Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Hoje começa o Arraial Flor de Cacto


ASFALTÃO

Marquinhos do cavaco no projeto Só Bamba  

A parceria da Escola de Samba Asfaltão, para realizar o Projeto Samba na Tenda com o Grupo “Só Bamba” composto pelo Walber do Bandolim, Jair, Danilo, Marcos da Cuíca, Bigode, Mãozinha do Cavaco, Fábio, Rafael 7 Cordas e o Júnior, receberá nesta sexta-feira um convidado especial: Marquinhos do Cavaco, que lançou recentemente um trabalho, com CD e DVD, em nossa cidade. Este é o primeiro de outros tantos convidados especiais, que irão passar pela Tenda do Tigre neste Projeto.

Marquinhos do Cavaco como é conhecido, veio para Porto Velho na década de 80 com o Grupo os 10 do Rio” mas, como diz uma composição de, Amarildo, Makumbinha e Mávilo Melo: Já tomei banho de cachoeira, bebi água do Madeira, daqui seu moço não saio mais não! Foi exatamente isso que aconteceu com oMarquinhos, que sairá de Porto Velho sim, mas, apenas para apresentar este trabalho em outros Estados do país. Pelo menos é o que ele está tentando conseguir no momento.

Então nesta sexta-feira 25, a partir das 19h00, sob a Tenda do Tigre, na rua Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas, a Família Asfaltão aguarda você para prestigiar mais um grande momento do “Só Bamba”.

 



Hoje começa o Arraial Flor de Cacto  - Gente de Opinião

Hoje começa o Arraial Flor de Cacto com show da Banda Os Cobras do Forró e apresentação das Quadrilhas Flor da Primavera e Girassol das Três Marias.

**********
O Flor de Cacto chega a sua 15ª edição, mantendo o status de segundo maior e melhor Arraial Folclórico de Porto Velho.

*********
Voltando no tempo, o Flor de Cacto surgiu pela iniciativa do então vereador Rubão Matias em parceria com o também vereador Rubinho Luz. Que juntos montaram a festa com a intenção de reunir as famílias que moram no bairro Caladinho, Zona Sul de Porto.

*********
Acontece que a cidade estava tão carente de eventos voltados a festas juninas, que a população de toda cidade passou a freqüentar o Flor de Cacto.

*********Hoje começa o Arraial Flor de Cacto  - Gente de Opinião
Até quando os dois vereadores atuaram na Câmara, coordenaram o evento, depois que deixaram de ser vereador a administração do Arraial passou para uma entidade que foi criada para tal fim.

*********
Passados quinze anos, o Flor de Cacto continua levando ao campo 1º de Maio do bairro , um bom público. Aliás, um público estimado em 10 mil pessoas/noite.

*********
O Flor de Cacto ao contrário do Flor do Maracujá, pelo menos até o ano passado, preservou o estilo Arraial na Roça, pois suas barracas eram coberta de palha e cercada do “pau” rústico.

*********
O Flor de Cacto que já foi palco das disputas das Quadrilhas do Grupo de Acesso, este ano vai abrigar o 1º Concurso Rainha Junina promovido pela Federação de Grupos Folclóricos – Federon que vai acontecer domingo dia 27.

**********
Além dos grupos folclóricos que estarão se aprsentando nas dez noite de festa, a coordenação que tem a frente o Barreto Filho mais conhecido como Negaço, coloca no palco a cada noite, uma banda de forró, tocando até as 2h00 para a população da Zona Sul, d
ançar sem pagar nada.

**********
Então meus amigos folcloristas de um modo geral. A pedida de hoje até o dia 3 de junho, é o Arraial Flor de Cacto.

***********Hoje começa o Arraial Flor de Cacto  - Gente de Opinião
O rondoniense acordou um pouco aliviado na manhã de ontem 24, com a noticia da cassação do mandato de deputado do foragido
Valter Araujo.

**********
Um pouco! Porque o sonho da maioria dos rondonienses era ver todos os envolvidos na operação
termópílas, perdendo seus mandatos. Infelizmente ainda prevaleceu o corporativismo.

*********
Punir com trinta dias de suspensão é mesmo que chover no molhado, pois, com certeza os suplentes assumirão no lugar dos suspensos e o
dinheiro público vai continuar sendo utilizado em prol dos conchavos.

*********
Agora, se eu fosse da turma dos suspensos, ficaria de orelha em pé. Vai que os suplentes arranjem um meio de abrir processo de cassação contra os titulares.

*********
Afinal de contas, os suplentes passam a representar um terço da Assembléia e se conseguirem a adesão de mais uns cinco deputados, contarão com a metade mais um o que facilitaria a abertura e a votação pela cassação dos envolvidos com a operação termópilas. Tô postando isso aqui, mas, não tenho certeza se é possível, até porque não é minha praia saber do Regimento Interno da Ale.

*********
Na Câmara de Vereadores aconteceu caso quase semelhante, o suplente assumiu e na hora que o titular quis voltar não conseguiu em virtude de manobras políticas. Isso pode acontecer com os nobres deputados suspensos.

