conosco”, ressaltou.
COMO SE CADASTRAR
Segundo o diretor da Casa de Cultura, Pedro Braz, o cadastro é simples, didático e gratuito. O artista interessado precisa apenas comparecer à galeria, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados das 9h às 14h.
O artista pode se cadastrar em mais de um segmento desde que justifique a atuação em mais de uma área. A Funcer disponibilizou ainda um funcionário que está auxiliando pessoas com deficiência, idosos ou iletradas para preenchimento do formulário.
“Temos a intenção de, futuramente, lançar os dados desses artistas em uma plataforma eletrônica para que a população possa ter acesso e conheça o trabalho deles. Dessa forma fomentarmos a produção artística regional”, concluiu o diretor.
Fonte: 012 - Secom - Governo de Rondônia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando