Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Homero, cada escultura uma história


Homero, cada escultura uma história - Gente de Opinião

Homero, cada escultura uma história

O artista plástico escultor Homero Santos cuja exposição Camélias do Guaporé fica na Galeria Afondo Ligório na Casa da Cultura Ivan Marrocos até o final deste mês, em conversa com nossa reportagem esclareceu que cada uma das obras que fazem parte da exposição, tem uma história, por exemplo: “A Visão”. Fui dar uma volta de voadeira com um amigo e quando olhei para o barranco, na minha visão vi uma mulher, falei pro amigo “Encosta ali que tem uma mulher e ele não via mulher nenhuma, então desliguei o moto e fomos chegando perto e o que eu pensava que era uma mulher na realidade era um galho de pau que formava direitinho a mulher com os braços levantados, de imediato peguei o lápis e passei aquele perfil para o papel, depois já em casa esculpi essa peça”, conta Homero.

A escultura “Africanidade” foi uma sugestão do Carlinhos Maracanã com o objetivo de lembrar a Semana da Consciência Negra, seriam várias peças, infelizmente não tempo de aprontar tudo, dessa coleção trouxe também a escultura “Caravelas”. Minhas peças são todas esculpidas na madeira Imburana Branca. “Felizmente todas as peças dessa exposição já foram comercializadas”, finalizou Homero Santos.

Homero, cada escultura uma história - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

Pelos quatro cantos da cidade os tambores em homenagem a Zumbi dos Palmares ecoaram e estão ecoando, não só os tambores dos terreiros de Umbanda e Candomblé, mas, os tambores das rodas de samba também.

*********

Lá nas terras de Matamba Quando o sol me viu nascer, minha tia, sinhá samba, lavou meu camutuê com folhinhas de mutamba. que ganhou de catendê, ginga, Angola! não chora povo Bantu! canta, Congo, no jongo do caxambu!  meu pai é lembarenganga, caviungo é meu avô, sou a paz de zumbaranda, flecha de mutalambô, sou as águas da quianda, sob as cores de angorô, na toada do quiçanje, na batida do gonguê, sou o rei jaga-caçanje, sou couro de munganguê, lanço pra cambarangüanje, canto alto pra esquecer!  Letra da música Ginga, Angola de Ney Lopes. Está no CD Zumbi 300 Canto Banto.

*********

Na minha concepção Ney Lopes é o músico compositor que mais canta nossos ancestrais. Ontem passe a tarde ouvindo sua obra. Maravilhosa tarde!

********

Por falar em Consciência Negra, a Eletrobrás está convidando para o 1° Fórum de Debates sobre a Lei 12.990/2014 – Cotas Raciais em Concursos Públicos Federais a ser realizado na próxima segunda feira dia 24, das 08h00 as 18h00 no auditório do SENAC, Rua Tabajara 539 bairro Pedrinhas. E amanhã tem a feijoada do Asfaltão na Casa da Cultura. Feijoada Zumbi. Vamos lá.

********

Enquanto isso: A Prefeitura de Cacoal, através da Fundação Cultural - Funccal, convida toda a população, para prestigiar o evento de 37º aniversário de Cacoal a realizar-se-á no dia 26 de Novembro de 2014, na Praça Governador Jorge Teixeira , em frente à Prefeitura, a partir das 16 Horas.

********

O negócio não está pra brincadeira, tem gente que não está conseguindo dormir. Para solucionar o problema de insônia, o Ratinho K-1 do chargista Zoghbi recomenda “corre pra Platéia”.

********

Diretamente do Grego Original Porto Velho Marcelo Gladson informa:

********

Edu Falaschi, ex vocalista do Angra, faz show nesta sexta no Grego Original Pub de Porto Velho

********

O roqueiro Edu Falaschi (foto) que comandou os vocais do Angra por mais de 10 anos, considerado uma das principais vozes do heavy metal brasileiro, faz show nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Grego Original Pub, de Porto Velho. As bandas portovelhenses 4 Sinners, Bedroyt e Amazonautas também vão fazer o pré e pós-show no palco do Pub mais ‘Rock and roll’ de Rondônia.

*********

Edu Falaschi da banda Almah (SP), foi convidado em 1994, a participar de um concurso mundial para substituir Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. Edu manteve contato com Dick Bell, produtor da banda inglesa e esteve envolvido durante 1 mês com concurso, o que lhe rendeu inúmeras entrevistas no Brasil passando por Rede Globo, SBT, MTV, Rádio 97 FM, Folha de São Paulo, Estadão, etc.

*********

O espetáculo musical esta sendo organizado pela Metal Rondônia. Segundo um dos organizadores do evento, Hugo Borges, vai ter promoções de bebidas durante o show. Borges disse também que foram vendidas todas as mesas da pista, restando apenas as do camarote e aera vip, e alguns convites promocionais de R$ 40,00.

********

Nas programações do Grego Original Pub para este final de ano está previsto o show do Real Nirvana Covar (SP) para o dia 06 de dezembro, e da banda paulistana considerado o melhor cover o Bon Jovi na America Latina, These Days Bon Jovi Cover, para o 4º Natal com Rock. Sem falar no Révellion com Rock com as bandas Projeto Retrô e RockUp, onde será servido o tradicional café da manha havaiano.


Funcultural Festcineamazônia nos distritos

Com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho, o Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental, irá percorrer de forma itinerante um total de 9 distritos até o dia 25 de novembro. Em Porto Velho, o Festival aconteceu durante os dias 4 e 8 deste mês, no Teatro Municipal Banzeiros, com atividades como A Escola vai ao Cinema, Cinema nos Bairros, Cinema no Circo, Cinema no Terreiro, Cinema e Samba e Oficinas de Cinema.

O evento que tem como objetivo principal divulgar e promover discussões em torno da produção de cinema, vídeos nacionais e internacionais relacionados ao Meio Ambiente, já é realizado há 12 anos na capital. Desde 2008  a mostra já percorreu mais de 120.000km em seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Cabo Verde e Portugal, bem como todas as capitais da região norte, atingindo a um público estimado em mais de 30 mil pessoas. 
Para o Presidente da Funcultural, Marcos Nobre Junior, é justamente esse poder de levar o debate e o acesso a cultura  aos países vizinhos e as comunidades mais longínquas de Porto Velho, que chama a atenção da Fundação. Conforme a agenda iniciada na segunda-feira, dia 17, pelo distrito de Nova Califórnia, o Festival ainda visita:

Abunã - 21 de novembro;

Vila Jirau - 22 de novembro;

União Bandeirantes - 23 de novembro;

Rio Pardo - 24 de novembro;

Jacy Paraná - 25 de novembro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)