Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 06h44
O bailado das garças à beira do Guaporé
O 2º Festival de Inverno Amazônico reuniu atletas e artistas do Vale do Guaporé em Costa Marques
A noite do último sábado foi aguardada com grande ansiedade pela equipe da Secel e da Setur que se encontrava em Costa Marques, prestigiando o 2º Festival de Inverno Amazônico, realizado pela Luzia Penha em parceria com o governo estadual e de última hora com a prefeitura de Costa Marques. O Festival começou sexta feira com a realização de provas de atletismo e a noite com show musical da cantora Eva Gonçalves e integrantes da banda Explosão do Vale. Sábado a tarde aconteceu a corrida de 10 km que contou com atletas de cidades vizinhas como São Francisco, além de corrida de rabeta. Domingo foi o grande dia do atletismo com a competição de Triatlo, corrida de Jet Ski e de motores de várias potências.
Apesar de não contar com o patrocínio esperado por parte do empresariado do Vale do Guaporé, Luzia conseguiu boa quantidade de inscrições de atletas que receberam apenas troféus patrocinados pelo governo através da Secel e o Kit turismo doado pela Setur. Prestigiaram o evento o Secretário da Secel Francisco Leilson Chicão e o Superintendente de Turismo da Setur Basílio acompanhados das respectivas equipes de técnicos das referidas entidades.
No segmento cultural, a ansiedade por parte da equipe governamental em especial da Secel era quanto às apresentações dos grupos “Pé na Brasa” dirigido pela presidente da Colônia de Pescadores Z-4 Maria Emilia, que apresentou a dança de “Toada de Boi” e “Carimbó do Guaporé” e do grupo “Farrapos da Mangueira” com a grande atração da noite “O Bailado das Garças”. Essa Dança é uma criação da dona Merileide Gonçalves e é genuinamente de Costa Marques assim como o “Balé das Gaivotas” e a “Revoada dos Biguás”. O secretário da Secel Francisco Leilson recomendou sua equipe que averiguasse a possibilidade de levar o grupo dirigido pela Eva Gonçalves para se apresentar no Flor do Maracujá deste ano, que vai acontecer entre os dias 22 de junho de 1º de julho. “Temos como propósito dentro da Secel, pesquisar e resgatar as manifestações folclóricas do estado de Rondônia como é o caso do Bailado das Garças que foi muito bem apresentado pelas jovens de Costa Marques”, disse o secretário.
Hoje tem Baaribu Nonato com o CD Mistura na Mostra de Música do Sesc
*********
A partir das 19h00 no teatro 1 do Sesc Esplanada e na área de convivência. A entrada é franca, Vai lá!
**********
O projeto Arte de Todos, promovido pela prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, realizou no dia 30 de abril, no colégio Tiradentes, a aula inaugural do curso de oficina de Percussão e Tamborim, com a participação do instrutor Nery Rodrigues.
**********
Durante o evento, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas de percussão, sobre o conhecimento da história do instrumento, para auxiliar o aluno a compor melodias e criar coreografias com tamborim.
**********
O projeto visa atender toda comunidade e também as escolas de samba. A fundação pretende fechar uma turma com 50 alunos.
**********
As aulas serão realizadas toda segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 19h30. De acordo com a chefe de Divisão de Artes da Iaripuna, Arlene Bastos, o projeto existe há 8 anos, atendendo distritos do Baixo Madeira.
**********
Sobre a exposição que está acontecendo no Sesc - centro:
*********
No último dia da exposição, dia 12 de maio, haverá um "bate - papo" na Galeria de Arte do Sesc - Centro, das 14h00 às 16h00. Quando também o Sesc sorteará uma gravura original!!!
**********
Para concorrer basta visitar a exposição, assinar o livro de presença com o n° do telefone.
*********
A gravura que será sorteada chama-se “jardim com raios de outono", foi feita a partir de uma série de desenhos, ainda executados na cidade de Donaueschingen, na Alemanha, na ocasião de uma exposição individual nesta cidade do Sul da Alemanha.
***********
Somando à exposição há a música Celta, que é a música do período da idade média, quando esta técnica, gravura, teve seu início. É uma seleção de músicas escolhidas para acompanhar esta exposição, num rítmo de alegria e contentamento.
**********
Abraços e obrigada pela atenção!!! Ângela
**********
Não sei se devo publicar as notas que recebi por e-mail dos carnavalescos Marcel Fabiano da escola Diplomatas e do Sandro Sará da Acemicos da Zona Leste.
*********
Publico? Não publico? Publico!
*********
Caro amigo Silvio, o bom de ser, Diplomatas do Samba é isso... Cada gesto, cada frase dita ou até mesmo o silêncio é motivo para chateação de alguns ditos “sambista" de Porto Velho... Não vim de um berço de sambista, mas hoje faço parte desse meio que aprendi a amar e o mais importante, sem querer nada em troca "será que todos são assim?", mas o mais engraçado que os dito sambista, vem sendo obrigados, ano após anos a aplaudir essa agremiação carnavalesca, que sempre trás algo novo para apresentar para os amantes do carnaval de rua, vamos parar por aqui, pois não posso entregar de mão beijada o segredo dessa escola que nos últimos cinco anos, venceu quatro vezes e ano que vem vai buscar o posto de campeã novamente do carnaval de Porto Velho com o enredo: 1,2,3 e... Já!!! A história dos números a Diplomatas vai contar.
**********
Olha a vermelho e branco já entregando esse furo de reportagem, vou contar mais uma: o carnavalesco para 2013 é o conceituadíssimo João José o popular JJ, tá bom ou quer mais?
*********
E lembrando que não faltei com o respeito à agremiação nenhuma, apenas tenho o direito de beijar apenas a bandeira da escola que faço parte, que é a nossa Vermelho e Branco e vamos parar de hipocrisia, pois são essas cores que me identifico e não sou vira casaca. Vamos parar de falar cambada e vamos começar a trabalhar, pois para ser escola de samba de verdade, vocês ainda vão ter que fazer muita “FEIJOADA”, eu disse FEIJOADA e não feijão preto!!!
**********
Atenciosamente, Marcel Fabiano da Silva, Presidente da escola Os Diplomatas
**********
Aí o Sandro Sarará responde já que também recebeu o e-mail.
**********
Caro Fabiano, Não precisamos deste tipo de situação no nosso carnaval. Se ocorreu algo que desagradou a você me desculpe. Reconhecidamente a Diplomatas do Samba é a grande escola de samba de Porto Velho e ninguém duvida da capacidade da sua equipe, na qual tive o orgulho e o prazer de fazer parte durante 2 carnavais.
**********
Temos que andar juntos pois, rivalidades aparentemente acaloram discussões e debates, mas na prática pouco contribuem para a melhora do espetáculo.
*********
Vamos nos ajudar, trocar idéias e administrar de forma inteligente para que em um futuro próximo estejamos com todas as escolas de samba em um bom nível e com suas quadras de ensaio, tendo um local bom para desfilar e apresentar um carnaval digno para o público.
**********
Disse e repito, se ocorreu algo que desagradou a vocês me desculpe, e também não queríamos causar constrangimento com o episódio da BANDEIRA, já que diferentemente do futebol onde beijar o escudo é sinal de amor, no protocolo do samba BEIJAR A BANDEIRA é sinal de respeito à agremiação, contudo ninguém é obrigado a tal.
**********
Conto com sua inteligência e visão para juntos melhorarmos nosso carnaval e tenho certeza do grande desfile que irão realizar no carnaval próximo.
**********
Sandro Sarará - GRES Acadêmicos da Zona Leste
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando