Segunda-feira, 18 de julho de 2011 - 06h17
DUELO NA FRONTEIRA
Bois se apresentam para a imprensa
Flor do Campo e Malhadinho mostram beleza em Porto Velho
A Coordenação do 17º Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira, ofereceu na última sexta feira 15, no teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho coquetel a imprensa e convidados.
O show montado pela coordenação mostrou parte da beleza que estará sendo apresentada pelos bois Flor do Campo e Malhadinho nos dias 12, 13 e 14 de agosto no bumbódromo da Pérola do Mamoré.
Este ano o Flor do Campo será o responsável pela abertura do festival se apresentando na primeira noite 12, com o tema “Amazônia Terra Mãe”. De acordo com a diretora executiva do vermelho, advogada Estelina “O Flor do Campo mais uma vez vai apresentar um tema regional falando sobre a nossa flora, fauna e a necessidade da preservação enfim, vamos exaltar mais uma vez a necessidade que temos do verde. O Flor do Campo se intitula o salvador da Amazônia” Disse Estelina garantindo que o bumbá da dona Georgina vai ser mais uma vez campeão do festival.
Estelina e o presidente Peta do boi Malhadinho exaltaram a compreensão do governador Confúcio Moura que através da Secel já depositou, os recursos financeiros que já estão sendo aplicados pelos bumbás na confecção dos cenários e alegorias.
Josias Cavalcante o Peta – presidente do Boi Malhadinho em declaração a nossa reportagem, informou que através do tema ‘Malhadinho, 25 os de Amor e Magia’ “Vamos homenagear os fundadores, aquelas pessoas que lá atrás deram sua contribuição para que pudéssemos estar aqui hoje”.
O diretor de arena do bumbá azul do bairro 10 de abril e Pajé Cleiton Lopes presenteou os presentes ao teatro 1 do Sesc, com um super show de dança de pajé, sendo muito aplaudido.
Após sua apresentação bateu um papo com nossa reportagem quando fez as seguintes considerações: “Este ano o Malhadinho vem falando dos 25 Anos de Amor e Magia – Há 25 anos foi fundado o nosso Boi Malhadinho no bairro 10 Abril, pelo senhor Leonilson Souza e família. Durante nossa apresentação vamos lembrar algumas lendas que já levamos para a arena. Vamos inovar dentro do festival, será uma coisa jamais vista pelo público que acompanha nossos festival, até porque, vamos em busca do título que escapou de nossas mãos por um leve deslize. Quero deixar bem claro, que em nenhum momento eu Cleiton Vieira Lopes diretor de arena, tirei qualquer artista do Boi como, por exemplo, seu Ernane Cabral que é um artista do Malhadinho e que pra mim irá fazer falta caso se desligue da nossa agremiação” disse Cleiton lembrando que está no Malhadinho desde 1996 como Pajé.
Perguntado como procede na criação dos rituais, respondeu: “Me inspiro nos verdadeiros pajés de tribos indígenas, procuro visitar as tribos que existem nos arredores de Guajará Mirim. Este ano participei de um ritual da tribo Pacaás Novos e da tribo Jabuti, também viajei até as cordilheiras para participar do ritual da tribo Jívalos no qual nos inspiramos para o festival deste ano. O compositor de Parintins Marcos Lima foi quem fez a coreografia em cima do ritual realizado por essa tribo” finalizou Cleiton.
Hoje tem espetáculo, tem sim senhor! E lá vai cortejo de abertura do Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua.
**********
A programação começa com a concentração a partir das 16h00, na praça das Caixas D’água.
**********
Aí as 18h00, começa o cortejo propriamente dito, rumo a praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré passando pelo Mercado Cultural. Chicão Santos o idealizador do festival garante que as 19h00 o evento será aberto oficialmente com a presença de autoridades municipais e estaduais.
**********
Logo após os discursos das autoridades, começa o festival propriamente dito obedecendo a seguinte programação:
***********
20 horas – Meu Boi Precioso – Pelo Ponto de Cultura Ponto de Início – Porto Velho – RO
***********
O espetáculo conta a história de Chico, que quer cortar a língua do boi mais querido do patrão para satisfazer uma vontade de grávida de sua mulher Catirina. Quando o patrão descobre, obriga Chico a ressuscitar o boi.
***********
Resumindo, é o “Auto do Boi” estilizado.
***********
21 horas – Saltimbembe Mambembancos - Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos – Presidente Prudente – SP
**********
É um espetáculo que mistura Circo com Teatro de Rua, onde são apresentados números de variedades como: Malabarismo, Acrobacias de solo e Perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe.
************
Paralelo ao Amazônia Encena na Rua O Imaginário também realiza o 2º Festival de Dança.
***********
O Festival de Dança também vai acontecer no Complexo Madeira Mamoré com a seguinte programação hoje:
***********
Cia de Dança Chagas Peres Dança de Salão as 19h00.
**********
Grupo Locombia de Teatro de Andanças - Dança Indiana (Odisse)
***********
Isso quer dizer que de hoje 18, até o próximo domingo dia 24, Porto Velho será a capital brasileira do Teatro de Rua. Vamos prestigiar as apresentações que todos os dias começam as 19h00 na praça da Madeira Mamoré.
*********
Amazônia Encena na Rua é uma realização do grupo O Imaginário com o apoio do governo federal através do Minc, governo estadual Secel governo municipal Fundação Iaripuna e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
*********
A festa de lançamento do 17º Festiva Folclórico de Guajará Mirim o famoso Duelo na Fronteira que envolve os bois bumbás Malhadnho e Flor do Campo parcialmente lotou o teatro 1 do Sesc Esplanada na noite da última sexta feira.
**********
A turma de Guajará compareceu, em massa, registramos a presença do secretário de turismo Daian Saldanha que nos informou que o prefeito Atalíbio determinou que todo apoio logístico seja dispensado ao festival, que este ano deve registrar recorde de público.
**********
A estrutura dos camarotes que será montada no bumbódro é a do Casa Grande, a melhor de Rondônia.
**********
O Flor do Campo apresentou a Cunhã Poranga, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, três dançarinos e o Boi (tripa), assim como o CD com as toadas deste ano, tudo sob a direção da Estelina.
**********
Francisco Leilson Chicão secretário da Secel estava lá com sua equipe.
**********
O presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes dos Santos o Tatá também marcou presença.
***********
A presença maciça foi da imprensa televisiva, falada, impressa e web.
**********
O show do Malhadnho foi mais completo, com 9 dançarinos, sinhazinha da fazenda, porta estandarte, rainha do folclore, cunha poranga e boi (tripa) mais
**********
O espetáculo que foi a apresentação do pajé Cleiton Lopes. Não é atôa que o Cleiton é considerado o melhor pajé de Rondônia.
**********
Durante sua apresentação o pajé do Malhadinho nos presenteou com seu “Maraca”, por sinal, muito bonito que já está exposto em local de destaque na sala da minha casa. Obrigado Cleiton.
***********
Também fomos agraciados com o CD com as toadas do boi Flor do Campo que nos foi entregue pela presidente Estelina. Obrigado à galera vermelho e branca.
**********
Se você ainda não foi, vá este ano assistir o DUELO NA FRONTEIRA uma briga saudável entre os bumbás Flor do Campo e Malhadinho que vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de agosto m Guajará Mirim.
**********
E o carnaval fora de época terminou com a apresentação da cantora baiana Claudia Leite.
**********
Uma coisa ficou bem clara, o Fora de Época deste ano não bateu o recorde de público da Jorge Teixeira como apostavam seus organizadores
***********
Até porque, acho que pelas pendengas entre a direção do Maria Fumaça e a Justiça o negócio foi meio desorganizado se é que desorganização tem “meio”.
**********
O tal encontro de tios não aconteceu. O que aconteceu foi que na noite de sexta feira a Banda Cheiro de Amor deu uma volta e meia e foi embora entregando os foliões para a Pimenta Nativa animar.
**********
Sentimos a total falta de ação da famigerada fiscalização do Código de Postura. Aquela que tentou acabar com a programação do Mercado Cultural.
**********
A Jorge Teixeira se transformou numa verdadeira favela, com barracas por tudo quanto era lado e local.
**********
E nem a equipe do Código de Postura da Prefeitura de Porto Velho e nem o Comando Sanitário marcaram presença no Fora de Época. Se marcaram, ficaram escondidos no meio dos foliões do bloco.
**********
Bom mesmo vai ser participar do Festival Amazônia Encena na Rua que começa hoje e vai até domingo.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando