Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Hoje o bicho vai pegar em se falando de política


Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de Opinião


Grupo Êxodo vai encenar o ‘Nascimento de Cristo’

Acompanhado dos secretários municipais de Meio Ambiente (Sema), Edjales Benício, de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Antônio Geraldo Afonso e dos administradores da Fundação Cultural, Christian Camurça e Marcos Nobre Júnior, o Prefeito Mauro Nazif recebeu no início da semana, na Funcultural, uma comissão do Clube Teatral Êxodo, que na ocasião detalhou projetos com o objetivo de promover uma parceria entre a administração pública e o grupo, fomentando e facilitando o acesso à cultura.Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de Opinião

Representado pelo presidente, Joel Limoeiro, pelo secretário, Roberto Matias, por um dos diretores, Valdemar Nazareno e pelos associados, João Zoghbi e Mario Jorge de Oliveira, o clube com 32 anos de criação, é conhecido pelo espetáculo “O Homem de Nazaré”, que tradicionalmente se apresenta na cidade cenográfica, Jerusalém da Amazônia, na BR 364.

Com outras peças, como “O Nascimento”, o grupo pretende trazer para espaços públicos da capital mensagens bíblicas através da arte.

Para isto, a obra foi transcrita para o Projeto Itinerante Religioso adaptado para o anfiteatro do Parque da Cidade, a ser realizado nos dias 19 e 20 de dezembro. “O evento, caso aconteça, vai agregar a programação especial de fim de ano”, é o que afirma João Zoghbi. Ao todo, 40 atores fazem parte do elenco. Conforme o projeto, além de utilizar os assentos do Parque, uma arquibancada deve ser montada para dar mais conforto e melhor visualização para o público.

Ainda dentro da proposta de levar os trabalhos do Êxodo para a zona urbana, Mario Jorge Sousa, esclareceu que a visita ao prefeito tem ainda o objetivo de ganhar tempo e um melhor planejamento para este tipo de investimento no setor cultural. “Já queremos programar a agenda de 2015, por isto queremos propor a apresentação do nosso maior sucesso também no Parque da Cidade”, frisou o associado, que acredita que o espaço seja ideal para o contexto do enredo de semana santa. "O ambiente proporciona o cenário praticamente pronto, com lago, monte, árvores, tudo de acordo com a narrativa. Podemos ainda criar um fundo social, arrecadando alimentos como passaporte de entrada, para posteriormente serem doados", completou.

Toda a discussão foi bem recebida pelo secretário da Sema, que recentemente assumiu a administração de todos os parques do município. “O momento é oportuno, estamos em um processo de revitalização dos nossos espaços”, comemorou Edjales. A opinião de Nazif não foi diferente, o chefe de executivo demonstrou toda a disposição em colaborar com os dois projetos. "Esta seria uma inovação, nós defendemos a valorização dos nossos artistas locais e é por isso que hoje estamos aqui. Temos que recuperar a história da cultura de Porto Velho, somando os esforços de todas as secretarias ligadas ao setor", concluiu o prefeito que analisará as possibilidades de auxílio para a execução dos espetáculos em um novo formato.


Lenha na Fogueira

Entramos na semana da inauguração do nosso teatro – Palácio das Artes Rondônia.

********

Segundo informações fidedignas a empresa responsável, entregaria a obra no dia de ontem 20.

********

A Comissão responsável pelo recebimento da Obra, desde as primeiras horas de ontem 20, juntamente com técnicos da Eletrobrás e outros órgãos de segurança, estavam verificando se não havia nenhum problema no sistema de distribuição de energia assim como outros itens de segurança. Essa verificação segundo nossas fontes, deveriam durar até o final da tarde e se tudo estiver nos conformes, o governo do estado de Rondônia através da Secel e Secretarias afins, assina o termo de recebimento.

*******

Só após a obra ser entregue é que a Comissão que vai coordenar as atividades de inauguração vai poder divulgar a Programação. Caso os detalhes que estão passando por avaliação sejam aceitos, o Teatro Palácio das Artes de Rondônia vai ser inaugurado na próxima quinta feira dia 25, provavelmente com a peça “Mulheres de Aluá” do Grupo O Imaginário de Porto Velho.

*******

Estamos torcendo para que tudo seja aprovado e o nosso tão sonhado teatro seja inaugurado, com toda pompa que o caso requer e sem churumelas!

********Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de Opinião

Por outro lado, o Grupo Êxodo em fase de reestruturação, deu um grande passo para voltar a encenar a famosa peça O Homem de Nazaré. Acontece que no inicio da semana passada, seus dirigentes foram recebidos pelo prefeito Mauro Nazif e conseguiram a promessa de que a prefeitura vai estudar a possibilidade de apoiar a encenação da peça no próximo ano.

********

Porém, o que deixou os dirigentes do Êxodo mais eufóricos, foi a garantia de que a prefeitura via Funcultural e Sema, vai estudar com muito carinho o apoio a encenação da peça “O Nascimento de Jesus”.

********

Essa peça será encenada no Parque da Cidade, no mês de dezembro deste ano, justamente nas festividades relativas ao Natal.

*******

O prefeito ao saber que o grupo tem pronto, o roteiro da peça “Zumbi”, solicitou o projeto para quem sabe, apoiar sua montagem na Semana da Consciência Negra só que do próximo ano!

Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de Opinião

********

Se não fosse tanta desavença entre os integrantes do Grupo Êxodo com certeza a Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia estaria sempre em evidencia. Vamos parar com essas picuinhas e pensar mais no grupo cambada!

********

Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de OpiniãoPor falar nisso, tudo está caminhando para a eleição do José Monteiro como presidente do Êxodo. Monteiro quando dirigiu o Êxodo colocou o grupo na mídia mundial e ainda trouxe artistas de renome internacional como Lucélia Santos e Carlos Vereza para participar da peça O Homem de Nazaré.

********

Tá o maior bafafá depois que a prefeitura divulgou a programação da festa do centenário do município. A maioria gostou e aprovou, mas, alguns integrantes de grupos e bandas de Porto Velho querem porque querem fazer parte da festa.

********

Isso é comum, pois ninguém consegue agradar a todos. Nem Jesus Cristo conseguiu a unanimidade. Agora lamentamos a ausência das escolas de samba na programação do centenário mesmo compreendendo que a culpa não é total da prefeitura.

********

Mas, bem que o negócio poderia e pode ser resolvido, é questão do querer político. Não existe inadimplência, existe falta de vontade, só isso.

Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de Opinião

*********

Hoje o bicho vai pegar em se falando de política. O Debate entre os candidatos a governador de Rondônia da RedeTV/RO vai ser dos melhores. A partir das 20h00 liga no canal 17 que o pau vai comer!

Hoje o bicho vai pegar em se falando de política - Gente de Opinião
 


Palco Giratório apresenta Cidade dos Outros

Gente de Opinião

A programação do Palco Giratório que desde o dia 31 de agosto está acontecendo em Porto Velho/RO apresenta na noite deste domingo 21, o espetáculo teatral da Cia Pessoal de Teatro de Mato Grosso a peça “Cidade dos Outros”. O espetáculo está matracado para acontecer as 20h00 no Teatro 1 do Sesc Esplanada com entrada franca. “As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do inicio da peça”, informa a produção do Palco Giratório

“Cidade dos Outros” surgiu de uma pesquisa que teve como tema: a inapetência para a ação; a circularidade da vida e eterna espera pelo “maná divino”. De inspiração beckttiniana, dois personagens vivem em situação inusitada, sonhando em ganhar no jogo e fazendo planos para os milhões que irão receber, quando ganharem. Este é o ponto de discórdia e união entre esses dois seres. Enquanto esperam as personagens se põe a dialogar sobre banalidades. A vida é cíclica, sim, sem propósito, vazia, entediante, mas tende a se deteriorar cada vez mais. O ritmo de suas vidas é marcado por uma emoção: a espera; que é, ironicamente, a ação da peça. A vida é um jogo que deve ser vencido a qualquer custo, mas o que se pretende ganhar?

Serviço

Dramaturgia: Juliana Capilé

Direção: Amauri Tangará

Atuação: Juliana Capilé, Tatiana Horevicht

Música Cênica: Ebinho Cardoso

Cenotécnico e Iluminador: Paulo Kruckowsk

Confecção de figurino e adereços: Dila Kallil

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)