Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Itaú Cultural convida para coletiva do Rumos 2019/20 + Biografando o Samba reúne sambista no Espaço Santana neste sábado


Itaú Cultural convida para  coletiva do Rumos 2019/20 + Biografando o Samba reúne sambista  no Espaço Santana neste sábado - Gente de Opinião

Depois das declarações impensadas a respeito das queimadas na Amazônia. Como que se desculpando, porém sem reconhecer que abusou do pensamento livre, o governo brasileiro anunciou que o Exército vai entrar no combate as queimadas.

***********

Não abafa essa conversa, que tudo pode acontecer, inclusive nada. O Bacana, é que o presidente quando se ver acuado, recua estrategicamente o que é positivo.

**********

Ainda bem! Já pensou se o ‘home’ radicaliza e coloca sua equipe em campo, afirmando que a culpa das queimadas na Amazônia são das ONGs, aí mermão, a vaca sai do atoleiro e vira ‘brasa’ no brejo das cinzas, com tanto fogo no campo.

***********

Sabemos que muitos governos, em especial os europeus, pensam que na Amazônia só existe índio e quando admitem que existe os chamados brancos, os classificam como seres inferiores.

***********

Os europeus devastaram tudo que era “MATO”  que existia em seus países e sem saber como fazer para recuperar o que perderam, apelam para  entidades que se importam com a preservação da  Amazônia, as chamadas ONGs,  atuais calo seco do governo federal.

***********

Tá certo que algumas dessas entidades, não movem uma palha pela preservação da nossa biodiversidade, porém, a maioria trabalha honestamente e graças a essas, ainda temos alguma nesga de floresta em Rondônia.

**********

Por falar nisso, nós os rondonienses, nos orgulhamos de sermos o único estado brasileiro onde a Reforma Agrária deu certo.

***********

Na onda do Integrar para não Entregar somos o estado, que provavelmente mais desmatou a floresta Amazônica, em especial, nas décadas de 1960/70/80 e até os anos 1990.

***********

Criamos um estado pujante, um estado que nos orgulha. Inclusive podemos dizer que entre a Borracha e a Mineração, o ciclo mais promissor do nosso estado foi o CICLO DA COLONIZAÇÃO quando se derrubava Mogno,  Angelim, Cedro e tudo quanto era madeira de Lei sem escrúpulos. A famosa Zona da Mata se transformou na maior Serraria do Brasil.

***********

Entendemos que naquele tempo, o desmatamento era necessário, para poder se ter um estado pujante, precisávamos de produção, precisávamos plantar e criar pasto.

**********

Transformamos-nos no estado que mais crescia e todo mundo era feliz. Era prazeroso ver a poeira cobrindo as estradas (todas sem asfalto). A carne de caça era dividida com a camada de poeira que cobria a mesa de jantar e todo mundo se empapuçava. Que delicia, afinal de contas, aquela carne de Caça foi abatida pelo agricultor que agora “Graças ao Exercito”, tinha um pedaço de terra para chamar de seu!

**********

O tempo passou, o extrativismo deixou de ser importante e hoje é preciso produzir outras fontes de renda, para sustentar o estado que tem orgulho em ser um dos mais promissores deste país.

***********

RONDÔNIA onde o CÉU, apesar de tanta FUMAÇA, continua sendo mais AZUL.

***********

Rondônia do Ouro do Madeira, que já foi da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do Diamante de Espigão e quem sabe das Minas de Urucumacuã.

***********

Rondônia da diversidade cultural. Rondônia da diversidade culinária. Rondônia onde se degusta o Tacaca na Cuia e o Chimarrão na Cabaça ao mesmo tempo. Rondônia do Tambaqui Assado, do Churrasco Gaúcho e da Feijoada Carioca sem esquecer o Tutu Mineiro.

**********

Não sei por quanto tempo vamos poder continuar nos orgulhando disso.

***********

Rondônia que agora vive o CICLO da SOJA e da PECUÁRIA. As duas culturas só conseguem sobreviver, em terreno sem FLORESTA sem MATA ALTA.

**********

Assim sendo, pode inventar ONG beneficiada com ajuda financeira da Europa e outros países, que não vai conter a fumaceira provocada pelas queimadas.


Itaú Cultural convida para  coletiva do Rumos 2019/20 + Biografando o Samba reúne sambista  no Espaço Santana neste sábado - Gente de Opinião

Itaú Cultural convida para coletiva do Rumos 2019/20 

Itaú Cultural vai anunciar a abertura das inscrições para a edição do Rumos  2019/2020,  no próximo dia 2 de setembro, durante coletiva a imprensa a ser realizada no instituto, em São Paulo.

Em um momento em que o destino da cultura brasileira se apresenta incerto, desestabilizando o acesso e o apoio à cultura, o instituto mantém o incentivo, mapeamento e fomento da produção artístico-cultural do país, por meio de suas atividades e deste programa. Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, fará o anúncio de abertura do edital ao lado de Ana de Fátima Sousa, gerente de Comunicação do instituto, ao lado da curadora e pesquisadora paraense Vânia Leal, membro da comissão de seleção. Os jornalistas, convidados de todo o Brasil,  também estão convidados a participar da visita guiada à montagem de O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018, que abre no dia 4, com parte dos projetos selecionados no edital anterior e já concluídos, e das exposições em cartaz no instituto: Ocupação Vladimir Herzog e Ocupação Lydia Hortélio.

A editoria de cultura do Diário da Amazônia foi convidada a participar da coletiva, com direito a passagem de ida e volta além de estadia em São Paulo. Este convite se estende de 1º de setembro (domingo) a 3 de setembro (terça-feira). Na segunda feira, dia da coletiva, será oferecido um café da manhã, antes do anúncio, às 9h30, e um brunch logo após o encontro. À noite, teremos um jantar de confraternização. “Gostaríamos muito de tê-los conosco, não somente para conhecer o edital e a exposição como também debater a cultura, hoje, e suas perspectivas a curto e longo prazo. Estamos à disposição para qualquer dúvida”.


Itaú Cultural convida para  coletiva do Rumos 2019/20 + Biografando o Samba reúne sambista  no Espaço Santana neste sábado - Gente de Opinião

ENSAIO

Biografando o Samba reúne sambista no Espaço Santana neste sábado  

A coordenação do Projeto Biografando o Samba da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste, que no próximo dia 30, vai homenagear o compositor Ernesto Melo realizando em parceria com a Funcultural de Porto Velho o Programa “Tributo ao Menestrel” no Mercado Cultural, reúne na tarde deste sábado a partir das 15 horas no “Espeço Santana” a rua Duque de Caxias, 189, no bairro Caiari, os compositores que se proporem a participar do espetáculo de samba em homenagem ao Poeta da Cidade.

A ideia é afinar a harmonia das canções do Ernesto Melo que serão interpretadas pelos seus colegas compositores no Programa “Tributo ao Menestrel”. Dentre os que confirmaram presença no ensaio e na homenagem destacamos Mávilo Melo, As Pastoras do Asfaltão, Silvio Santos, Bainha, Ênio Ricardo, Walber do Cavaco, João Carteiro, Hudson Mamedes, Rato e muitos outros.

O Tributo ao Menestrel Ernesto Melo também tem como atração um dos melhores compositores de samba do Brasil Moacyr Luz que vem direto do Projeto Samba do Trabalhador do Rio de Janeiro e participação especial da cantora local Alciréia Tabosa que está trabalhando a divulgação do seu mais recente CD.

Lembrando que os sambistas que farão parte do Biografando o Samba coordenado pela diretoria da Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste, participam do ensaio na tarde deste sábado dia 24 a partir das 15 horas, no Espaço Santana a rua Duque de Caxias logo após a praça Aluízio Ferreira no bairro Caiari.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)