Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Iaripuna reorganiza eventos no Mercado


REUNIÃO


Iaripuna reorganiza eventos no Mercado - Gente de Opinião

Os novos projetos apresentados são para a realização de espetáculos musicais, teatrais, danças e poesias

A prefeitura de Porto Velho, através da fundação cultural Iaripuna, realizou na terça-feira (24), uma reunião com os produtores culturais de eventos previstos para acontecerem nas dependências do Mercado Cultural. Conforme a presidente em exercício do órgão, Berenice Simão, cinco novos projetos foram apresentados e há uma necessidade de reorganização para que os espetáculos alcancem seus objetivos.

Berenice explicou que todos os projetos apresentados são de qualidade e merecem uma atenção especial. Ela orientou os produtores a buscarem novas parcerias com o governo do estado e entidades privadas em busca de meios para ajudar a subsidiar os eventos. “Os custos maiores ficam por conta da iluminação e sonorização. Devido à grande quantidade de projetos, a fundação não dispõe de recursos suficientes para atender a todos”, comentou.

Os produtores também foram orientados a manter suas entidades culturais regularizadas, pois desta forma, segundo Berenice, poderão concorrer nos editais de fomento do Ministério da Cultura e ainda buscar recursos na iniciativa privada que possam ser amparados pela Lei Rouanet. Os artistas apoiaram a iniciativa e se comprometeram a procurar outras fontes de apoio. A fundação Iaripuna também propôs aos proprietários dos bares que funcionam no Mercado Cultural a darem sua parcela de contribuição para com os eventos e aguarda resposta.

Na próxima semana haverá nova reunião com os produtores culturais com vistas à elaboração de novas propostas. Segundo Berenice Simão, a fundação Iaripuna não tem como arcar com todos os custos, mas vai continuar contribuindo financeiramente, dentro de suas possibilidades e cedendo o espaço para que os artistas possam realizar seus eventos. Ela fez questão de enfatizar que a administração do prefeito Roberto Sobrinho procura incentivar e valorizar todas as manifestações culturais, mas os recursos não são suficientes.

Os novos projetos apresentados são para a realização de espetáculos musicais, teatrais, danças e poesias. Na avaliação de Berenice, todos são relevantes e merecem o apoio. Com isso, “o artista é valorizado e o público tem a oportunidade de prestigiar eventos de qualidade”. (AI)


Conforme prometemos na coluna de ontem, passamos a divulgar as atrações que estarão se apresentando, na próxima segunda feira 30, em Guajará Mirim na festa que comemora o centenário do assentamento do último dormente da EFMM.

**********
De acordo com Denis Carvalho responsável pela produção musical das comemorações do Centenário de Inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em Guajará vão se apresentar:

*********
As Bandas dos Bois Bumbás, Malhadinho e Flor do Campo e é claro, os principais personagens dos dois grupos folclóricos.

*********
O cantor e compositor Caribé e banda que é integrada por oito músicos. O Bototo também vai fazer parte da embaixada.

*********
Silvio José e Silvio Santos, além do grupo de rap Manôa fazem apresentação especial.


**********

A Feira do Artesanato também vai estar funcionando.

*********
A festa vai acontecer na praça em frente ao Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Guajará Mirim, segunda feira dia 30.

*********
A Feira do Artesanato será aberta as 14h00 enquanto os show musicais estão previstos para começar as 19h00.

**********

Parece que nossa sugestão sobre as atrações que devem representar Rondônia na Conferência Rio + 20 será acatada.

*********
Pois as fontes dizem que o Grupo Minhas Raízes e oi Grupo Manôa foram sondados com esse propósito.

*********
Assim é que se divulga a cultura de um estado.

*********
Neste final de semana a grande pedida é se lambuzar de lama em Alto Paraíso durante a Corrida de Jerico que vai acontecer domingo, mas, que jê está rolando pelos quatro cantos da cidade do Vale do Jamari.

*********
Amanhã acontece o treino oficial e domingo a corrida propriamente dita. Até a Globo já transmitiu essa corrida que é considerada como grande atração turística de Rondônia. Vamos lá que tem muita mulher bonita e gostosa querendo se rolar na lama, só pra provar que mulher também é boa de Jerico!

********
Outro evento que promete muito é a cavalgada do trabalhador que vai acontecer terça feira dia 1º de maio em Candeias do Jamari. As comitivas são repletas de “peoas” bonitas e gostosas.

*********
Já que estamos divulgando a agenda:

********
Hoje tem Ernesto Meço e A Fina Flor do Samba no Pioneiros Pub que fica a avenida Rogério Weber antiga Baixa da União. A roda de samba começa as 20h00.

**********
O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Agnaldo Nepomucemo, foi eleito vice-presidente, na Região Norte, da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), durante a reunião que aconteceu nessa semana, em Teresina, no Piauí.

*********
A nomeação coloca a cidade de Porto Velho como destaque nacional na área do turismo e com representatividade expressiva entre os 65 municípios que compõem a Asenditur. “Essa nomeação foi possível devido à participação ativa do nosso município, cumprindo as propostas estabelecidas.

**********
Agora vamos reunir todos os secretários de turismo da Região Norte. Iremos traçar metas, a serem realizadas até o final do ano, para a promoção dos destinos turísticos. Estas serão apresentadas em junho, em Foz do Iguaçu-PR”, explica Agnaldo.

**********
Turismo é bom por isso, ou melhor, pelas viagens.

**********
Só esperamos que o secretário Nepomuceno não se esqueça da reforma do Mercado Cultural. Não viaje muito na maionese secretário!

********
Gostas de apreciar a dança de folclórica de quadrilha junina.

********
Então aproveita oi feriadão para curtir os ensaios dos grupos de quadrilhas que vão se apresentar no Flor do Maracujá deste ano

*********
Tá todo mundo ensaiando, exemplo: A Rosa de Ouro ensaia na quadra do colégio Padre Mário na Vila Tupi.

*********
A Roça é nossa ensaia na quadra do Centro Comunitário Esperança da Comunidade.

*********
A Rádio Farol ensaia na quadra do colégio Castelo Branco.

*********
A JUABP na quadra do colégio Jesus Bulamarquis Hosana no bairro Areal da Floresta.

*********
Arrasta Pé de Matutos no campo de futebol Abrobão no Conjunto Cohab Floresta.

********
Matutinhos da Princesa na quadra esportiva da AFA no bairro Areal.

********
O Boi Bumbá Diamante Negro ensaia suas tribos e batucada no CEDEL dói Cohab em frente a COE.

********

Se você quer divulgar a programação do seu grupo folclórico é só enviar para este colunista através do e-mail zekatracasantos@gmail.com

Iaripuna reorganiza eventos no Mercado - Gente de Opinião


*********
Por falar nisso, amanhã sábado acontece à primeira feijoada da mais nova escola de samba do pedaço a Acadêmicos da Zona Leste.

*********
Os dissidentes da escola de Os Diplomatas oferecem a Feijoada Verde e Rosa a partir das 12h00 deste sábado na quadra coberta do Esperança da Comunidade que fica na avenida Mamoré entre a Vieira Caula e a rua Assis Chateaubriand.

*********
Vai rolar show de Pagode e Samba de Raiz além da apresentação do Pavilhão da Escola. Vai lá Eufrásio!

*********
Em conversa com um dos integrantes da nova escola de samba que deixou a Diplomatas ele saiu-se com essa: “O presidente da Diplomatas quando nos convida para sair com ele, só sabe levar a gente pra casa de forró, ele não sabe um samba sequer!”

********
Coma palavra o pre4sidente Fabiano!

*********
O samba de partido alto está de luto. Morreu Dicró o desafeto das Sogras! Descansa em paz parceiro!


 


 

 
AUDIOVISUAL

Casa da Juventude realiza sonho de operário

A Casa da Juventude, da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), iniciou suas atividades em dezembro de 2011. Hoje mais de 500 jovens e adultos são capacitados através de diversos cursos oferecidos. Um deles é o seu Francisco das Chagas torres, de 55 anos, aluno de Produção de Audiovisual. Um curso que atrai muitos jovens, por ser dinâmico e trabalhar com filmagens, edição, criação de logotipos, vinhetas entre outras coisas. “Eu realizei um sonho que tinha há 40 anos. Desde adolescente eu queria fazer filmes, mas não tinha condições. Hoje estou aprendendo”, conta seu Francisco.

Torres é operário e explica que ao obter condições de comprar uma filmadora, começou a fazer gravações das coisas do seu dia-a-dia, mas não sabia como transformá-los em vídeos. “Um dia vi uma entrevista na televisão em que anunciava que na Casa da Juventude, tinha o curso que eu queria fazer. Consegui me inscrever e agora já sei descarregar no computador e editar, colocando efeitos e sons”, disse animado ao mostrar o vídeo que editou.

São muitas as histórias de sonhos restaurados e conquistados através da oportunidade de fazer cursos na Casa da Juventude. O seu Francisco Torres é um dos muitos personagens que representam os anseios dos portovelhenses. “Tivemos um grande desafio com o seu Torres. Ele veio e se acampou na Casa. Faz o curso pela manhã nos dias de segunda, quarta e sexta-feira e fica direto pela parte da tarde e à noite.  Ele não entendia nada, mais tinha um computador que trouxe para  a gente configurar. Nós atualizamos e habilitamos para receber os programas de edição. Esse curso em outros lugares é pago. E muitas vezes não há a abertura para a comunidade atender as especificidades de cada um”, disse o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Jonatas Ramos Macedo.

Jonatas, ou ‘Figa’ como é mais conhecido, é também professor de produção de Audiovisual. Ele fala que em pouco tempo e muita vontade de aprender o seu Torres, aprendeu a usar o ‘Vegas’, programa básico de edição e agora esta no ‘Adobe Premier’. “Mesmo com dificuldades que normalmente um jovem não tem, esse homem tem determinação e não desistiu do seu sonho. Estamos felizes por ser um canal de realizações”, acrescentou. (AI)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)