Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016 - 00h02
Em seus 24 anos de carnaval, o Galo da Meia Noite desfila na madrugada de quinta para sexta feira, em homenagem a Dona Iolanda Caula a matriarca do nosso carnaval, como diz o compositor Silvio Santos na letra da marcha rancho que será cantada na abertura do desfile de hoje a noite. “São duas marchas rancho que falam da trajetória do nosso bloco, a do Toninho Tavernard e a do Silvio, ambas serão cantadas na saída do bloco hoje a meia noite”, disse o presidente Thiago Caula.
A concentração começa as 19h00 na rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado no bairro Caiari e o desfile propriamente dito começa a meia noite. “Ainda restam algumas camisetas e o folião interessado deve nos procurar na sede da Rogério Weber. Creio que até as três horas da tarde tenhamos vendido todas”, informa Carlinhos Kastro.
História do Galo da Meia Noite
O bloco carnavalesco Galo da Meia Noite está completando 24 anos desfilando no carnaval de rua de Porto Velho. O bloco que hoje é sucesso e só perde em foliões para a Banda do Vai Quem Quer nasceu praticamente como bloco de sujo no carnaval de 1993. A carnavalesca Magna Maria uma pernambucana da gema, que antes de vir para Porto Velho participava da diretoria do famoso bloco "Galo da Madrugada" em Recife, convenceu a galera que freqüentava o "Bar do 100...Pescoço" no bairro Caiari a criar um bloco no estilo do bloco pernambucano. Assim nasceu o "Galo da Madrugada de Porto Velho", isso mesmo, o hoje Galo da Meia Noite nasceu com o nome do bloco de Recife. Acontece, que o nosso Galo da Madrugada apesar do nome, desfilava apenas com instrumentos tocando samba, não tinha nada de frevo pernambucano, até porque seus integrantes eram remanescentes do bloco de enredo "Mocidade do Caiari". Em novembro do mesmo ano, por sugestão da dona Zilá e da Suely o nome foi trocado, para "Galo da Meia Noite" e em virtude do carnaval da praça, promovido desde 1989 pela Projeson na praça das Caixas D’água; do desfile da Banda do Vai Quem Quer que acontece no sábado e dos desfiles das escolas de samba Pobres do Caiari, Diplomatas do Samba e Castanheira que polemizavam a cidade, a alternativa encontrada pelos foliões do Galo da Meia Noite foi desfilar na quinta feira.
O bloco começou a se transformar no sucesso que é hoje, graças a chegada em Porto Velho do carnavalesco carioca André Cesário que convenceu o Edson Caula a transformar o bloco em bloco de marchinha carnavalesca, frevo e samba enredo. A idéia do André com o Caula era a cada ano, colocar como tema, uma marchinha famosa, assim aconteceu nos dois primeiros anos do novo estilo com os temas "Mascara Negra" e "Pirata da Perna de Pau" e assim o Galo da Meia Noite chega ao carnaval de 2016.
Em seus muitos temas o Galo em configuração plural, mostrou suas muitas caras. Já tomou porre e saiu (desfilou) porre; Se meteu a besta, vestiu a camisa do escrete canarinho; Mais tarde, irreverente dançou na boca da garrafa; Arrumou as malas foi ao Cai N’água, embarcou numa nau e se fez descobridor, foi Cabral em forma de "Pirata da Perna de Pau”; encarnou Pierrot apaixonado e se travestiu de Louro José; Tem até pecha de que para muitos ele é Gay, aí o bicho pega.
O bicho passou a pegar de vez, quando a direção inventou de homenagear os grandes do nosso carnaval: Aí desfilou de General da Banda em homenagem ao Manelão, se fantasiou de Poeta da Cidade cantando Ernesto Melo, e foi o Mestre ao se fantasiar de “Bainha” encerrando essa fase de homenagens desfilou em homenagem ao Silvio Santos – Zekatraca.
No desfile de hoje a grande homenageada, será dona Iolanda Caula que do alto de seus mais de setenta anos, sempre está orientando seus filhos e netos como dirigir um dos maiores blocos carnavalesco da região Amazônia o Galo da Meia Noite!
Lenha na Fogueira
Hoje é o dia do Galo da Meia Noite. A família Caula/Corbim coloca o bloco na rua festejando 24 anos de folia sempre no mesmo percurso, ou seja, Rogério Weber, Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes e Casa da Cultura.
********
Depois das polêmicas em torno do repertório do segundo ensaio, a direção do Galo tomou as providências cabíveis e o público passou a curtir o que temos de melhor em termo de banda musical como foi o caso do Beto Cezar e Banda e da Banda Carijó.
********
Foi o resgate da origem do bloco. Pois a partir do segundo ensaio, o que passou a tocar nos ensaios, foram sambas enredos, samba de raiz, marchinha, carnadrilha e frevo. Essa será a tônica do desfile da noite de hoje.
********
O jovem presidente Thiago Caula está eufórico, principalmente depois que conseguiu através de uma equipe coesa, da qual faz parte do Dr. Ernande Segismundo, liberar sem precisar de recorrer à justiça, o desfile de hoje do segundo maior bloco de Porto Velho o Galo da Meia Noite.
********
Só quem vive os bastidores do carnaval, sabe o quanto é difícil colocar um bloco na rua. É despesa que não acaba mais, é protocolo quase impossível de ser cumprido e o que é pior, o EGO de alguns “guaxebas” que passam o ano no anonimato e se aproveitam de eventos como o carnaval de uma grande entidade, para colocar as “unhas” de fora. É muita boçalidade junta!
********
Por falar em carnaval e irresponsabilidade, um folião que ninguém sabe, pegou a “BURRINHA” que saiu no “Pirarucu do Madeira e levou. O rapaz que desfilou com a Burrinha, no final do cortejo foi acometido de uma crise de hemorroide e abandonou a bicha na calçada do Deroche e a coitada desapareceu. A Luciana está pra ficar doida com o sumiço da BURRINHA do PIRARUCU. Deu “murrinha” no Pirarucu o desaparecimento da Burrinha!
********
Enquanto alguns prefeitos, sem saber administrar suas incompetências, demagogicamente, anunciaram e a imprensa mal informada ou corporativista deu ênfase, que em virtude da “crise”, não realizarão carnaval em seus municípios;
********
É aqui que entra nosso elogio, ao prefeito de Pimenteiras um município pequeno, que fica à beira do Rio Guaporé e que apesar da pouca arrecadação, vai realizar três dias de carnaval popular. Veja a matéria da assessoria da prefeitura do município de Pimenteiras:
********
Carnaval de Pimenteira vai agitar os foliões do Vale do Guaporé
******
Organizado por Iago Nogueira da “Parada Certa” com apoio da Prefeitura Municipal de Pimenteiras através da Secretaria Municipal de Turismo, o Carnaval de Rua 2016, nos dias (05 e 07) de fevereiro deverão receber centenas de foliões por noite…
******
O organizador Iago está finalizando os últimos detalhes para a grandiosa festa. Serão três noites de festa e de muita alegria. O início está marcado para sexta-feira (05) e termina na noite de domingo (07).
********
“Segundo o diretor de Turismo do município Rafael Souza estamos organizando os últimos detalhes e na expectativa de uma grande festa. Vamos torcer para que o tempo ajude e os foliões possam festejar conosco. Estamos dando uma atenção especial no quesito segurança, onde contamos com a presença da Policia Militar. Além disso, estamos montando uma estrutura de som a altura do evento. Vai estar também à disposição à praça de alimentação e banheiros químicos para que as pessoas se sintam realmente bem a vontade no carnaval de rua”, disse Rafael. Parabéns ao prefeito de Pimenteiras
*********
Alô se Cabo Omar, o GALO DA MEIA NOITE já vai começar! Então, vou pra lá!
,
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando