Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 - 06h42
ARTE
Ator de Porto Velho tem aula com Eugenio Barba
Eugenio Barba é um dos mais representativos artistas de teatro do cenário mundial
O ator e bailarino porto-velhense Francis Madson foi um dos 18 artistas da América Latina, e único da região norte, a ser selecionado para participar da quinta edição do másters in residence de intercâmbio artístico e acadêmico “A Arte Secreta do Ator – Brasil” e treinamento “Como Pensar Através de Ações”, ministrado por Eugenio Barba, durante cinco dias em Brasília, DF. O workshop é uma oportunidade pedagógica única e exclusiva, já que Barba atualmente só dirige ou trabalha diretamente com atores de seu grupo e montagens.
Francis Madson, que hoje mora em Manaus, segue uma linha de trabalho influenciada pela dança, teatro e performance e, também, pelo conceito “Antropologia Teatral”, criado por Eugenio Barba. Juntamente com a Cia Cacos de Teatro, Madson desenvolve trabalhos fundamentalmente enraizados no entendimento do homem, representado pelo corpo na dinâmica social.
Madson diz que “participar desse processo contribui em três aéreas importantes do trabalho da Cia: estética, política e social. Estética pela influência direta do Teatro Antropológico de Eugênio Barba nas produções da Cia Cacos. Política porque permite uma nova forma de operar sobre a realidade, e social por eu ser também um educador e estar em busca de conhecimento dentro desse processo de arte educação. Participar desta oficina é entender que isso influenciará diretamente na forma de cooperar com os discentes no intuito de sensibilizar produzir conhecimento”, comenta.
Entre os artistas que marcaram profundamente a história do teatro da segunda metade do século XX, Eugenio Barba é um dos mais raros diretores e pensadores do teatro que trabalhou e ainda trabalha de forma inovadora em todos os campos da cultura teatral, inclusive no uso do teatro no contexto social, ético e universal como um instrumento transcultural para ativar relações entre grupos sociais e etnias diversas.
Pela primeira vez, os sambistas ligados as escolas de samba de Porto Velho, terão a oportunidade de assistir o verdadeiro ritual de um batizado de escola de samba.
**********
Isso está programado para acontecer na noite desta sexta feira 30, na tenda do Tigre - Asfaltão a partir das 20h00.
*********
Acontece que a diretoria da recém fundada Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste, convidou a escola de samba Asfaltão para ser a Madrinha da escola
*********
O presidente Sandro Sarara foi buscar nos anais da história das escolas de samba do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, o procedimento correto do cerimonial do ritual do Batizado.
*********
Durante a reunião da Federação das Escolas de Samba - Fesec realizada quarta feira, no Mercado Cultural, Sarará oficializou o convite a todas as agremiações, no sentido de participarem do ritual levando para a Tenda do Tigre a bandeira com sua respectiva Porta Bandeira.
*********
Acontece que o ritual sugere que as demais escolas de samba da cidade, ao marcarem presença com seus Pavilhões mostram que aceitam a nova escola de samba como parceira.
*********
“É uma solenidade muito bonita”, informa Sarará.
*********
A primeira escola de samba de Porto Velho que temos conhecimento, que foi batizada por outra escola de samba, foi a Pobres do Caiari.
*********
Acontece que a Caiari não foi batizada em Porto Velho, foi batizada pela Portela lá no Rio de Janeiro.
********
Quem convidou a Portela para Madrinha da Caiari foi a professora Marize Castiel que recebeu das mãos do grande presidente Natal, os símbolos e a autorização para usar as cores azul e branca, no mesmo tom da Portela.
*********
Agora a Acadêmicos da Zona Leste será batizada pela a Asfaltão seguindo o verdadeiro ritual do Batizado de uma escola de samba.
*********
Logo após o batizado da caçula da Fesec, começa a roda de samba quando o Asfaltão também vai homenagear os músicos do grupo “Só Bambas”.
*********
Isso tudo, desde a reunião da Fesec que aconteceu quarta feira dia 28, passou a fazer parte da programação oficial do Dia do , 2 de dezembro.
**********
Sendo assim, a programação do Dia do Samba continua domingo a partir das 16h00 no Mercado Cultural, com as escolas de samba apresentando seus sambas enredo para o carnaval de 2013.
*********
Além do samba enredo, cada escola vai apresentar o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, troupe da bateria com sua rainha e show de mulatas.
*********
A ordem das apresentações será a seguinte: Acadêmicos da Zona Leste; Império do Samba; Rádio Farol; Asfaltão; Os Diplomatas do Samba, Armário Grande e Acadêmicos do São João Batista.
********
A única escola de samba que não marcou presença na reunião da Fesec de quarta feira foi justamente a São João Batista porém, segundo o Puxador de Samba Enredo e representante da agremiação perante a Federação Banana Split a escola vai se apresentar domingo.
********
Outra noticia boa, foi que a prefeitura através da Iaripuna mandou avisar que o prefeito Roberto Sobrinho está disposto a realizar o repasse de parte do subsídio solicitado pela Fesec ainda no mês de dezembro. Isso vai ser uma boa para as escolas de samba.
*********
A respeito do assunto carnaval, a Comissão de Transição do novo prefeito está afinadíssima com o pessoal da Iaripuna.
*********
Aliás, a diretoria da Iaripuna tem facilitado o máximo o acesso da Comissão de Transição aos documentos da Fundação. Tá tudo em paz por lá.
***********
Já na Casa da Cultura o negócio parece, não anda muito bom para a atual coordenação. Tem algo no ar que não é urubu e nem avião! Abre o olho Geraldo!
*********
Encerra neste domingo, 02, a “7º Mostra Cinema e Direitos Humanos na America do Sul” aberta na última segunda-feira, 26. As exibições acontecem nos períodos da tarde e à noite no Sesc Esplanada.
*********
Hoje tem Fina Flor do Samba Mercado Cultural das 19h às 00h.
*********
Amanhã sábado tem - Mostra de Dança “Cores” da Escola Municipal de Dança Pró Art com a apresentação de balé e várias coreografias sob a direção da professora Cléa Rocha. Local: Ginásio do Instituto Maria Auxiliadora. Horário: apartir das 19h30.
*********
Sábado também tem Projeto Roda de Samba ao vivo com Beto César e Convidados. No Mercado Cultural. Horário: das 17h30.
**********
Domingo, dia 02 – Encerramento da Mostra de Dança “Cores” da Escola Municipal de Dança Pró Art com a apresentação de balé e várias coreografias sob a direção da professora Cléa Rocha. Local: Ginásio do Instituto Maria Auxiliadora. Horário: apartir das 19h30.
*********
Hoje a noite tem o Batizado da Escola de Samba Zona Leste pela Madrinha Asfaltão na Tenda do Tigre.
FESTCINEAMAZONIA
Depois da BR 364 a Itinerância chega ao Baixo Madeira
Foram mais de 900 quilômetros percorridos no eixo da rodovia BR-364, sentido Acre, nove distritos de Porto Velho beneficiados e mais de duas mil pessoas alcançadas. O Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia Itinerante concluiu nesta terça-feira (27) no distrito de Nova Califórnia a etapa da itinerância na BR-364. A partir do dia 6 de dezembro o festival inicia a etapa itinerante no Baixo Rio Madeira com exibição de cinema e circo em São Carlos (6/12), Nazaré (7/12), Demarcação (8/12) e Calama (9/12).
A itinerância iniciou no dia (19/11) no distrito de Rio Pardo, passando por Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Os filmes exibidos no Festcinemazônia Itinerante são selecionados na mostra competitiva do festival em Porto Velho, realizado no começo do mês e das produções convidadas da programação. Neste ano o festival leva também aos distritos de Porto Velho a atração circense do artista João Lima o ‘Circo De Um Homem Só’ onde um palhaço faz sozinho um espetáculo de circo completo.
O fotógrafo profissional e documentarista Marcos Santilli acompanha o festival itinerante. Santilli é considerado um dos grandes fotógrafos da história de Rondônia. Realizou diversas expedições ao Estado para documentar a colonização descontrolada da região. Visitou seringais, garimpos, aldeias indígenas e florestas arrasadas.
O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando