Terça-feira, 13 de novembro de 2012 - 07h03
PERSONALIDADE
Morre Mestre Delegado da Mangueira
Rio - Mestre Delegado da Mangueira, de 90 anos, presidente de honra da escola, morreu no fim da manhã desta segunda-feira na Clínica Santa Branca, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Égio Laurindo da Silva ficou 10 dias no CTI, vítima de câncer.
Em nota, Ivo Meirelles, presidente da Mangueira, lamentou a morte do sambista. “Lamento, profundamente, informar que acaba de falecer o maior mestre salas de todos os tempos e nosso presidente de honra, Mestre Delegado. Que Deus possa receber em paz a alma deste que, pra mim, foi o mais mangueirense dentre todos os mangueirenses... Amém", escreveu.
O Festicineamazônia teve sua festa de encerramento sábado passado, com a premiação dos melhores filmes, documentários e vídeo-reportagem ambiental.
**********
No naipe do jornalismo ambiental quem levou a premiação nacional foi à equipe amazonense do Amazonsat.
*********
A jornalista Jean Carla da rede Record (Candelária) levou o Mapinguari de melhor vídeo reportagem rondoniense.
Vídeo 1 - Vídeo 2 - Vídeo 3 - Vídeo 4 - Vídeo 5 |
********
Enquanto a Cristina Lago ganhou o troféu de melhor atriz pela interpretação no filme “O Casamento de Mário e Fia” que também foi premiado com a melhor trilha sonora, fotografia e melhor diretor.
*********
O público de Porto Velho e de Rondônia como um todo, foi premiado com a exibição de vários filmes de alta categoria, com destaque para os filmes: Filhas do Vento do diretor Joel Zito Araujo que marcou presença em Porto Velho.
********
A Ferrovia do Diabo um documentário que mostra o quanto a Estrada de Ferro Madeira Mamoré contribui para a formação social e cultural de Rondônia em especial, de Porto Velho e Guajará Mirim.
*********
A produção pode até não ser das melhores, mas, o conteúdo é ótimo. Precisamos levar esse filme aos colégios de todo o estado de Rondônia. Se eu fosse o secretário Emanuel Nery chamaria o Jurandir para conversar a respeito dessa possibilidade.
********
O grande homenageado da 10ª edição do festival foi o cineasta amazonense Aurélio Michiles o Cineasta da Amazônia. Ao receber o Mapinguari Michiles se emocionou tanto, que perdeu a voz na hora dos agradecimento. E olha que o cara é acostumado com esse negócio de premiação, pois é um dos mais premiados documentaristas brasileiro. Basta apenas lembrar o documentário “O Cineasta da Selva” um filme que já foi premiado várias vezes.
*********
O Gero Camilo ator consagrado nacionalmente e que atuou como mestre cerimônia no Festival não participou da noite da premiação, porque tinha outros compromissos no sul maravilha.
********
Mesmo assim o seu gesto “imitando’ o Mapinguari contagiou todos que prestigiaram o Festcineamazonia em suas cinco noites.
********
A equipe de produção reservou uma surpresa para os produtores do evento, Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa que receberam o Mapinguari de Ouro pelos dez anos do Festival e ainda foram surpreendidos com depoimentos de familiares e amigos num vídeo que foi exibido no Banzeiros.
********
Foi então que ficamos sabendo, via Fernanda Kopanakis que tanto o governo do estado de Rondônia e aí leia Secel e nem tão pouco a prefeitura de Porto Velho grife Fundação Iaripuna, não participaram com nada. Não investiram uma “arruela’ no evento.
*********
Mesmo assim no banner de divulgação e todo dia na hora da abertura o mestre cerimônia os citava como parceiros.
*********
Pra completar a falta de responsabilidade para com os eventos culturais em Rondônia e no caso em Porto Velho, nenhuma autoridade cultural prestigiou o festival.
*********
Não é que o Festcineamazônia precise de suas presenças, mas, é obrigação, tanto do governo estadual como o municipal se fazer representar num evento como o Festcineamazônia ou em qualquer outro evento de cunho cultural.
*********
Afinal de contas as pessoas que batem ponto nessas repartições e ainda assumem suas chefias, são pagas para prestigiar os eventos culturais.
*********
É como diz o ditado: “Não falte o serviço para seu chefe, não perceber que você não faz falta”. Ponto, ta explicado!
********
Bacana mesmo foi o cinema na escola de samba. A turma do Asfaltão e o grupo Só Bambas caprichou após a exibição do filme sobre o Cartola.
********
E então a equipe do Festcineamazonia caiu no samba. Tinha de , de ator e atriz global Gero e Cristina Lagos e grego. É isso mesmo, dessa vez o Jurandir trouxe o Sotiris Karamesinis direto de Atenas. Palmas para contadora de história Karla Kristina de Oliveira uma acreana porreta,
********
Até o cantor cabo-verdiano Princezito caiu no samba e ensaiou uns passos de batuku, ritmo de seu país bastante agitado tal qual o nosso samba.
*********
Por falar em samba, amanhã acontece a disputa do samba enredo da escola Asfaltão. As parcerias estarão se apresentando no clube Ipiranga da avenida Pinheiro Machado a partir das 20h00.
**********
Já no dia 15 é a vez da escola de samba Unidos da Rádio Farol apresentar seu samba enredo para o carnaval de 2013. A festa vai será no antigo Consensual na avenida José de Alencar.
********
Em entrevista ao Arimar Sá o secretário Emanuel Nery garantiu que vai ter subsídios pra os blocos filiados a UNIBLOCOS.
*********
Aliás, os deputados estadual aprovaram o projeto que transforma a Uniblocos em Entidade de Utilidade Pública. Ponto pro Mourão!
EVENTOS
Casamento comunitário e festcine
Durante todo o dia de sábado importantes eventos aconteceram
Sábado passado dia 10, estivemos em vários eventos, entre eles, o Dia do Bem promovido pelo sistema SGC, leia-se RedeTV/Ro, Diário da Amazônia e Rádio CBN durante todo o dia. A boca da noite nos deslocamos até a quadra do Sesi onde registramos a solenidade de Casamento Comunitário que oficializou a união de mais de 200 casais entre eles o do Marcos Rodrigues da Silva com a Tatiana e do João Batista e sua esposa que vivem juntos há mais de 40 anos e somente agora se casaram no civil. Por volta das 21 horas já estávamos no teatro Banzeiros acompanhando a premiação do Festcineamazônia e logo depois, o show internacional no encerramento do festival com os artistas Eliakin Rufino e o cabo-verdiano Princezito. A cobertura fotográfica foi da Ana Célia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando