Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau


Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau - Gente de OpiniãoDurante a festa em comemoração ao centenário do assentamento do último dormente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que aconteceu segunda feria dia 30, na Praça do Museu, a população se deparou com a locomotiva 17 totalmente coberta por um pano branco e muitas faixas cobrando respeito para com o “nosso Patrimônio Histórico”. O ex-secretário de cultura a Pérola do Mamoré Dayan Saldanha ao deparar com nossa reportagem fazendo fotos no local, se apressou em justificar a iniciativa. “Na verdade foi uma ação da comunidade, que se organizou com o objetivo de passar uma mensagem. Não é protesto, sendo assim, cobrimos a locomotia simbolizando que o patrimônio histórico está protegido e que nós queremos a reativação das viagens de trem pelo menos até o Iata. Aproveitando os Cem Anos do assentamento do último dormente instalado em Guajará para pedir que o Consórcio que está construindo a Usina de Jirau passe as compensações, ele assinou um documento com IPHAN dizendo que ia fazer a revitalização do prédio do museu, das locomotivas e dos trilhos até o Iata. Essa mensagem não é nada direcionado ao governo do estado ou a prefeitura, mas, questionando uma empresa que assinou um documento dizendo que ia fazer e até agora não fez nada e nem disse quando vai fazer. Embora sistematicamente tenha sido cobrada pela prefeitura de Guajará Mirim quando eu estava na secretaria” justificou Dayan.
 

Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau - Gente de Opinião


Ah os bastidores! Nada mais interessante do que acompanhar qualquer espetáculos dos bastidores. Por detrás do palco ou no camarim.

*********
Ali está o espetáculo do espetáculo. É ali que se vê as “picuinhas” entre os protagonistas do show.

*********

E quando se trata de grupos folclóricos, aí é que o negócio fica interessante de verdade. Tem apenas um detalhe, existe coisa que não devem ser publicada de maneira nenhum se não, tira o brilho do espetáculo em si.

*********
Quem é que não gosta de assistir na RedeTV o programa TV Fama? Considerado o mais completo em se falando de bastidores, melhor até que o Vídeo Show da Globo.

*******
Pois então, ainda mais quando as pessoas envolvidas, deslumbram a presença de um colunista ou repórter que pode dar visão as suas indiferenças dentro de determinado grupo.

*********
Assim, tivemos a oportunidade de presenciar e até ser instigado a publicar, a opinião de quem não está bem com as diretorias do bois Malhadinho e Flor do Campo.

********
O pior disso tudo, é que as indiferenças são entre integrantes ou ex integrantes de cada grupo especificamente, ou seja, tem gente do Flor do Campo que não está satisfeita com a postura da nova diretoria.

********
Assim como tem gente no Malhadinho na mesma situação. É “Briga” ou Disputa interna que as torcidas não precisam ficar sabendo de seus detalhes.

********
Por isso, e até porque, somos fã dos Bois de Guajará Mirim não vamos nos referir aos detalhes que nos foi passado. Vale salientar que esse detalhe se acatados pelas diretorias, melhoraria e muito a apresentação de cada grupo.

*********
São coisas que só quem tem a oportunidade ou o privilégio de freqüentar os bastidores de um show fica sabendo.

*********
Se por acaso eu decidisse publicar o que me foi passado e cobrado. “Quero ver se você tem coragem de publicar isso”, com certeza o que agora é só “despeito”, se transformaria numa briga de verdade e isso não interessa a ninguém.

Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau - Gente de Opinião


*********
Em nome da preservação do sucesso do Duelo na Fronteira, ficamos devendo essa aos amigos, que espero, até agosto, estejam todos lutando pela vitória de seus grupos de Bois!

*********

Foi a re-estréia do Leo Souza no comando do Malhadinho após alguns anos fora até das apresentações do bumbá que ele criou.

********
Foi a volta do Tany Melhem como levantador de toada do Malhadinho.

*********
Foi a volta do K-Bral como artesão do Boi Azul.

*********
Foi a estréia Ivete Manussakis como presidente executiva do Flor do Campo e da Estelina como tesoureira e das Durãs como Item.

**********
Se o Festival fosse naquela segunda feira dia 30, não tenho dúvida de que o Flor do Campo ganharia disparado.

*********
Porém, o Malhadinho do Silvio e do Léo mostrou que apesar dos boicotes, pode chegar ao Festival Duelo na Fronteiro como fortíssimo candidato ao título. Eles assumiram o Boi não faz nem dois meses.

**********
Como não apresentaram o Pajé, tenho a impressão que ainda têm esperança de contar com o Cleiton para o Festival deste ano.


*********
Pajé por Pajé, o Flor do Campo não contou com seu Pajé oficial que é o Regis. Agora, o rapaz que se apresentou foi show.

********
Denis Carvalho está com tudo e não está prosa, O Chicão da Secel acertou, ao lhe entregar a coordenação dos show do Centenário da Madeira Mamoré. Denis com seu Parque da Cidade foi bastante elogiado em Guajará Mirim.

*********
O próximo evento relativo ao Centenário só vai acontecer no mês de agosto,

*********
Porém no dia 3 de junho tem o Parque da Cidade tradicional aquele que acontece todo ano. Denis já está selecionando os cantores e bandas que estarão se apresentando em mais um Parque da Cidade. Valeu negão!

*********
Por falar em música, vem aí mais uma Mostra de Música do Sesc.

**********
Deixamos de publicar a programação porque o site do Sesc está fora do ar e a assessoria de comunicação parece, não esta funcionando, pois não nos enviou nada a respeito do evento.

 Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau - Gente de Opinião

*********
Amanhã tem: Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, com o melhor do samba regional e do samba de raiz no Bar Pioneiros Pub, Av. Rogério Weber, 1213 – Baixa da União a partir das 20h30 às 01h00;

*********
Por falar nisso: Hoje tem Seresta no Mercado Cultural. Aliás, o Mercado Cultural está novamente funcionando. Não sei se avisaram ao Ernesto Melo, mas, que ta, ta!

*********
Tanto que o Tino Alves está divulgando a volta do Projeto Jam Bera no Mercado Cultural na terça feira dia 8.

*********

O Caribé foi o grande sucesso da festa do Centenário da Madeira Mamoré em Guajará Mirim. A Cariberana foi dançada na praça do Museu.


**********
O forrozeiro de Cujubinzinho no baixo Madeira, vendeu um bocado de CD tanto para os gajaramirenses como para los hermanos bolivianos. Na volta Caribé se apresentou no show dos trabalhadores na sede do Sindsef em Porto Velho. Tá bem na foto o Caribé.

*********

Agora, em se falando de Rap e Hip Hop o Manôa é o melhor grupo de Rondônia e agora contando com as performances do Bototo aí é que Ney, Bruno e Henrique são shows mesmo.

**********
Neste final de semana acontece em Costa Marques o Festival de Inverno Amazônico. Me aguarda aí Luzia.

 

 

 

Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau - Gente de Opinião


EFMM

Centenário do prego de ouro

Apesar do frio a praça ficou literalmente lotada na noite de segunda feira dia 30 de abril

Aconteceu na última segunda feira dia 30 de abril, em Guajará Mirim, a comemoração do centenário do término da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Nesse dia em 1912 foi pregado simbolicamente aqui em Guajará Mirim, um “Prego de Ouro” fixando os trilhos no último dormente assentado pela empresa construtora”, lembrou o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão na abertura do evento que contou com a parceria entre o governo estadual através da Secel e da Setur e a prefeitura da Pérola do Mamoré, na praça do Museu da Estrada de Ferro, com a realização da Feira do Artesanato de Rondônia e shows musicais, com a presença dos artistas de Porto Velho Silvio Santos, Silvinho, Bototo, Grupo Manôa e Caribé e banda além dos Bois Bumbás Flor do Campo e Malhadinho.

Guajará-Mirim cobra compensação de Jirau - Gente de Opinião

Na abertura foram convidados a se pronunciar o Secretário Municipal de Cultura de Guajará Mirim Diego; o ex secretário Dayan Saldanha, o Superintendente de Turismo do governo de Rondônia Basílio Leandro e representando o governador o secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão.

Com a Praça do Museu literalmente lotada, apesar do frio, Guajará Mirim festejou o centenário do término da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)