Sábado, 18 de julho de 2015 - 05h38
Dando prosseguimento a programação do Circuito Junino, promovido pela Funcultural do município de Porto Velho, o Grupo Teatral Êxodo realiza neste final de semana o 1° Arraial “Jerusalém na Roça”.
O evento está acontecendo na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia no KM 13 da BR 364 sentido Candeias do Jamari. Segundo José Monteiro aproposta do Clube Teatral Êxodo, coordenador do evento, é de resgatar a verdadeira tradição da festa junina, com uma programação que segue até domingo (19). “Quando falamos em verdadeira tradição, estamos nos reportando a verdadeira comida típica da nossa região, como é o caso do Pato No Tucupi, Tacacá, Vatapá, Mungunzá, Milho Assado na brasa, Canjica, Pamonha e Bolo de Macaxeira”. Além disse prossegue Monteiro foram usados na estrutura do arraial materiais extraídos da natureza, mediante autorização dos órgãos competentes, tais como palhas e madeiras, utilizados na instalação de barracas, mastro de São João, Pau de Sebo e fogueira.
Dentre as atrações folclóricas, estão as apresentações de quadrilhas tradicionais como a Rosas de Ouro, Rosa Divina mirim e adulta, Estrela Divina e Arrasta Pé da SAM.
Monteiro afirmou que o grupo trabalha para tornar a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, a segunda maior do Brasil, em um espaço de múltiplos eventos. “O 1º Arraial Jerusalém na Roça será um marco na região e com certeza fará parte do nosso calendário anual. Temos a expectativa de uma resposta positiva do público nesta festa que está sendo preparada com muito carinho para as famílias”, ressaltou.
A estrada para a Jerusalém da Amazônia está localizada no km 13 da BR-364, sentido Candeias, antes do posto da Polícia Rodoviária Federal.
Lenha na Fogueira
O samba foi vitima da violência que assola o trânsito nas ruas de Porto Velho.
********
Nosso amigo Marquinhos do Cavaco perdeu a esposa na manhã de ontem num acidente provocado, por um desses loucos que dirigem carros em nossa cidade.
********
O cidadão que atropelou a esposa do Marquinhos dona Halcylene Ferreira de apenas 35 anos de idade, evadiu-se do local sem prestar socorro.
********
Pessoas que presenciaram o fato desconfiaram que o condutor do veículo estava embriagado, pois, dirigia em alta velocidade, perdeu o controle, invadiu a pista contrária, atropelou a esposa do Cavaquinista e mais um ciclista e logo em seguida ainda bateu em outro carro. Só podia ta muito doido!
********
Infelizmente a irresponsabilidade do dito motorista ceifou a vida de uma cidadã que trafegava normalmente pela via. Isso na é fatalidade, é falta de responsabilidade!
********
Com a morte da esposa do Marquinhos todos os eventos que envolviam sambistas na noite de ontem foram suspensos.
********
A Federação das Escolas de Samba suspendeu as apresentações que aconteceriam no Mercado Cultural pelo Projeto “Esquentando Os Tamborins”, assim como Ernesto Melo também suspendeu a apresentação da Fina Flor do Samba.
********
A escola de samba Asfaltão publicou nota de pesar e também suspendeu a apresentação que faria no Mercado Cultural.
********
Daqui enviamos nossas condolências ao amigo Marquinhos do Cavaco e a família da Halcylene Ferreira. Descansa em Paz!
*******
E hoje na Jerusalém da Amazônia continua o Arraial da Jerusalém. O evento foi a maneira que o Zé Monteiro encontrou para reativar o Grupo Êxodo que andava meio desacreditado perante a sociedade, em virtude da falta de atividade.
*******
Assim sendo José Monteiro com sua veia empreendedora, reassumiu a presidência do Êxodo e bolou o Arraial da Jerusalém que começou ontem e só termina amanhã.
********
Quadrilhas como a Rosa Divina e Rosas de Ouro estarão se apresentando durante o evento.
********
A entrada para a Jerusalém da Amazônia é no KM 13 da BR 364 sentido Candeias do Jamari antes do Posto da Policia Rodoviária Federal.
********
Hoje quem se apresenta no Arraial do Zé Monteiro é a quadrilha Rosas de Ouro e o Boi Bumbá Touro Mancha Negra. Vai lá folclorista.
********
Hoje também tem mais uma apresentação do Hiran Delmar – O Coxinha no Teatro Palácio das Artes Rondônia.
********
Ontem durante todo o dia, muita gente estava comprando ingresso na bilheteria do teatro. Que rir até se “mijar” vai assistir o show do Coxinha!
********
Na atividade promovida pelo governo estadual para a elaboração do Plano Plurianual Anual junto à sociedade civil que aconteceu no colégio Castelo Branco quinta feira passada.
********
Um integrante da equipe que estava discutindo os investimentos no segmento cultural nos próximos anos, perguntou ao representante do governo que estava coordenando o evento: “O Senhor sabe pra que serve a Secel?”
********
O Cidadão foi pra lá, se virou pra cá e disse que era para promover o JOER. E o rapaz que fez a pergunta tascou de lá:
********
Se o governo não sabe as atribuições da Secel como é que vai investir em cultura! Se fosse o saudoso Sergio Valente diria: Pano, Pano, Rápido!
********
Depois disso não precisamos falar mais nada. Aliás, é até perigoso falar em investimento em cultural principalmente em Porto Velho.
********
Por falar nisso na próxima semana tomará posse na Secel que agora e Sejucel, o Coordenador de Políticas para a Juventude CDS 09. R$ 4.782,53. Quase ótimo!
*********
É como diz o Coxinha: “Não procedeu, a tesoura comeu!”
Morre esposa de Marquinhos do Cavaco
O samba de Porto Velho e de Rondônia está de luto. Vítima de acidente de trânsito faleceu na manhã de ontem a esposa do sambista compositor e cantor Marquinhos do Cavaco Halcylene Ferreira. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Pinheiro Machado com Daniele no bairro Igarapé.
De acordo com informações de testemunhas um automóvel, com pelos menos quatro pessoas em seu interior, invadiu a preferencial e colidiu com uma motocicleta e um ciclista. Após o acidente o condutor do carro fugiu do local sem prestar socorro. As vitimas tiveram lesões por diferentes partes do corpo. Halcylene faleceu ao dar entrada no hospital João Paulo II;
Condolências
A Federação das Escolas de Samba – Fesec distribui nota suspendendo a programação “Esquentando os Tamborins” programados para acontecer ontem no Mercado Cultural juntamente com o Projeto A Fina Flor do Samba. “Em momento de dor do sambista amigo e amigo Marquinho do Cavaco suspenderemos as atividades artísticas dessa Federação por três dias”, assina Hudson Mamede.
A escola de samba Asfaltão distribuiu a seguinte nota: “É com extremo pesar que a Família Asfaltão recebesse a trágica notícia do falecimento da Amiga Halcylene Ferreira, esposa do nosso Amigo, membro e cavaco da nossa Escola, Marquinhos do Cavaco, que partiu pra outra missão no andar de cima. Que Deus conforte os familiares e amigos. Que ela descanse em Paz!”.
O grupo SGC envia condolências a família enlutada.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando