Sábado, 5 de março de 2016 - 07h10
A história do casal Assis e Nair Gurgacz criadores de várias empresas, entre elas a Eucatur e o SGC, será contada detalhadamente na noite de hoje 05, durante o desfile da escola de samba Acadêmicos do São João Batista na Passarela do Samba Edson Fróes marcado para iniciar aos 30 minutos da madrugada de sábado. Acompanhe como a história do casal de empreendedores será apresentada:
Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair um Sonho que Virou Realidade e Foi Além.
O enredo começa na cidade paranaense de Cascavel de onde o casal partiu, para desbravar as terras de Rondônia, o Novo Eldorado Brasileiro que surgiu no final da década de 1960.
Assis ainda adolescente foi mandado por seus pais para uma cidade maior para estudar, porém, nos momentos fora da sala de aula ele passou a engraxar sapatos pelas ruas da cidade.
Na realidade, seu sonho era ser Motorista de Ônibus e até comprar um Ônibus. Conseguiu a carteira de motorista e passou a transportar PINGA do interior de São Paulo para o Paraná, até que o dono do alambique senhor Barnabé, admirado pela vontade de vencer daquele jovem motorista, lhes deu uma CARGA DE PINGA “Vai vende e com o dinheiro, monta um negócio pra você. To te dando de graça essa carga”. Nesse ínterim Assis conhece Nair com quem se casa.
De volta a Cascavel, passaram a vender Lingüiça, Máquina de Costura, Rádio Receptor e outros produtos fáceis de comercializar com os colonos. Até que no dia 31 de março de 1964, justamente no dia que as Forças Armadas tomaram posse do poder brasileiro, o Casal conseguiu comprar seu primeiro Ônibus (JARDINEIRA) e passaram a transportar os colonos na chamada Linha do Mato em Cascavel.
Quando o governo começou a colonização no Território de Rondônia, Assis e Nair não contaram conversa, mesmo sabendo que aqui ainda não existia estrada pavimentada, era apenas um caminho que seguia a trilha telegráfica de Rondônia até Porto Velho, se embrenharam na nova empreitada em Busca do Novo Eldorado. Trazendo colonos do sul do país para Rondônia.
Hoje Assis e Nair não conservam apenas aquela “Jardineira”, são os líderes de um dos maiores grupos empresarias brasileiro, contando com empresa de transporte, comunicação, mineração e até faculdade.
“Essa brilhante história será contada através do nosso samba enredo, das nossas alas e alegorias. Esperamos ser entendidos por todos que estiverem apreciando nosso desfile na Passarela do Samba Edson Fróes” afirma o presidente da escola Pai Beto, lembrando: “Nossa Águia vai fazer um verdadeiro passeio pela história de Assis e Nair o casal empreendedor que ajudou e ajuda a construir o desenvolvimento do estado de Rondônia”
“Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair – Um Sonho que Virou Realidade e Foi Além”
ROTEIRO DO DESFILE
Setor 01 - Comissão de Frente (Coreografo – Bené); Jardineira (Elemento Cenográfico). CARRO (tripé) ABRE ALAS (Águia o símbolo da escola).
ALAS - Anjos, Vendedor de Pinga, Vendedor de Lingüiça e Engraxate. BAIANAS - Fantasia Costureiras – homenagem a Mãe de Assis.
CARRO ANJOS DE MARIA - Guiando o casal de Cascavel (PR) a Rondônia.
CASAL DE MESTRE SALA (Emerson Nascimento) e PORTA BANDEIRA (Terezinha) - Fantasia Céus de Rondônia
BATERIA (Treme Terra) - Mestre Silfarney Silva; Rainha - Jak Treme Terra
PASSISTAS
Setor – 02 - ALAS - Pioneiros, Novo Eldorado, Ecologia (apenas cinco integrantes), Índios.
CARRO – ELDORADO - 2º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
Setor – 03
ALAS - Jornal Impresso, TV, Rádio, Formandos (Faculdade)
ALA das Crianças (VÓ NAIR).
CARRO - O FUTURO CHEGOU (Comunicação)
Setor – 04
ALA – Romeiros – O Casal costuma acompanhar Romeiros até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
ALA - AMIGOS DE ASSIS E NAIR
CARRO – DA FAMÍLIA.
Letra do Samba Enredo
Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair – Um Sonho que Virou Realidade e Foi Além
Samba de Silvio M. Santos
Interprete Claudio Roca (Banana Split)
Voa minha águia
Contando a história de um casal empreendedor
Ô ô ô ô (BIS)
Assis e Nair
Abençoados pela Mãe do Criador.
De engraxate a vendedor de pinga
Máquina de costura, rádio receptor
Fazendo as Linhas do Mato em Cascavel
Onde essa história começou
Canta São João Batista
Roda Baiana, Treme Terra tudo bem
A partir da Jardineira (BIS)
O sonho de Assis foi mais além
Hei Nair!
Um novo Eldorado está surgindo
É muita chuva, lamaçal, muito atoleiro
Mas, pioneiro nunca deve desistir.
Rondônia onde o céu é mais azul
O progresso é festejado
No Brasil de Norte a Sul.
Aquela Jardineira hoje é um grupo
Jornal impresso, emissora de TV (BIS)
Rádio, faculdade empreendimentos
É carnaval, São João Batista É você
Utopia, números, astros e realidade no desfile das escolas
Hoje é o grande dia dos carnavalescos de Porto Velho, após três anos, suas escolas de samba voltam à Passarela do Samba Edson Fróes, para mostrar a beleza que é o desfile de uma escola de samba.
De acordo com programação distribuída pela Fesec, os desfiles começam às 20 horas, com o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Asfaltão apresentando o tema:
“Não sei se é sonho, Utopia ou Ilusão, Vou cumprir minha Missão”
Com o Samba de Enredo de Mávilo Melo e Waldison Pinheiro, na certeza de que, se quisermos, o Bem vencerá o Mal, invocando as bênçãos e proteção de Oxalá, a Escola convida todos para mesma reflexão. Assim, a Família Asfaltão tremulará seu Pavilhão, maior e mais importante símbolo de uma escola de Samba levando a mensagem de Amor e Paz.
Precisamos resgatar o respeito, a valorização e a História dos desfiles de Escola Samba de Porto Velho. Para isso precisamos um do outro. “Se você não poderá desfilar conosco na avenida, leve sua bandeira ou um lenço com as cores da Escola (amarelo, preto ou branco).Vamos torcer e vibrar junto com a Família Asfaltão...” Finaliza o Presidente Danilo Cardoso.
Os Diplomatas
Mais antiga escola de samba em atividade na região amazônica a Diplomatas do Samba vai apresentar, durante o desfile na noite deste sábado 05, o enredo “1, 2, 3 e Já... A História dos Números a Diplomatas Vaio Contar”, que começa no inicio do mundo e chega aos dias de hoje de várias maneiras. O Samba é da parceria Jair Monteiro e Carlinhos Maracanã. A escola aposta suas fichas no trabalho do artesão Ednart Gomes considerado dos melhores na região. O inicio do desfile da Diplomatas está marcado para começar as 21h30.
Acadêmicos do Armário Grande
Após passar por alguns problemas com o artesão conhecido como Bomba, que prendeu as alegorias da escola até quinta feira passada, o Grêmio Recreativo Acadêmicos do Armário Grande promete um grande desfile na noite de hoje, desenvolvendo o enredo pesquisado pelo carnavalesco professor Marco Teixeira “Os Astros Brilham no Céu e na Terra, Luz e Trevas se Alternam”. A escola verde a branca está prevista para entrar na Passarela do Samba as 23h00.
Acadêmicos do São João Batista
Contando a história do casal Assis e Nair Gurgacz a azul e branco, dirigida pelo carnavalesco Alberto Rodrigues – Pai Beto, pretende reconquistar o título que não vê em sua galeria, desde o ano de 2006. Com grandes alegorias e segundo seu presidente, com mais de 700 brincantes nas alas de enredo, a Acadêmicos do São João Batista vai cantar o samba de autoria do Silvio M. Santos interpretado pelo Claudio Roca – Banana Split. “Vamos mostrar um carnaval muito bonito, tanto na parte das fantasias de destaque que posso classificar como de luxo, como nas fantasias das nossas alas e principalmente na beleza das alegorias”, disse Pai Beto. A escola entra na avenida aos 30 minutos da madrugada de sábado para domingo. (acompanhe a sinopse na página ao lado).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando