Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Jerusalém na Roça o arraial do grupo Êxodo


 

Dando prosseguimento a programação do Circuito Junino, promovido pela Funcultural do município de Porto Velho, o Grupo Teatral Êxodo realiza neste final de semana o 1° Arraial “Jerusalém na Roça”.

Jerusalém na Roça o arraial do grupo Êxodo - Gente de OpiniãoO evento está acontecendo na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia no KM 13 da BR 364 sentido Candeias do Jamari. Segundo José Monteiro aproposta do Clube Teatral Êxodo, coordenador do evento, é de resgatar a verdadeira tradição da festa junina, com uma programação que segue até domingo (19). “Quando falamos em verdadeira tradição, estamos nos reportando a verdadeira comida típica da nossa região, como é o caso do Pato No Tucupi, Tacacá, Vatapá, Mungunzá, Milho Assado na brasa, Canjica, Pamonha e Bolo de Macaxeira”. Além disse prossegue Monteiro foram usados na estrutura do arraial materiais extraídos da natureza, mediante autorização dos órgãos competentes, tais como palhas e madeiras, utilizados na instalação de barracas, mastro de São João, Pau de Sebo e fogueira.

Dentre as atrações folclóricas, estão as apresentações de quadrilhas tradicionais como a Rosas de Ouro, Rosa Divina mirim e adulta, Estrela Divina e Arrasta Pé da SAM.

Monteiro afirmou que o grupo trabalha para tornar a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, a segunda maior do Brasil, em um espaço de múltiplos eventos. “O 1º Arraial Jerusalém na Roça será um marco na região e com certeza fará parte do nosso calendário anual. Temos a expectativa de uma resposta positiva do público nesta festa que está sendo preparada com muito carinho para as famílias”, ressaltou.

A estrada para a Jerusalém da Amazônia está localizada no km 13 da BR-364, sentido Candeias, antes do posto da Polícia Rodoviária Federal.


Lenha na Fogueira

O samba foi vitima da violência que assola o trânsito nas ruas de Porto Velho.

********

Nosso amigo Marquinhos do Cavaco perdeu a esposa na manhã de ontem num acidente provocado, por um desses loucos que dirigem carros em nossa cidade.

********

O cidadão que atropelou a esposa do Marquinhos dona Halcylene Ferreira de apenas 35 anos de idade, evadiu-se do local sem prestar socorro.

********

Pessoas que presenciaram o fato desconfiaram que o condutor do veículo estava embriagado, pois, dirigia em alta velocidade, perdeu o controle, invadiu a pista contrária, atropelou a esposa do Cavaquinista e mais um ciclista e logo em seguida ainda bateu em outro carro. Só podia ta muito doido!

********

Infelizmente a irresponsabilidade do dito motorista ceifou a vida de uma cidadã que trafegava normalmente pela via. Isso na é fatalidade, é falta de responsabilidade!

********

Com a morte da esposa do Marquinhos todos os eventos que envolviam sambistas na noite de ontem foram suspensos.

********

A Federação das Escolas de Samba suspendeu as apresentações que aconteceriam no Mercado Cultural pelo Projeto “Esquentando Os Tamborins”, assim como Ernesto Melo também suspendeu a apresentação da Fina Flor do Samba.

********

A escola de samba Asfaltão publicou nota de pesar e também suspendeu a apresentação que faria no Mercado Cultural.

********

Daqui enviamos nossas condolências ao amigo Marquinhos do Cavaco e a família da Halcylene Ferreira. Descansa em Paz!

*******

E hoje na Jerusalém da Amazônia continua o Arraial da Jerusalém. O evento foi a maneira que o Zé Monteiro encontrou para reativar o Grupo Êxodo que andava meio desacreditado perante a sociedade, em virtude da falta de atividade.

*******

Assim sendo José Monteiro com sua veia empreendedora, reassumiu a presidência do Êxodo e bolou o Arraial da Jerusalém que começou ontem e só termina amanhã.

********

Quadrilhas como a Rosa Divina e Rosas de Ouro estarão se apresentando durante o evento.

********

A entrada para a Jerusalém da Amazônia é no KM 13 da BR 364 sentido Candeias do Jamari antes do Posto da Policia Rodoviária Federal.

********

Hoje quem se apresenta no Arraial do Zé Monteiro é a quadrilha Rosas de Ouro e o Boi Bumbá Touro Mancha Negra. Vai lá folclorista.

********

Hoje também tem mais uma apresentação do Hiran Delmar – O Coxinha no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

********

Ontem durante todo o dia, muita gente estava comprando ingresso na bilheteria do teatro. Que rir até se “mijar” vai assistir o show do Coxinha!

********

Na atividade promovida pelo governo estadual para a elaboração do Plano Plurianual Anual junto à sociedade civil que aconteceu no colégio Castelo Branco quinta feira passada.

********

Um integrante da equipe que estava discutindo os investimentos no segmento cultural nos próximos anos, perguntou ao representante do governo que estava coordenando o evento: “O Senhor sabe pra que serve a Secel?”

********

O Cidadão foi pra lá, se virou pra cá e disse que era para promover o JOER. E o rapaz que fez a pergunta tascou de lá:

********

Se o governo não sabe as atribuições da Secel como é que vai investir em cultura! Se fosse o saudoso Sergio Valente diria: Pano, Pano, Rápido!

********

Depois disso não precisamos falar mais nada. Aliás, é até perigoso falar em investimento em cultural principalmente em Porto Velho.

********

Por falar nisso na próxima semana tomará posse na Secel que agora e Sejucel, o Coordenador de Políticas para a Juventude CDS 09. R$ 4.782,53. Quase ótimo!

*********

É como diz o Coxinha: “Não procedeu, a tesoura comeu!” 


Morre esposa de Marquinhos do Cavaco

Jerusalém na Roça o arraial do grupo Êxodo - Gente de Opinião

O samba de Porto Velho e de Rondônia está de luto. Vítima de acidente de trânsito faleceu na manhã de ontem a esposa do sambista compositor e cantor Marquinhos do Cavaco Halcylene Ferreira.  O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Pinheiro Machado com Daniele no bairro Igarapé.

De acordo com informações de testemunhas um automóvel, com pelos menos quatro pessoas em seu interior, invadiu a preferencial e colidiu com uma motocicleta e um ciclista. Após o acidente o condutor do carro fugiu do local sem prestar socorro. As vitimas tiveram lesões por diferentes partes do corpo. Halcylene faleceu ao dar entrada no hospital João Paulo II;

Condolências

A Federação das Escolas de Samba – Fesec distribui nota suspendendo a programação “Esquentando os Tamborins” programados para acontecer ontem no Mercado Cultural juntamente com o Projeto A Fina Flor do Samba. “Em momento de dor do sambista amigo e amigo Marquinho do Cavaco suspenderemos as atividades artísticas dessa Federação por três dias”, assina Hudson Mamede.

A escola de samba Asfaltão distribuiu a seguinte nota: “É com extremo pesar que a Família Asfaltão recebesse a trágica notícia do falecimento da Amiga Halcylene Ferreira, esposa do nosso Amigo, membro e cavaco da nossa Escola, Marquinhos do Cavaco, que partiu pra outra missão no andar de cima. Que Deus conforte os familiares e amigos. Que ela descanse em Paz!”.

O grupo SGC envia condolências a família enlutada.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)