Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 - 00h23
Lenha na Fogueira
Definitivamente a escola de samba Unidos da Rádio Farol não vai desfilar no carnaval deste ano.
*******
A decisão foi tomada durante reunião no ultimo domingo. “Vamos nos estruturar para voltar com força total no carnaval de 2019” disse o presidente Cristóvão.
********
A decisão de não desfilar foi da direção da escola, pois se quisesse desfilaria. Não receberia subsídio oficial, mas, desfilaria concorrendo ao título.
********
Com a desistência da Rádio Farol a briga para ver quem vai subir para o grupo especial, ficou apenas entre a Acadêmicos da Zona Leste e a Acadêmicos do Armário Grande o que quer dizer, que não vai ser fácil.
*******
Por falar em rebaixamento, ontem no barracão de alegorias da escola Os Diplomatas do Samba a conversa era a seguinte: “No grupo especial o que mais tá perturbando é o fantasma do rebaixamento. Ninguém vai desfilar pra ganhar e sim para não cair” palavras do carnavalesco da vermelha e branco Edson José.
*******
Aliás, na tarde de terça feira os dirigentes de escola de samba, quase têm um troço, quando receberam da Comissão de Jurados os nomes sugeridos pela pessoa designada pelo presidente da Funcultural.
*******
A rejeição foi unânime, disseram os dirigentes das escolas de samba que, caso a Funcultural confirmasse aqueles nomes, não precisaria mais ter disputa, era só entregar o troféu para a escola Asfaltão pois, todos os nomes apresentados, de uma maneira ou de outra, têm alguma coisa a ver com a escola do Tigre. Ali foi muita paixão colocada à frente do bom senso.
*******
O presidente da Fesec Hudson Mamedes não só discordou da lista, como reivindicou para a Federação, a responsabilidade da escolha dos jurados. Aí me veio a lembrança de quando o Eufrásio foi presidente da entidade e no dia apuração, subiu a ladeira da Presidente Dutra como se fosse um carro de fórmula 1 e a turma do Asfaltão no “pega num pega”.
*******
Se eu fosse presidente da Fesec convidaria o professor Marco Antônio Teixeira para selecionar os nomes que atuariam como jurados das escolas de samba. No carnaval passado, duas juradas jogaram por terra, o belo trabalho que o Monteiro desenvolveu como presidente da Comissão de Jurados. As duas na maior cara de pau, deram nota 8 para a escola de samba São João Batista alegando que os homenageados Assis e Nair por serem donos do Grupo SGC não precisavam “daquilo”, ou seja, se serem homenageados por uma agremiação carnavalesca. Consideramos duas hipócritas.
*******
Se o professor Teixeira não aceitar, convidem o Monteiro de novo. Ele sabe das coisas e estar precisando provar, que não teve influência nenhuma, na decisão das duas juradas que derrotaram a escola do Pai Beto.
*******
Ou então, convidem os demais jurados que atuaram no carnaval das escolas de samba em 2016. As notas dos jurados (fora aquelas duas), não foram contestadas por ninguém.
*******
Ontem a tarde, a equipe da Funcultural comandada pelo Ocampo deu expediente no Parque dos Tanques providenciando a limpeza da passarela e preparando o terreno para a montagem das arquibancadas e camarotes. Ocampo garantiu a esse colunista, que a estrutura saiu do Acre ontem mesmo e que tudo indica que nesta quinta feira, a montagem começa.
*******
Até porque, disse Ocampo, amanhã sexta feira “Vamos promover o ensaio técnicos com as escolas de samba. Será o teste de iluminação e som”.
*******
Posso garantir aos amigos leitores, que as escolas do grupo especial estão caprichando nas alegorias e principalmente na Comissão de Frente.
*******
Nesse quesito, a disputa será entre os coreográfos das quadrilhas que se apresentam no Flor do Maracujá.
*******
Hoje é o aniversário do meu amor Ana Célia Santos. Minha Razão de Ser! Parabéns AMOR!
Gres Império do Samba
Chama que ilumina a vida
No ano que a Império do Samba volta a elite do carnaval de Porto Velho e desfila no Grupo Especial, vai contar um pouco da “História e Mitos do Fogo”. “De forma resumida, mostraremos alguns fatos importantes da história da humanidade relacionada ao fogo, sua descoberta e aplicação” disse a responsável pela pesquisa Marycianne.
Desenvolvimento do Tema
Rasgando o céu o sol, o astro que ilumina a via láctea, labaredas de fogo, dançam no universo para espantar a escuridão. Destinado a sair das sombras, surgem o homem primitivo e no embate das pedras e na dança das gravetas, conhece a evolução.
A descoberta do fogo pelo homem primitivo provocam alterações físicas, demográficas e sociais na humanidade, o fogo deu ao homem pré-histórico o poder de iluminar a escuridão, dominar os animais, cozer os alimentos e sobreviver ao frio. Foi as chamas um dia dominada que deu novas vidas a vida humana.
As formas mutáveis do fogo com suas cores variadas, calor e luz sempre geraram fascínio nas antigas civilizações, mitos e alquimia.
Ao dominar o fogo, surge a ciência e o início da revolução industrial, forjam os metais. Inventam as máquinas e as ferramentas. Luz, tochas, candelabros e velas, o fogo que ilumina nosso amor, transformando nossa vida e velas, o fogo que ilumina nosso amor, transformando nossa vida em uma festa de cores e calor, aquecendo nossos corações no carnaval.
O fogo e a centelha de divindade que brilha e purifica a vida dentro de cada um de nos. Fogo elemento que gerou muitas lendas sobre encantados que cospem fogo e seres do nosso folclore, é a chama que aquece, ilumina e reacende nossas esperanças por um futuro melhor.
Com diferentes nomes Grécia e Roma cultuavam os mesmos deuses do fogo, Hefesta (ou vulcano) era o deus do fogo e das erupções vulcânicas e Hestia irma de Zeus, deusa do fogo, Héstia era guardiã da chama sagrada e eterna, que se transformava em labaredas no monte olimpo quando as cidades disputavam competições que deram origem aos jogos olímpicos.
O fogo ajudou a forjar o progresso nas caldeiras da revolução industrial, siderúrgica e a metalurgia produziram riquezas e o desenvolvimento das nações. Surgem as grandes máquinas a vapor cuja fonte de energia era o carvão, a partir da queima do carvão foi possível transformar a energia liberada em outro, que impulsionasse máquinas a fazerem tarefas.
O fogo que arde também ilumina, as luzes primitivas eram obtidas de lascas de madeiras resinosas embebidas em gordura animal, óleo ou sebo, que serviam como tochas. Até que surgiu a vela primitiva que era feita de um pavio de estopa no Egito antigo, as velas foram empregadas em rituais nos templos.
Do imaginário popular surgem seres fantásticos e enigmáticos do nosso folclore popular, mula sem cabeça e o curupira.
Nos vilarejos e arraiais, bandeirinhas tremulam, são os festejos, expressões de cada luga, o fogo faz a festa na fogueira de São João, onde balões clareiam a noites no sertão, fogos de artifícios iluminam o céu e inicia a celebração.
Na luta para dominar o fogo entra em cena os Bombeiros, verdadeiros anjos que combatem incêndios e salvam vidas, são os Bombeiros do Ritmo e da Alegria, que se deixam consumir pela euforia do SAMBA.
Pesquisa e tema: Marycyanne, João Big; Carnavalesco: João Big
Do Sol ao Meu Carnaval, Império, Chama que Ilumina a Vida
De: Paulinho Cachaça e Rhafael Saideira
O sol divina luz que ilumina, irradia a avenida
Na batida do meu coração
Fogo... Que a humanidade aprendeu a dominar
Caçando e lutando pra sobreviver
Não deixa essa chama esmorecer.
Pega fogo bateria, deixa as Baianas rodar
No compasso da harmonia, não deixa essa chama se apagar
Pega fogo bateria, deixa as Baianas rodar
No compasso da harmonia, não deixca essa chama se apagar
Chama, labareda peço sua proteção
Hestia deusa Grega me proteja com a força de um vulcão
Queimou ô queimou
Se queimou deixa queimar
Só não pode se apagar
O fogo é vida que alimenta a alma
Essa emoção nunca acaba
Entre lendas e crenças que incendeia o coração
Salamandra flamejante desafia o dragão.
Hoje a história mudou, tudo se transformou, quem diria
Já se derretem metais, riquezas minerais, nova tecnologia.
Transformando a vida
Numa festa de cores e calor
Quando aquecer o coração
Você é fogo eu sou paixão
Bate pedra, põe graveto, bota lenha pra queimar
Bota fogo na avenida pra Império desfilar
Bate pedra, põe graveto, bota lenha pra queimar
Bota fogo na avenida pra Império desfilar
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando