Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

III Semana dos Povos Indígenas


 

III Semana dos Povos Indígenas - Gente de Opinião


 

CACOAL

História do Clã Gapgir ey – Suruí

Na noite da última quinta feira a Fundação Cultural de Cacoal – Funccal, promoveu dento da III Semana dos Povos Indigenas, o lançamento do livro “Ganpgir ey Xagah: Amõ Gapgir ey Iwai Amõ Anar Segah ayap mi Materet ey mame – Ikõr Nih – História do Clã Gapgir wy e o Mito do Gavão Real”. A solenidade de abertura e lançamento do livro, aconteceu no Teato Municpal de Cacoal com a presença da presidente da Funccal Maria Lindomar, Secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, Coordenador dos Pontos de Cultura de Rondônia José Monteiro, do Coordenador do Projeto do Livro Joaton Suruí e da Consultora Linguistica Ana Suelly Aruda Camara Cabral.

O livro é fruto da pesquisa que começou em 1980 com gravações feitas pela antropóloga Betty Mindin, e mais recentemente pelos próprios índios Suruí. “É um vasto acervo oral, composto de narrativas, músicas relatos, explicações de costumes, relações de parentesco e uso da linguagem cotidiana, o que constitui o registro de uma importante fase da nossa vida social”, disse Joaton Surí.

Publicado com o apoio do governo federal através do MinC/IPHAN e da prefeitura de Cacoal na língua Paeter Suruí e em Português. A obra chama a atenção pelo rico conteúdo sobre um dos Clãs que Fomam o povo Sutuí. “Nos denominados Paiter que significa Gente de Verdade; O não índio nos denominou Suruí”, explica Joaton.

Encontramos também no livro, o Mito do Ikõr (Gavião Real), que faz parte do acervo Paiter Suruí e que conta a história de dois irmãos que saíram em busca de um ninho de gavião, ocasião do inicio de conflito entre eles.

A programação continua até amanhã (domingo) com o encerramento dos Jogos dos Povos Indigenas. .

 

III Semana dos Povos Indígenas - Gente de Opinião

 

Direto da capital da Café

***********

Aliás, direto da III Semana dos Povos Indígenas, quando tivemos a oportunidade de apreciar palestras e lançamentos de livros escritos e muito bem escritos pelos índios Suruí.

*********

Contando com a hospitalidade da presidente da Fundação Cultural de Cacoal – Funcal, Mestra Maria Lindomar dos Santos e toda equipe das secretarias e autarquias envolvidas no evento.

***********

O Secretário Chicão da Secel não se fez de rogado e entrou no clima passando a usar um cocá que ganhou de presentes dos índios Paeter.

*********

Vereadores e a prefeita em exercício Raquel Duarte, além de convidados especiais participaram da solenidade oficial que aconteceu no Teatro Municipal.


 

III Semana dos Povos Indígenas - Gente de Opinião


**********

Pois é, Cacoal tem um teatro muito bacana.

**********

Depois foi visitar a exposição com artesanato Paeter Surui e entrar na fila de autografo do livro.

************

“Ganpgir ey Xagah: Amõ Gapgir ey Iwai Amõ Anar Segah ayap mi Materet ey mame – Ikõr Nih – História do Clã Gapgir wy e o Mito do Gavão Real”.

***********

Ontem pela manhã aconteceu uma partida de futebol entre as autoridades X índios. O centro avante das autoridades foi o Chicão e o zagueirão o Zé Monteiro enquanto Alexandre e o Gino Serrati atuaram no meio campo.

**********

Era escrevendo a coluna da beira do campo e a turma brigando com a bola.

**********

O vereador Katatal também fez parte do time das autoridades.

*********

Até fechamento dessa coluna o jogo estava 0X0. Mas os índios tinham maior posse de bola.

********

Em virtude do Seminário que vai acontecer hoje entre o Governador e todo o secretariado, tivemos que embarcar para Porto Velho após o meio dia de ontem.

**********

Mas, neste domingo a programação encerra com a realização da corrida de canoa

*********

Não sei se em outro município de Rondônia acontece festejo em comemoração a Semana do Índio, mas em Cacoal o negócio é levado a sério e conta com todo o apoio da prefeitura municipal através da Funccal.

*********

Uma outra turma da Secel marcou presença em Guajará Mirim com o objetivo de colaborar na formação do Conselho Municipal de Cultura.

**********

Por falar nisso, o governador Confúcio Moura não está medindo esforços para fazer valer a promessa feita no dia de sua posse, de que Guajará seria uma das prioridades do seu governo.

**********III Semana dos Povos Indígenas - Gente de Opinião

Parece que dessa vez vai.

***********

Tem um comentário rolando nas catraias que atravessam turistas de Guajará Mirim para Gayaramerim e vice versa.

**********

De que entre as apresentações dos bois bumbas da Pérola do Mamoré especialmente para o governador, no dia do aniversário da cidade, a melhor foi a do boi vermelho. Tão falando na beira do rio Mamoré!
 

*********

Dizem que não tem Lebrão que dê jeito no boi azul.

*********

Com a palavra o presidente Peta!

**********

Por falar nisso, na edição de segunda feira, vou publicar a entrevista que nos foi concedida pelo governador Confúcio Moura sobre os “famigerados” 100 dias de governo.

***********

A conversa foi muito franca e não teve rodeios. Foi pá e pá!

***********

Na semana do índio o negócio é prestigiar os eventos que dizem respeito ao assunto, ou então:

*********

Ler o livro Diarui do Antônio Cândido!

*********

Tô na estrada cambada!


CURTA AMAZONIA

Guajará Mirim e a Rota do Cinema

Aconteceram numa linda noite estrelada às exibições de filmes previstas pela organização da Rota do Cinema no distrito do Iata e no bairro Próspero em Guajará Mirim, São Pedro colaborou.

Para o estudante Mateus de 11 anos de idade do distrito do Iata a palavra “cinema” na vida dele daqui prá frente não será mais esquecida, porque ficou bastante apreensivo e surpreso com a tela gigante que ia tomando a sua forma para as exibições dos filmes em frente a Escola Estadual.

Já o morador “Cuca” de 49 anos foi de grande importância para os moradores do distrito do Iata termos sido contemplado com essa sessão de cinema, mostrando filmes nacionais e regionais. “Achei muito bacana o filme do Picolé do Aranha (direção Anderson Mendes, AM), que mostra o personagem vendendo o seu produto numa grande cidade, um ensinamento de luta, força e garra de vencer na vida, um belo exemplo para todos”, disse Cuca.

No bairro Próspero, seu Sebastião de 67 anos lembrou quando fazia a viagem de trem de Guajará Mirim à Porto Velho, dormia no Abunã. Ficou emocionado quando viu a nossa história sendo vista numa tela de cinema com a exibição do filme “Ferrovia do Diabo” de Beto Bertagna, RO.

Na avaliação dos coordenadores da Rota do Cinema foi cumprida a meta das exibições dos filmes nas duas localidades, proporcionando entretenimento e conhecimento à comunidade de Guajará Mirim no seu aniversário de 82 anos. Nossos agradecimentos à direção da Escola Estadual e os moradores do Iata e do bairro Próspero e a todos que contribuíram para a realização de mais uma Rota do Cinema.

No domingo, no gabinete da prefeitura, Carlos Levy coordenador da Rota do Cinema entregou uma réplica do trem da Madeira Mamoré simbolizando os 82 anos do aniversário de Guajará Mirim ao Governador Confúcio Moura, réplica confeccionada pelo artista plástico e artesão Pedro Furtado que estava presente.

A promoção da Rota do Cinema é da Associação Curta Amazônia, com a parceria cultural da Prefeitura de Guajará Mirim, Secel, Sítio do Chicão/GM, SL Distribuidora/GM, Emater/GM e apoio na divulgação da Imprensa Rondoniense.

“Rota do Cinema levando a magia do cinema até você”.

 

 Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)