********
Abram os olhos: Epifânia, Maciel, Zequinha, Ana da 8, Jean Oliveira e Flávio Lemos que a turma de suplente é toda experiente politicamente falando.Hoje começa o Arraial Flor de Cacto  - Gente de Opinião

********
Queiramos ou não a cassação de
Valter Araujo representa grande avanço na questão moralidade da Assembléia.

*********
Pois, em trinta anos de existência e de falcatruas, é a primeira vez que um deputado é cassado e mais, deputado presidente da casa com um poder fogo semelhante ou maior que o da armada americana.

**********
Precisamos de muito mais decisões como essa para ver se os próximos eleitos respeitem mais o dinheiro público.

**********
Se voltarmos no tempo vamos conferir que os envolvidos na operação dominó foram se são mais espertos que os envolvidos com a termópilas. E mesmo assim ninguém foi cassado e nem devolver nada aos cofres públicos.

*********

Até hoje tem deputado envolvido com a operação dominó, cantando de galo na Assembléia e se não me engano votou pela cassação do Valter. É muita cara de pau. Ou será que o cidadão quis mostrar que está recuperado e que seu negócio agora é com a honestidade. Me engana que eu não gosto!

********
Que sirva de exemplo para todos nós eleitores. Precisamos analisar melhor em quem depositar nossa confiança na hora de votar.

*********
Estamos prestes a ter eleição para Prefeito e Vereador então é necessários que fiquemos atentos.

*********
Não vote em troca de uma camiseta, nem mesmo de sesta básica, não se deixe levar pelas ofertas dos candidatos, que com certeza vão lhe oferecer o que não tem em troca de voto.

*********
O progresso de nossa cidade, passa pela eleição que se aproxima. Se você não souber votar, toda a população perde.

*********
O voto não vale apenas naquele dia que você sai de casa para ir até a sua sessão depositá-lo. O voto vale no mínimo por quatro anos de mandato.

**********
E durante esse tempo, caso não saibamos escolher os nossos representantes, vamos comer “O pão que o diabo amassou” sem condições de reverter o quadro, pelo menos durante 4 anos.

*********
Para evitar outras termópílas, precisamos votar com a razão e não com o coração!



 

Hoje começa o Arraial Flor de Cacto  - Gente de Opinião
 

ARTESANATO

Feira Ecosol comemora um ano na EFMM

No próximo dia 27, sábado, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) a partir da 8h00,os artesãos que fazem parte do programa de Economia Solidária, do Município, comemoram um ano da Feira Ecosol.De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Semdestur, Fábio Macedo, a Feira Ecosol é um projeto da prefeitura que visa dar apoio aos trabalhadores autônomos, principalmente os artesãos, para que seus produtos tenham visibilidade e assim possa aumentar suas vendas e, consequentemente, sua renda. “E mais do que isso, queremos que eles se organizem em cooperativas e associações para que unidos possam resolver suas principais dificuldades, que são: acesso a crédito bancário, locais para exposição e compra de equipamentos, entre outros", explica ele.

Desde que a Semdestur iniciou a Feira, segundo Fábio, os resultados tem sido positivos. “Hoje temos quarenta grupos de artesãos que tiveram suas vendas alavancadas”, comentou.

As feiras que acontecem três dias seguidos por mês, sempre aos finais de semana reúnem uma grande variedade de peças artesanais, como biojóias, trabalhos feitos com reciclagem, bordados, confecções, crochê e cestaria, entre outros.

Como forma de ampliar a Economia Solidária a Semdestur tem realizado diversos cursos com estes profissionais autônomos. “Isto valoriza o trabalhodestes artesãos que trabalham sozinhos e em sua maioria não sabem como agregar valor aos seus produtos. Dentre os cursos oferecemos temas como atendimento ao cliente, conscientização e forma de precificação”, explicou Fabio Macedo.


 

Hoje começa o Arraial Flor de Cacto  - Gente de Opinião

SAMBA

Fina Flor volta ao Mercado Cultural

A roda de samba comandada pelo compositor Ernesto Melo acontece começa as 20h00 desta sexta feira

O Projeto A Fina Flor do Samba coordenado pelo compositor Ernesto Melo, volta a ser apresentado no Mercado Cultural a partir desta sexta feira. A Fina Flor do Samba reúne há mais de três anos todas as sextas feiras no Mercado Cultural, o que Porto Velho tem de melhor em se tratando de samba raiz. Durante aproximadamente um mês Ernesto Melo e sua troupe se apresentou no Bar Pioneiros uma vez que a prefeitura promoveu alguns reparos no prédio como a reforma dos banheiros e pintura. Na Roda de Samba desta sexta feira Ernesto Melo presta homenagem aos três anos de inauguração do Mercado Cultural colocando no palco o que ele considera como A Fina Flor do Samba de Porto Velho. Oscar Knightz, Beto Ramos, Nicodemos, Neguinho do Pagode, Walber do Pandeiro, Hudsom Mamed, Sergio Ramos, Enio Melo e muitos outros sambistas estarão se apresentando a partir das 20h00. Com um repertório recheado de composições de autores locais e suas, Ernesto Melo espera contar com a presença do público que sempre prestigiou a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)