Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Homenagem a Ernesto Melo hoje no Mercado Cultura + Moacyr Luz, do Samba do Trabalhador para o Tributo ao Menestrel


Homenagem a Ernesto Melo  hoje no Mercado Cultura + Moacyr Luz, do Samba do Trabalhador  para o Tributo ao Menestrel - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

A grande pedida na noite desta sexta feira 30, é prestigiar o show em homenagem ao Ernesto Melo que a prefeitura via Funcultural vai realizar, em parceria com a Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

**********

Além da participação de vários sambistas de Porto Velho interpretando canções compostas pelo Poeta da Cidade como Silvio Santos, Hudson Mamedes, Cristóvão Nascimento, João Carteiro; William Coimbra, João Carteiro, Kabeça entre outros.

*********

Teremos a participação especial do compositor carioca Moacyr Luz, mostrando os grandes sucessos da sua carreira como: “Toda Hora” – Toda hora alguém me chama pra beber. Toda hora alguém me chama pra zoar. Por que ninguém chama pra benzer? Por que ninguém me chama pra rezar?...

***********

Pra completar Moacyr Luz é o compositor carioca que conseguiu colocar três samba enredo na avenida num mesmo carnaval. Isso aconteceu no carnaval deste ano quando ele foi o autor dos sambas das escolas Grande Rio, Paraíso do Tuiuti e Renascer. Esse é o sambista que vai se apresentar na festa do Ernesto Melo na noite desta sexta feira. Tem um detalhe a entrada é franca.

*********

Por falar em evento. O Arraial Comunidade do Sertão vai apresentar na noite de hoje as juninas Girassol das |três Marias e Jucadiro.

*********

Amanhã quem dança na tentativa de amealhar a premiação de R$ 1,5 MIL é a Flor da Primavera dirigida pela dona Francisca, mais as quadrilhas mirins Rosas de Ouro, Rádio Farol e Rocinha.

**********

O responsável pelo Arraial Comunidade no Sertão Fernando Rocha postou o seguinte desabafo:

*********

Meus amigos quero aqui relatar em poucas palavras o que de fato aconteceu. A nossa premiação era pra ser bem melhor, além de dar mais condições aos grupos. Inclusive era nossa intenção trazer dois bois bumbás para se apresentar no arraial

**********

Fui obrigado a tirar porque nem tenho para custear despesas que não estavam no nosso cronograma, como arquibancadas tendas e outros, além do movimento fraco de vendas.

**********

O fato é que montei o arraial, com uma estrutura boa, iluminação impecável, acessibilidade de entrada e saída para os grupos e pessoas, ou seja o palco está todo bem montado essa parte é minha, agora o apoio que estava sendo programado por parte de gestores e legislativo, não deu certo, talvez por falta de vontade de quem é gestor da cultura nesse estado, ou seja, quem lê a cartilha dessas pessoas consegue algo, ou tem a mesma dificuldade, isso eu não sei, eu só sei que pra mim foi, e está sendo muito difícil.

***********

Graças a Deus que SEMDESTUR, FUNCULTURAL, SEMUSB, E EMDUR , não medem esforços para apoiar o Circuito Junino, agora o estado, entende que a cultura não é políticas públicas, ou seja, dar condições para todos.

***********

No meu caso ainda é mais complicado, porque estou pagando  um preço muito grande, por não ter me acovardado, como representante de uma Federação, para fazer os caprichos do governo.

************

Mesmo os 200 mil não vindo pela Federon, mais foi através dela, e de nossa união, que conseguimos, e fomos mais além, buscamos 100 mil por conta própria, agora por conta de tudo isso pago um preço grande de não ter o apoio no nosso Arraial, por perseguição pessoal, como. se a comunidade, e o movimento junino tivesse culpa disso, posso pagar o preço que for, mais me orgulho de defender um seguimento coletivo, quero dizer com isso, que a ajuda que poderia vir para  estrutura do evento, e que em parte estamos pagando, poderia servir para melhorar tanto a premiação, quanto outros serviços.

************

Mais estamos aqui firme e forte, porque 2020 vem aí, e tudo poderá ser diferente.


Homenagem a Ernesto Melo

hoje no Mercado Cultiura

 

Porto Velho meu dengo, desde que eu me entendo, tu és o meu caso de amor… O verso da canção hoje é todo dedicado ao seu autor Ernesto Melo – O Poeta da Cidade e bem que poderia ser gravado da seguinte maneira: “Ernesto Melo o poeta dengo da cidade de Porto Velho”. Não existe na literatura musical da cidade, quem a descreva tão bem quanto o compositor Ernesto Belo de Melo.

Ernesto Melo na noite desta sexta feira 30 de agosto, será homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Zona Leste o pela prefeitura de Porto Velho através do Programa da Funcultural “Tributo ao Menestrel”.

Ernesto Melo nasceu no dia 19 de agosto de 1951, como ele gosta de registrar, na rua Gonçalves Dias em frente a Afonso Pena, filho de Esmite Bento de Melo e de dona Terezinha. Desde muito jovem conviveu com a nata da boemia de Porto Velho, pois seu pai, sempre patrocinava rodas de serestas com a participação dos melhores músicos e cantores que viviam na cidade entre eles: Jorge Andrade, João Henrique – Manga Rosa, Humberto Amorim, Louro do pistom, Paulo Santos, Ivo Santana e tantos outros.. Essa convivência fez com que Ernesto aprendesse a tocar banjo e cavaquinho e desse suas primeiras investidas na composição autoral fato que desenvolveu com maestria poética e musical, ao ponto de ser considerado o Poeta da Cidade por contar nas letras de suas canções a história da Porto Velho antiga. Os bairros Triangulo, Mocambo, Arigolândia, Olaria, KM-1 e Favela entre outros fazem parte da discografia de Ernesto assim como denuncia em forma de canção como é o caso da música “Porto Velho do Guaporé”. O Poeta da Cidade não ficou apenas na geografia de Porto Velho, muitas de suas músicas falam de amores e da boemia assim como fazem sucesso no estilo samba enredo caso “Veriana”.

A produção musical do Ernesto Melo ultrapassa as 100 composições, é o único da “Trinca de Reis” (Integrada também pelos compositores Bainha e Sílvio Santos), que gravou CD autoral. Por muitos anos produziu e dirigiu o Projeto “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” que acontecia todas as sextas feiras no Mercado Cultural.

Casado com dona Erenir Ernesto que acabou de festejar seus 68 anos de nascimento, é funcionário público (contador) aposentado e se apresenta em shows em cidades da Amazônia como Manaus e Humaitá.

 

BIOGRAFANDO O SAMBA

 

O Projeto Biografando o Samba, é uma realização da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste que tem como objetivo valorizar o trabalho autoral dos compositores locais.

A homenagem a Ernesto Melo contará com a participação dos sambistas: Hudson Mamedes, Cristóvão Nascimento, João Carteiro, Kabeça, Silvio Santos, Hudson Souza, Erika Melo, William Coimbra, Toninho Tavernard, Sandro Andrade e Enio Melo além da participação especial da cantora Alciréia Tabosa e show com o cantor e compositor carioca Moacyr Luz.

Homenagem a Ernesto Melo  hoje no Mercado Cultura + Moacyr Luz, do Samba do Trabalhador  para o Tributo ao Menestrel - Gente de Opinião

SHOW

Moacyr Luz, do Samba do Trabalhador para o Tributo ao Menestrel

 

Por solicitação do compositor Ernesto Melo que será homenageado pela Funcultural dentro do Programa “Tributo ao Menestrel”, se apresenta na noite desta sexta feira 30 em Porto Velho, o compositor carioca Moacyr Luz.

Moacyr Luz desembarcou na capital de Rondônia na manhã de ontem e foi direto para a Vila da Candelária onde degustou o prato preferido do portovelhense: Tambaqui Assado e na Caldeirada acompanhada de Dourado frito empanado. Logo após o almoço Moacyr Luz concedeu entrevista ao colunista cultural Zekatraca entrevista que será publicada na edição do Diário da Amazônia do próximo domingo dia 1º.

 O show de Moacyr Luz está marcado para começar na noite desta sexta feira, por volta das 22 horas, ou logo que terminar o Tributo ao Menestrel – Ernesto Melo.

Na oportunidade, a Câmara de Vereadores de Porto Velho, promove solenidade de entrega da comenda de Amigo da Cultura de Porto Velho ao artista Ernesto Melo - O Poeta da Cidade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)