Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Hudson Mamede assume a Federação das Escolas de Samba


Hudson Mamede assume a Federação das Escolas de Samba - Gente de Opinião

Hudson Mamede assume a Federação das Escolas de Samba


O músico cantor Hudson Mamede assumiu na noite de quinta feira 18, a Presidência da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec.

A solenidade de posse aconteceu na Casa da Cultura Ivan Marrocos, com a presença de autoridades e sambistas de todas as agremiações filiadas à entidade. A nova diretoria da Fesec foi empossada pelo Sr. Fabiano presidente da escola mais antiga de Porto Velho  “Diplomatas do Samba”. A entidade passa a ser dirigida pela seguinte equipe: Hudson Mamede (Presidente), João Carlos Alves – Maracanã (Vice-Presidente), Ernesto Melo (Secretário), Edglay Queiroz (Tesoureiro), Rucilene Botelho Campos (Assessoria Jurídica), Antonio Chagas – Cabeleira (Diretor Social) e Silvio Santos (Diretor de Comunicação).

Representando o prefeito Mauro Nazif o técnico em projetos culturais da Funcultural Rafael Altomar (Bode), disse que é determinação do prefeito que a Funcultural formalize parceria com a Fesec no sentido de realizar um grande desfile das escolas de samba de Porto Velho no carnaval de 2015.

Hudson Mamede agradeceu a presença de todos e disse que vai se empenhar para reerguer a entidade. “Nossa meta é fazer com a Fesec volte a ser respeitada no âmbito da sociedade local”.

Após os discursos as Rainhas da Bateria das escolas Acadêmico do São João Batista Jack Treme Terra e Unidos da Rádio Farol Cristina Lima e a Porta Bandeira da Acadêmicos da Zona Leste se apresentaram ao som dos sambas das suas escolas de samba.


Lenha na Fogueira

Hudson Mamede assume a Federação das Escolas de Samba - Gente de Opinião

Tudo indica que os amantes do carnaval de escola de samba em 2015 voltarão a aplaudir suas agremiações preferidas em Porto Velho.

**********

Quinta feira passada o Hudson Mamede foi empossado como presidente da Federação – Fesec com o aval de todos os presidentes inclusive, do presidente da Funcultural de Porto Velho.

********

Após dois anos sem patrocinar os desfiles o prefeito Mauro Nazif parece, entendeu que as escolas de samba são a melhor opção cultural durante o carnaval. Assim sendo, autorizou a Presidência da Funcultural a firmar parceria com a Fesec no sentido de realizar um grande desfile das nossas escolas de samba.

********

Essa vontade foi confirmada na posse da nova diretoria da entidade quando o representante do prefeito e da Funcultural Rafael Altomar discursou dizendo: “Vontade política exista, dinheiro tem, então vamos fazer um grande carnaval”!

********

Não é “Bode Expiatório” não, é o Bode que tem voz e voto na administração municipal de Porto Velho.

********

Bacana mesmo foi o show da Jak e da Cristina, as rainhas das baterias da Acadêmicos do São João Batista e Unidos da Rádio Farol respectivamente. O comentário que rolou após o show foi que dificilmente a Cristina fica na Rádio Farol. Dizem que a direção da Diplomatas do Samba vai conversar com dona Terezinha sobre a transferência da sambista para a vermelho e branco. Será que o fotógrafo vai deixar?

********Hudson Mamede assume a Federação das Escolas de Samba - Gente de Opinião

Depois que publicamos nessa coluna que o governador disse em entrevista coletiva, que está aguardando que os envolvidos nos segmentos culturais de Rondônia, indiquem nomes para que ele (governador) nomeie para a Superintendência da Secel, a turma já está se mobilizando para se reunir e democraticamente escolher os nomes que serão encaminhados para apreciação do governador.

********

No meio cultural de Rondônia temos pessoas capacitadas para exercer qualquer cargo no governo. De Chupinguaia a Extrema, de Maicy a Pedras Negras existem pessoas capazes para assumir a Secel.

********

Se o governador ta querendo, vamos nos reunir e selecionar alguns nomes, que podem ser colocados para apreciação do Governador. Podemos nos valer das redes sociais para faze a seleção. Vamos criar um grupo no watsapp com essa finalidade.

**********

Outra sugestão é reunir os membros de todas Setoriais que formam o Conselho de Cultura e então escolhermos os nomes.

********

Não disse que os Conselheiros vão escolher, to sugerindo pessoas de todos os segmentos culturais seja Membro do Conselho ou não. Essa articulação deve ser feita pelo Chicão Santos do O Imaginário, pois é ele quem coordena esse segmento na Secel.

********

Segunda feira dia 22, vamos entrevistar a Superintendente Interina da Secel Professora Fátima Gavioli para esclarecer melhor o que o governo pretende para o segmento cultural do estado de Rondônia.

********

Enquanto segunda não chega, vamos para o ensaio do Bloco Mistura Fina que volta a acontecer na tarde deste sábado no Bar do Antônio Chulé.

********

Tem um negócio interessante acontecendo na cidade de Porto Velho. Muitos estão criticando a decoração natalina da cidade e até não medem palavras para “esculhambar” a administração municipal.

********

Agora a prefeitura também está promovendo um dos melhores e mais organizados eventos relativo também as festas natalinas, que é a chegada do Papai Noel em vários locais da cidade, onde a população assiste espetáculos circense de graça e mais um bocado de atividade e ninguém fala nada. Essa ação merece nossos elogios!
 


Irretocável espetáculo oferecido pelo Vovô

Por Paulinho Rodrigues (*)

Quinta  (18), tive a certeza que os deuses não abandonaram a cultura musical local.  A noite foi esplêndida,  com raríssimas e contumazes baboseiras e intervenções inoportunas, bem como, discursos inconvenientes...  Convidado pelo baterista Vovô, fui ao Mercado Cultural mais uma vez, assistir o que ficou longe de ser uma despedida.  Vovô, ladeado por músicos talentosos, deu mostra de que podemos continuar acreditando na propalação da arte musical tão aviltada nos últimos anos. Me refiro positivamente  neste momento à música, sem esquecer que os demais segmentos artísticos (por  ignorância, falta de visão, sensibilidade e competência para administrar,  aliadas à total ausência de políticas públicas para o setor), padecem de um olhar mais criterioso e sobremaneira, até sofrem com o descumprimento das obrigações do poder público  insertas na nossa Carta Magna, inclusive.  Com relação a apoio técnico, o que vemos, são emendas parlamentares  mirabolantes e imorais, demonstrando com clareza solar o famigerado enriquecimento sem causa, estas sim, se fincaram por aqui...  Todavia, porém, os Órgão de controle externo estão de olho...  Nestas rechans a cultura é tão achincalhada que não  é demasiado lembrar um episódio,  promovido por  um certo agente representante do setor cultural do Município, em data pretérita (no mesmo local em que Vovô nos brindou com repertório refinado), quando o tal indivíduo,  em alto som, usando o microfone e toda potência do P.A.,  mandou o sambista Beto Cezar e por extensão, nos mandou, a todos,  se  ph...     Ouvir o Vovô e "seus" músicos, foi sem dúvida, a borracha que faltava passar nos acontecimentos similares em 2014, sem esquecer as mazelas, mas sem dar tanta  importância a elas, devemos  buscar o fortalecimento cada vez mais para o setor. Muito raramente,  agentes de fazeres e saberes, produtores culturais etc., são totalmente capacitados para gerir a coisa pública. Capacidade de produzir com qualidade temos;  sobram talentos (disse isto no Madeira Fest)  faltam oportunidades.  Não gostaria, mas se preciso for, escreverei  "Ecos do Mandruvá II, III, IV  e assim por diante, até que a demologia e os demais valores intrínsecos das nossas ricas manifestações artísticas sejam tratados com o merecido respeito.  Terminamos o ano com o irretocável espetáculo oferecido pelo Vovô.    Parabéns à produção e aos músicos da Banda, que  harmonizaram com  virtuosismo as melodias e cantos, em direta simbiose rítmica com a  "cozinha" do  Vovô.

Obrigado  VOVÔ pela insofismável contribuição e legado, que ficarão presentes  nas nossas células de memórias e corações.

(*) O autor é advogado e produtor cultural

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)