Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Iomar Japonês se apresenta na Fina Flor do Samba


 Iomar Japonês se apresenta na Fina Flor do Samba - Gente de Opinião

Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba recebe na noite desta sexta feira 14, o sambista cantor e compositor de Manaus Iomar Japonês. Iomar é considerado pelos sambistas amazonenses como Japonês MP3 por ter na cabeça uma verdadeira discoteca. Como sambista bateu o recorde ao desfilar em 2011 por 11 escolas de samba das 26 existentes em Manaus, é um dos mais disputados compositores de samba enredo além de ótimo interprete.

Atualmente é integrante do Grupo “Samba em Família” onde toca banjo e canta. “Nosso repertório é no estilo Demônios da Garoa”.

Iomar além de se apresentar hoje à noite na Fina Flor do Samba voltar a cantar no Mercado Cultural amanhã 15, dentro da Roda de Samba do Beto Cezar. “Preparamos um repertório especial para nossas apresentações em Porto Velho”, disse Iomar Brandão o Japonês.

O colunista blogueiro Marcos Santos postou o seguinte sobre o Japonês do Samba de Manaus:

Iomar Brandão, vulgo, Japonês, o “jovem avô”.  Ou, como recentemente tentaram alcunhá-lo, Japonês MP3 (pois tem uma discoteca de sambas  na cabeça) é um sambista amazonense que há pelo menos 23 anos participa do mundo do samba baré. Mas, foi somente a partir de 2000 que alavancou vôos mais altos no samba de Manaus (antes fez sucesso em Rondônia)… Esse fã de carteirinha do poeta-mor, Chico da Silva (inclusive já compôs um samba ao ídolo), no carnaval de 2011, teve a audácia e a primazia de desfilar em 11 (onze) escolas de samba…  e mais: cantando em 10 (dez) delas… Não é fácil… É para quem é realmente fanático e dedicado pelo samba… Como  ele mesmo diz: “Onde tem samba então lá eu tô!”.

Pois esse sambista estará cantando hoje e amanhã no Mercado Cultural em Porto Velho.


Lenha na Fogueira

Projeto “Canto da Idade” encerrará ano letivo da escola de música Jorge Andrade.

*********

Ao chegar à Escola Municipal de Música Jorge Andrade, em qualquer um dos horários de aulas, é possível encontrar no auditório uma turma de idosos animada realizando o ensaio para a apresentação de encerramento do ano letivo.

********

São os alunos do projeto 'Canto da Idade', que envolve  homens e mulheres acima de 50 anos. A empolgação é tanta que o grupo é o responsável por fechar com 'chave de ouro' as atividades da escola, nesta sexta-feira, 14/11, a partir das 19 horas.
 

********

A diretora Duciléa Borges faz o convite a toda a população para prestigiar a apresentação de final de ano e explica o objetivo do projeto 'Canto da Idade'.

********

“Temos uma programação diversificada para esta sexta-feira e estamos alegres em realizar a apresentação do coral. É uma oportunidade para os idosos. Este é o resultado da grande procura que tivemos no início do ano para essa idade e por isso desenvolvemos um projeto voltado para contemplar essas pessoas.

********

O resultado foi um sucesso. Tanto que disponibilizaremos outra turma em 2015”, afirma a diretora.

********

Beatriz Herrera, de 50 anos, conta que aprendeu a tocar atabaque nos ensaios para a apresentação. “Agradeço às minhas amigas por terem me chamado. Do nosso grupo praticamente ninguém desistiu. E estamos ansiosos para a apresentação. Temos aula uma vez por semana, mas nos reunimos na casa uns dos outros para ensaiar e estudar. Para mim foi a melhor coisa que aconteceu”, comenta a aluna.

********

Laura de Jesus, coordenadora Pedagógica da Jorge Andrade conta que o trabalho possibilita um rendimento melhor para essa idade e promove a socialização dos idosos. “Facilitamos o aprendizado, pois trabalhamos a música de forma diferenciada e possibilitamos uma atividade agradável”, explica Laura.

********

Raquel Cabral, professora de música, disse que é a primeira vez que trabalha com a terceira idade e relata a sua experiência. “É muito diferente. Eles não tem tempo a perder, então não tem enrolação. Além isso, possuem muita vivência. E isso faz com que aprendam e busquem os seus sonhos. Dos  50 que iniciaram, poucos tinham algum conhecimento musical e podemos ver o grande desenvolvimento deles”, disse Raquel.

********

Tânia de Oliveira, 58 anos conta que a busca por aprender a tocar um instrumento a motivou a buscar a Jorge Andrade. “Com o projeto 'Canto da Idade' cresci muito. Se por algum motivo tivesse que parar hoje, levaria uma boa bagagem de aprendizado”, comenta a aluna.

*********

Muitos idosos nunca tiveram contato antes com a música. É o caso de Francelino Goulart da Silva Neto, 66 anos. “Este foi o primeiro contato com a escola de música. Não temos muito tempo a Perder. Quero aprender a cantar e tocar saxofone. Aqui está sendo além da minha expectativa”, disse o idoso.

*********

Já Sarai Pontes de Souza, soube do projeto depois que começou a acompanhar a sua mãe. “Já tinha um conhecimento básico, pois toco violão, porém ao acompanhar minha mãe passei a aprender mais de teoria e de flauta doce. Está sendo um arremate”, disse Sarai.

*********

Então vamos combinar: as 19h00 na Escola de Música Jorge Andrade e depois na Fina Flor do Samba para aplaudir o show do Iomar Japonês no Mercado Cultural.

********

Se você quiser também tem show da Patrulha do Humor – Leia-se Coxinha a Autarquia no Palácio das Artes Rondônia.


Homero Santos abre Gente de Opinião
exposição na Ivan Marrocos

O artista plástico e escultor Homero Santos abre a exposição “As Camélias do Guaporé” na noite desta sexta feira 14, na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho.

Nascido em 25 de junho de 1974 no Estado de São Paulo, Homero enveredou pelas obras em madeira desde quando aportou em Rondônia, precisamente em Costa Marques no Vale do Guaporé de onde retira a madeira que desce o Rio Guaporé para confeccionar seus trabalhos.

As Camélias do Guaporé são 16 peças esculpidas em madeira, que retratam sua vivência na região e sua visão de mundo. Surgida através de uma viagem de barco, quando em cada flor, via algo que trazia uma visão singular da vida.

Ele lembra que até os abolicionistas usavam a flor, chamada Camélia, para uso e presentear os amigos, simbolizando respeito e amizade.
 

Serviço

Artista – Homero Santos

Esposição – Camélias do Guaporé

Local – Casa da Cultura Ivan Marrocos

Hora – 20h00

Dia – 14 de novembro de 2014

Entrada - Franca

Iomar Japonês se apresenta na Fina Flor do Samba - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)