Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 - 08h01
O carnaval de rua de Porto Velho começa na noite desta sexta feira com o desfile dos blocos Areal Folia, Bloco do Lixo e Banda dos Imigrantes.
O Areal Folia é o caçula do carnaval de rua da capital rondoniense. A concentração dos seus fólios está marcada para as 22h na rua Princesa Isabel com a Mal, Deodoro no campo da AFA.
O Bloco do Lixo vai se concentrar a partir das 22h00 na avenida Pinheiro Machado com a Rogério Weber e a Banda dos Imigrantes concentra a partir das 20h00 na avenida Pinheiro Machado em frente a Cantina do Porto.
A Banda dos Imigrantes completa uma década de existência e desde quando foi criada, abre o carnaval de rua da capital. E segundo o presidente Galo a Banda vai levar para a avenida o tema “Aqui o Brasil se Encontra”, uma forma de homenagear os imigrantes que adotaram Rondônia como sua terra natal e que aqui chegaram para desenvolver o Estado.
“A partir do enredo “10 Anos Abrindo a Folia Com Amor e Harmonia” nosso propósito é levar uma mensagem positiva do verdadeiro símbolo do carnaval que é uma confraternização saudável entre amigos” disse o presidente Galo o abada do bloco custa apenas: R$ 25,00
História
A Banda dos Imigrantes é uma confraternização entre amigos e surgiu a partir do ano de 2003, quando os mesmos resolveram agradecer e homenagear Rondônia e em especial a cidade de Porto Velho pelas oportunidades e pelo calor humano que proporciona a todos os imigrantes que aqui chegam e àqueles que aqui residem.
A partir de hoje, até o dia 25 o negócio do portovelhense será brincar carnaval.
*********
A Banda dos Imigrantes é a responsável pela abertura dos desfiles dos blocos de rua e com ela os bloco di Lixo e o caçula do carnaval Bloco Areal Folia.
*********
Lembro dos primeiros anos da Banda dos Imigrantes quando sua concentração ainda era no Bar to Tchaca ali na Carlos Gomes com a Jorge Teixeira e seu percurso era pela Carlos Gomes, Elias Gorayebe, Jorge Teixeira até o Tchaca.
*********
Enéas que já foi embora de Porto Velho era quem comandava juntamente com seus colegas da Controladoria do Estado.
*********
A Banda cresceu e desde alguns anos se concentra na Pinheiro Machado com a José de Alencar e o que era apenas um carro de som tocando música mecânica, transformou-se num trio elétrico que leva uma super banda tocando tudo quanto é ritmo carnavalesco. Quando escrevo tudo quanto é ritmo estou me referindo a marchinhas tradicionais, samba enredo e axé, de vez em quando tocam a música da moda.
*********
Este ano tenho quase certeza que a música que mais vai tocar é aquela do Michel Telhó cujo refrão é: “Nossa, ai seu te pego, assim você me mata”.
*********
Outro bloco que a cada ano que passa cresce mais, é o bloco do Lixo que no inicio saia no “rabo” da Banda Imigrantes e que desde o ano passado passou a ter seu próprio carro de som. Aliás, carro de som eles sempre colocaram. Carro de som não! Carro com som.
*********
Ano passado levaram bastante foliões e este ano a intenção é dobrar a qualidade de brincantes vestidos no “Saco” de Lixo.
*********
Tanto a Banda dos Imigrantes como o Bloco do Lixo fazem o mesmo percurso e praticamente se concentram no mesmo horário e local, avenida Pinheiro Machado na Calçada da Fama
**********
A saída está marcada para as 23h00 se os eletricistas da Eletrobrás chegarem na hora marcada.
*********
Só quem precisa de eletricista para levantar os fios é a Banda do Imigrantes.
*********
Saíndo do circuito Caiari, vamos para o circuito do Areal com o desfile do Bloco Areal Folia.
*********
O Areal Folia é um bloco formado pelos participantes da Associação Futebolística do Areal – AFA que tem a frente o Gato Félix.
*********
É a primeira vez que o bloco vai se apresentar e pelo estamos sabendo o “cordão” já nasceu grande. Basta lembrara que seus ensaios lotam a quadra de esportes da AFA todas as sexta feiras.
**********
Quero ver a turma da Uniblocos trabalhando pra valer neste primeiro dia de desfile.
**********
Por falar nisso, meu amigo Benjamim Mourão exigiu de um site que colocasse uma nota dizendo que o blocos “flamenguistas’ sempre contaram com a ajuda do governo estadual.
*********
Mourão se viu em apuros, pois foi na conversa dos caras e quase queima a Uniblocos, pois o governo realmente está apoiando os blocos de rua e o site publicou que não era verdade.
**********
É como diz o ditado: “Quem fala demais, dá bom dia a cavalo – nesse caso a URUBUZADA”
*********
Ontem à tarde recebemos em nossa redação a visita das “Garotas da Banda do Vai quem Quer’ que nos visitaram acompanhadas da presidente Siça e da assessora de comunicação Yalle Dantas.
*********
Por falar nisso, encontrei o Tatá da Fundação Iaripuna na tarde de ontem correndo atrás de regularizar a documentação da Vai Quem Quer perante os órgãos de segurança. Essa é a parte da parceria com a Siça.
*********
Agora sim, os barracões das escolas de samba estão a pleno vapor. A grana da prefeitura está conta e sendo assim os trabalhos, tanto nos barracões de alegorias como nos ateliês de fantasias está a pleno vapor.
*********
Alguns dirigentes mandaram seus carnavalescos na madrugada de ontem a São Paulo onde foram comprar o material restantes para o ajuste final de suas agremiações. A 25 de março tava cheia de carnavalescos de Porto Velho ontem e continua hoje. A turma só volta domingo.
*********
A escola Asfaltão ganhou uma grana da Secretaria de Saúde para participar do Clipper que alerta os foliões para a utilização de camisinha durante as festas carnavalescas.
*********
A gravação aconteceu na noite da última quarta feira, no Mercado Cultural. Foi super produção. Parabéns à galera do Asfaltão.
*********
O Mestre Bateria da escola de Samba Diplomatas nosso amigo Silfarney o receber convite da diretoria do Galo da Meia Noite para levar seus ritmistas para se apimentarem no último ensaio do Galo da Meia Noite neste sábado. Concordou, mas, fez a seguinte pergunta ao Carlinhos da Mocidade:
**********
Qual vai ser o cachê?
**********
É por aí, se me queres como atração, me paga!
COSTA MARQUES
A escola de samba Unidos do Guaporé que vai desfilar no dia 21 de fevereiro, no município de Costa Marques elege sua Rainha do carnaval neste sábado 11, no concurso que vai acontecer na quadra da escola que fica no A.M. Night Club, a partir das 18h00, com a participação dos brincantes da escola e da ex Rainha do Carnaval de Porto Velho Elba Regina. “Infelizmente a coordenação do Carnaval da Fundação Iaripuna de Porto Velho proibiu nossa candidata de participar do concurso de Rainha do Carnaval na capital do estado este ano”, lamenta o presidente Cliuson. Segundo Cliuson Gonçalves graças ao apoio recebido do deputado Lebrão sua escola firmou convenio com escolas de samba Grande Rio e Portela do Rio de Janeiro que abriram seus barracões mostrando os segredos de como se faz um carnaval vencedor. “Fomos lá conversamos com os carnavalescos em seus barracões, adquirindo experiências que serão aplicas no desfile da nossa escola”, disse Cliuson. No Rio de Janeiro o presidente da Unidos do Guaporé aproveitou e adquiriu material de primeira para ser aplicado em suas fantasias e alegorias
A escola Unidos do Guaporé desfila na terça feira de carnaval dia 21 de fevereiro; “Porém, domingo dia 19 vamos colocar na avenida, nossa escola de samba mirim”, finaliza o presidente.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando