Sexta-feira, 13 de julho de 2012 - 05h02
Amazônia Encena na Rua comemora centenário
De 21 a 29 de julho, o Complexo da EFMM será palco da V edição do Festival Amazônia Encena na Rua
Pelo quinto ano consecutivo, O Imaginário traz a Porto Velho dezenas de grupos de teatro, dança e circo, que vão transformar a cidade num grande palco do Teatro de Rua. Nesta edição, a realização do Amazônia Encena na Rua é em parceria com o Sesc Rondônia e comemora o Centenário da E.F.M..M, local onde acontecerão todas as atividades do Festival.
Serão 9 dias de programação diversificada, com 35 espetáculos de dança, circo e teatro de rua. Além dos grupos e companhias de Porto Velho, também se apresentam no Festival artistas da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e Maranhão) e São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Um grupo da Venezuela completa a programação, fortalecendo o intercâmbio cultural entre os grupos e enriquecendo a pluralidade dos espetáculos.
Como na edição anterior, a abertura do Festival, no sábado (21) será marcada por um grande cortejo com todos os artistas e público. Esta cerimônia descontraída é também muito simbólica para o Amazônia Encena, pois percorre as ruas saindo da Praça das Caixas D’água até Arena Madeira Mamoré, tomando, de fato, conta da cidade. A concentração está marcada para as 18h e às 20h acontece o show musical “São Batuques”, com Beto Oscar e Helder Brandão, de Macapá.
O V Festival Amazônia Encena na Rua é uma realização do O Imaginário e Sesc Rondônia, e conta com o apoio da Fundação Iaripuna - Prefeitura de Porto Velho, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - Secel, do Governo do Estado de Rondônia e do Instituto Itaú Cultural - Intercâmbio Rumos Teatro.
As sinopses e maiores detalhes dos espetáculos, juntamente com informações sobre oficinas e o II Seminário Amazônico de Teatro, que acontece paralelamente à programação do V Amazônia Encena, podem ser encontradas no site: www.oimaginarioro.com.br.
|
Hoje tem samba de raiz no Mercado Cultural. Ernesto Melo coloca na Fina Flor do Samba um projeto que em pouco tempo alcançou grande sucesso de público.
*********
Trata-se do Projeto Cultural “Embolada do Samba” que acontece todo sábado à tarde, no Bar do Ceará no Conjunto 4 de Janeiro.
********
O Embolada do Samba tem como criadores o músico Caté Cassara e o agitador cultural Carlinhos Maracanã.
*********
Ao tomar conhecimento do sucesso do Projeto, Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba fez o convite para que o mesmo fosse apresentado no Mercado Cultural o que vai acontecer na noite de hoje, sexta feira 13.
*********
Como o Carlinhos Maracanã é botafoguense, clube de coração do Zagalo, esse negócio de Sexta Feira 13 é “balela”.
**********
O certo é que hoje à noite vamos conhecer o samba praticado lá pras banda do 4 de Janeiro.
*********
Se fosse no Rio de Janeiro seria o samba tocado no subúrbio do 4 de Janeiro.
*********
O Sesc Amazônia das Artes apresenta na noite de hoje no Teatro 1 da unidade Esplanada, o espetáculo circense – O Menor Espetáculo da Terra com o grupo paraense “Palhaços Trovadores”. As 19h30
********
Amanhã tem ”A Serpente” com o grupo OFIT – Com a Associação Cultural Oficina de Interpretação de Mato Grosso do Sul – As 20h30.
********
O Sesc Amazônia das Artes fica em cartaz até o dia 28 deste mês de julho.
********
Se você não sabe, hoje dia 13 sexta feira é o dia do Rock e para comemorar a data a moçada vai se reunir na escadaria da UNIR Centro a partir das 18h00.
*********
Já confirmaram participação: Coveiros, TCB, Caixa de Silencia, Moby Dick, Intervenção Poética e Bubu Johnson. Tá faltando Os Malcriados nessa programação.
***********
Amanhã no Grego acontece a noite especial da banda “O Rappa”. O show começa à meia noite e só termina após as três da Madruga. Quem vai fazer o som é a banda Johnnie Black. R$ 30 mangos custa o ingresso
*********
Domingo na Praça da Madeira Mamoré acontece o lançamento da revista “Turma da Mônica – Uma história que precisa ter fim”. Às 17h00, com a participação da Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali que tirarão fotos com a criançada. Haverá ainda presença de DJs e outras atrações infantis com tema alusivo a prevenção do uso de drogas.
*********
Domingo também tem a última apresentação da peça Cabaret no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Chega cedo pra pegar lugar. A encenação começa as 18h00
*********
Isso tudo é o esquenta para a V Edição do Festival Amazônia Encena na Rua que vai começar no dia 21 em comemoração ao Centenário da Madeira Mamoré.
*********
Por falar em inauguração, neste sábado 14, o Zé Monteiro inaugura a Pousada Tucumã que fica ao lado da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia com entrada no KM 13 de BR 364 sentido PVH/Ariquemes à beira do Rio das Garças. Vamos lá beber vinho de açaí com farinha d’água e comer peixe assado na folha da bananeira. É um lugar muito aprazível.
*********
Estava eu ontem, acompanhando o noticiário televisivo quando começa uma reportagem sobre a presença de crianças e adolescentes na Vila Princesa.
*********
Uma Conselheira do Conselho Tutelar foi lá após receber denúncia, para orientar os pais que criança e adolescente não podem estar num ambiente como aquele. Que os pais não devem levar seus filhos pra lá,
*********
A Conselheira nessas alturas convocou a equipe de reportagem da televisão para registrar o fato e principalmente para mostrar que o Conselho Tutelar está atento a essas práticas “indevidas”.
********
Porém, quando a repórter fez uma pergunta a um pai, sobre o porquê ele levava os filhos para o “Lixão”. O senhor foi enfático.
*********
Sem pestanejar, respondeu: Na Vila não existe Creche para deixarmos nossos filhos por isso temos que trazê-los para cá. Não é nossa vontade trazer nossos filhos para esse ambiente insalubre, porém o governo não nos da alternativa.
*********
Acontece que no natal, réveillon, dia das crianças, dia das mães, dia dos pais, ou todo evento que envolve arrecadação.
*********
É anunciado que o arrecado será investido em cestas básicas que serão entregues aos moradores da Vila Princesa.
**********
Pergunto eu: Será que aquele povo precisa tanto de sexta básica. Não seria melhor que se fizesse campanhas para arrecadar material de construção para se construir uma creche no local, para que os pais tivessem onde deixar seus filhos quando fosse catar lixo?
*********
Aí, vai uma conselheira dizer que os pais não devem levar seus filhos para aquele local, mas, não disse que o Conselho está providenciando junto à prefeitura, a secretaria de assistência social, ou seja lá quem for, a construção de uma creche para abrigar as crianças enquanto os pais trabalham.
*********
Os moradores da Vila Princesa não querem migalhas, querem a construção de uma creche, dignidade e respeito!
PATRIMÔNIO
IPHAN tomba postos telegráficos de Rondon
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de sua Superintendência em Rondônia realizou a instrução do processo de tombamento nº 1055- T – 82 das antigas estações telegráficas construídas pela Comissão Estratégica de Linhas Telegráficas de Cuiabá a Porto Velho, instaladas nos municípios de Vilhena e Ji-Paraná, no Estado de Rondônia.
A Superintendência do Iphan em Rondônia lutava pela inscrição dos postos telegráficos no Livro de Tombo Histórico desde 2007. “O tombamento nacional já é uma grande vitória para a história de Rondônia. O próximo passo é arregaçar as mangas e partir para os projetos de restauração, revitalização e musealização das edificações”, diz o superintendente do Iphan de Rondônia, Beto Bertagna.
A partir de agora, as duas estações (Vilhena, que sediava o Museu Rondon, desativado e Ji-Paraná, que abriga o Museu das Comunicações) estão sob proteção da União e devem ser avaliadas pelos técnicos do Iphan para receberem uma reforma em sua estrutura, que está muito avariada, restaurando as suas características originais. Gostaria de agradecer ao empenho do historiador Adler Homero, do Depam – Departamento de Fiscalização e Patrimônio Material e da equipe da Superintendência em Rondônia, que é pequena mas aguerrida”, salienta Bertagna.
O Edital, assinado pelo Presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida foi publicado no Diário Oficial da União nº 121, Seção 3 páginas 11 e 12 e comunicado ao prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, ao prefeito de Vilhena, José Rover e ao Governador de Rondônia, Confúcio Moura.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando