Quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 05h02
Com ‘Nas Palavras das Canções’ José Miguel Wisnik abrirá a 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia. A mistura de aula e show acontece dia 6 de novembro, às 19 horas, no Teatro Banzeiros. Wisnik tem várias canções gravadas por artistas famosos, como Zizi Possi, Vânia Bastos, Edson Cordeiro, Ná Ozzetti e Eliete Negreiros.
Além de músico é compositor, ensaísta brasileiro e doutor em teoria literária. Realizou trabalhos com Tom Zé e Caetano Veloso. Para o cinema, escreveu a trilha sonora do filme "Terra Estrangeira", de Walter Salles Júnior e Daniela Thomas, de 1996.
Em 1998 compôs "Assum Branco", uma elogiada reconstrução de "Assum Preto", clássico de Luiz Gonzaga, que acabou fazendo parte do repertório do disco "Aquele Frevo Axé", lançado naquele mesmo ano por Gal Costa.
O festival que acontece de 6 a 10 de novembro vai exibir 51 produções cinematográficas de todas as regiões do Brasil e da América do Sul. Os filmes concorrem na mostra competitiva de curta-metragem e reportagem ambiental.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL, prefeitura do Município de Porto Velho, Fundação Iaripuna e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia – UNIR/PROCEA.
O Gabinete do Prefeito em conjunto com as várias secretarias realizará no dia de hoje 31 de outubro, às 15 horas, uma caminhada, com concentração na Praça Marechal Rondon, na Av. sete de setembro, para divulgar a CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA. Na oportunidade será distribuído material de orientação e divulgado o equipamento (MAMÔGRAFO) que está a disposição de toda população.
***********
Encerram nesta quarta-feira as inscrições para o concurso do Festival da Canção Municipal entre Funcionários Público Municipal (Fecam).
**********
O objetivo desse concurso, segundo a Fundação Cultural Iaripuna é valorizar o servidor e buscar novos talentos no quadro municipal. Os interessados pode se inscrever na sua secretaria ou na fundação no horário de expediente.
**********
O festival foi criado pela administração municipal como forma de promover a integração entre os servidores e valorizar o talento dos participantes e também faz parte da programação em homenagem ao Dia do Funcionário Público (28/10).
**********
As inscrições encerram nesta quarta-feira, 31, e os interessados podem procurar a Fundação Cultural Iaripuna para maiores informações.
***********
Por falar em informação, queremos aqui parabenizar o Dalton Di Franco pela sua eleição como vice prefeito de Porto Velho.
*********
Na realidade o Dalton tem luz própria e com isso, contribuiu muito com a votação do Dr. Mauro tanto no 1º como no 2º turno.
*********
Basta lembrar que os demais candidatos a vice prefeito (com exceção do Miguel de Souza) quase não apareceram, teve deles que o candidato a prefeito parece, fazia questão que nem falassem em seu nome para não perder voto.
*********
O Dalton ia pra cima, participava de caminhadas e reuniões sem contar com a presença do titular, assim agia porque tem cacife. Tem liderança. Afinal de contas foi uma dos vereadores mais votados e deputado estadual também muito bem votado.
*********
Talvez por isso seja que o Dr. Mauro tem falado nas entrevistas depois de eleito, que não abre mão da experiência do Dalton de Franco na sua equipe.
*********
Esperamos apenas que o Dalton Di Franco não nos decepcione como nos decepcionou o atual vice do Roberto Sobrinho, que ninguém sabe explicar, de uma hora para outra, se tornou uma eminência parda no governo municipal.
*********
E olha que muito de nós portovelhenses acreditamos quando ele se elejeu vereador com um discurso inovador, que estávamos vendo um novo líder após Chiquilito, um líder nato.
********
Resultado, ficou apagado e ninguém praticamente não ouviu, durante esse tempo todo, se falar em seu nome. Apesar de em janeiro desse ano quando assumiu a prefeitura, ter reunido o pessoal dos blocos de trio elétrico e escolas de samba, juntamente com o pessoal da secretaria da Fazenda para achar um meio de aliviar as cobranças exigidas em cumprimento a Lei 190 que prejudica qualquer evento cultural ou de lazer em Porto Velho.
********
Naquele momento o vice do Roberto mostrou que tinha potencial para dirigir a cidade e até brigar pelos interesses de seus habitantes. Foi só aquilo mesmo e mais nada!
*********
Como já escrevi acima, nos decepcionou!
********
Agora é a vez do Dalton Di Franco. Temos certeza que o apresentador do Programa Plantão de Policia, não vai nos decepcionar e vai contribuir e muito com o governo do Dr. Mauro Nazif.
********
O Dalton tem capacidade para assumir qualquer secretaria, pois além de jornalista especializado em jornalismo policial, é administrador de empresa (professor inclusive) e está se formando bacharel em direito.
*********
Além de ter experiência na área política, por ter sido vereador e deputado estadual.
********
Eita puxada de saco! Parece até que fui atacado pelo vírus “puxasacôsafado”. Logo nós que não temos o hábito de puxar brasa para nossa sardinha. Mas em se tratando do Dalton Di Franco não tem nada de puxação de saco não, até porque não estamos pleiteando cargo algum na administração que vai assumir. Acontece que precisamos de alguém que fale a nossa língua no “cangote” do prefeito Mauro Nazif.
*********
O Dalton Di Franco pode até não ser Vascaíno, mas, temos certeza que será um ótimo vice prefeito de Porto Velho!
*********
Depois dessa, só indo ensaiar o samba da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande com o Silvinho.
*********
Ou então tentar descobrir o que a Rita Queiroz conversou tanto com o secretário Emanuel Nery durante toda a manhã de ontem.
ACARAJÉ
Baianas recebem homenagem histórica
Em clima de grande emoção as baianas de acarajé, representadas pela Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam) e por dezenas de baianas em trajes típicos, receberam duas homenagens históricas no último dia 26, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A primeira, já esperada, foi a assinatura do governador Jaques Wagner decretando o Ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial da Bahia. A segunda, não prevista anteriormente no protocolo, foi anunciada pelo governador, provocando comoção na platéia ao inaugurar o novo Salão de Atos da Governadoria batizando-o como o nome ‘Baianas de Acarajé’, sendo aplaudido de pé por todos os presentes.
No mesmo evento, Wagner garantiu que as baianas de acarajé terão acesso a nova Arena Fonte Nova durante a Copa do Mundo, em resposta às perguntas dos presentes e as matérias que circularam na mídia nas últimas semanas. “As baianas estarão na Fonte Nova; trata-se de um bem cultural imaterial que traduz parte significativa da cultura e tradição de um povo”, disse o governador.
Para o secretário de Cultura (Secult), Albino Rubim, que também discursou na cerimônia, esse é mais um registro de manifestação cultural que integra a política pública do governo do Estado para resgatar as tradições populares baianas. “É uma figura absolutamente marcante para a identidade e a cultura da Bahia”, disse Rubim.
O parecer técnico que possibilitou o registro do Ofício das Baianas foi feito pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secult. “Desde 2007, através dos trabalhos do IPAC, já conseguimos registrar a Festa de Santa Bárbara, o Carnaval de Maragojipe, o Desfile dos Afoxés, a Festa da Boa Morte, a Festa do Bembé do Mercado e o Ofício de Vaqueiro”, relata o secretário estadual de Cultura.
PLANO ARTICULADO
Últimos dias para se inscrever na pesquisa-ação
O projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação, desenvolvido pelo Ministério da Cultura e pela ONG Casa da Arte de Educar, pretende criar uma política de integração entre cultura e educação baseada nas experiências bem sucedidas em curso na sociedade.
Esta pesquisa-ação, dinâmica coletiva de investigação, será aplicada nas cinco regiões brasileiras, representadas pelos municípios de Recife, Campo Grande, Porto Velho, Porto Alegre e Rio de Janeiro, e utilizará como metodologia a Mandala dos Saberes.
Inscrição em Porto Velho
O encontro faz parte do projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação, promovido pelo MinC, que está sendo aplicado nas cinco regiões brasileiras para a construção de uma nova política pública entre Cultura e Educação.
Quem pode participar dessa reunião? Professores, alunos, lideranças sociais, representantes de museus, de centros culturais e de órgãos do governo da região Norte.
A pesquisa pretende identificar as experiências, as dificuldades e as soluções do grupo.
Nem o Estado nem a sociedade civil organizada são capazes de realizar isoladamente mudanças que permitam constituir um sistema educacional ampliado. É necessário garantir as trocas de experiências, promover rodas de formação participativas e debates para pensar a educação e seus muitos prismas frente a uma sociedade com enorme capacidade de mudança.
Diante de um horizonte de “país emergente”, precisamos encontrar conjuntamente outros modelos de desenvolvimento, construídos a partir de um debate mais aprofundado acerca do que entendemos como educação de qualidade.
A pesquisa-ação é um evento gratuito.
Inscrições abertas até 6 de novembro.
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Teatro Banzeiros/Centro de Formação dos Professores.
Rua José do Patrocínio, 512, Centro – Porto Velho – RO.
Acesse o link para se inscrever:
http://www.artedeeducar.org.br/blog/2012/06/08/porto-velhoro/
Folder da pesquisa-ação:
http://www.artedeeducar.org.br/wp-content/uploads/folder_articulado_internet_231012.pdf
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando