Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

JUABP – A vitória do quadrilheiro persistente


 


Não sei se os amigos leitores quadrilheiros lembram: Na coluna de domingo escrevi que:

*********

“Sendo assim, arrisco dizer que a campeã do Flor do Maracujá deste ano está entre os grupos: Juabp, Girassol e Rádio Farol. Quanto a Roça é Nossa não havia se apresentado quando fechamos essa coluna sábado de manhã”.

********

Pois então! Deu o que eu previ. Só mudou a classificação da Girassol das Três Marias que ficou com o 4° lugar enquanto a Rocinha ficou em 3° e a Rádio Farol em 2° lugar.

********

Apesar de nas redes sociais o pessoal da Girassol cair de “pau” em cima de uma jurada, não se justifica. Acontece que o nome dos jurados e os própiroa jurados foram apresentados aos representantes dos grupos folclóricos na quarta feira dia 27 de julho, inclusive alguns nomes foram vetados na hora pelos dirigentes. Assim sendo, os jurados que atuaram no Flor do Maracujá receberam o aval de todos os dirigentes de grupos.
 

********

Por isso não podemos aceitar, que agora alguns dirigentes de grupos estejam colocando em dúvida, as notas dos jurados que foram aprovados por eles.
 

********

No Flor do Maracujá o que pode ser colocado em dúvida, é a Avaliação, ou seja, a contagem ou verificação por parte da Comissão nomeada para tal fim. Essa Comissão deveria ser acompanhada pelo menos por um representante do grupo que está sendo avaliado, para não deixar dúvida. Nota de jurado é como pênalti depois de marcado ninguém tira.

********

Como os ânimos já estão serenando, aproveito para lembrar que no próximo sábado dia 13, Porto Velho será a sede do Concurso Nacional de Noivo de Quadrilha. Já confirmaram , representantes dos seguintes estados:

*******

Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Ceará, Paraíba, Para, Rondônia, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro.

*******

Quer dizer, sábado na sede do Sindsef o bicho vai pegar pra se saber qual o melhor Casal de Noivo do Brasil. Esse concurso vai servir, de acordo com o Fernando Rocha, para provar aos dirigentes da Cofebraq que Rondônia tem condições de receber o Festival Nacional de Dança de Quadrilha Junina, em 2018.

********

Pois é, as quadrilhas de Porto Velho estão se virando pra fazer bonito durante a festa dos noivos brasileiros. Apesar de alguns dirigentes de grupos de Porto Velho, tirarem o corpo fora, ao não aceitar ser “Anjo” dos noivos que vêm de outros estados. Ser Anjo nesse caso, é apenas para acompanhar os casais em visitas aos monumentos históricos, levá-los pra jantar etc.


********

Uma coisa eu garanto, vai ser uma festa das melhores. Se você gosta de apreciar a dança do casal de noivo de quadrilha. Liga para 9 9269-1258 e fala com a Mary. Reserva o convite.

********

Não adiante chorar, agora o teu grupo só terá a possibilidade de ser campeão no próximo ano. Não tem ação judicial que faça o povo esquecer os que foram eleitos pelos jurados como campeões no Flor do Maracujá 2016. Até porque, não exite impeachment para esse tipo de brincadeira.

********

Tem outro porém, auto-investimento financeiro na apresentação de um grupo folclórico, não quer dizer que o grupo vai se apresentar bem. É preciso saber colocá-lo na arena.

*******

Que ser campeão no Flor do Maracujá seja humilde e consulte os mais experientes. A experiência supera a academia. Os Mestres da Cultura Popular sabem como é que se faz ou se monta um grupo de dança. Toga nesse caso, não adianta. O que vale é a experiência, é a prática.

*******

Seja humilde e aprenda a respeitar a decisão do corpo de jurados que foi aprovado por todos os grupos folclóricos que se apresentaram na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. O resto é Chorô rô!


 


JUABP – A vitória do quadrilheiro persistente

JUABP – A vitória do quadrilheiro persistente - Gente de Opinião

Qualquer outro grupo que tivesse ficado em 7° lugar no ano anterior, por ousar em colocar na arena do Flor do Maracujá uma quadrilha com alegorias gigantes, que mais pareciam enredo de escola de samba, insistiria no mesmo estilo no próximo concurso. Isso jamais passou pela cabeça do folclorista João Big presidente da Juabp, tanto, que na 35ª Mostra de Quadrilha do Flor do Maracujá ele voltou a desafiar os defensores do estilo tradicional de brincar quadrilha em Porto Velho. Aliás, o estilo tradicional de dançar quadrilha, ha muito não é praticado no Flor do Maracujá.

JUABP – A vitória do quadrilheiro persistente - Gente de Opinião

Se no ano passado a Juabp tentou conquistar os jurados contando a história do cinema, utilizando grandes cenários e efeitos espetaculares e viu a quadrilha quase descer para o grupo de acesso, este ano, eles voltaram com um tema, que desde quando foi anunciado deixou os quadrilheiros com o pé atrás. “Será que o Big tá doido”.

JUABP – A vitória do quadrilheiro persistente - Gente de Opinião

Para completar, as alegorias para a apresentação deste ano, foram feitas no Parque dos Tanques e todos puderam acompanhar suas confecções, cenários de mais de 10 metros de altura, levaram os integrantes dos demais grupos a duvidar se “A Eterna Batalha do Bem Contra o Mal” faria bem durante a apresentação na segunda feira dia 1° de agosto. O mal começou a agir quando o marcador Alex Souza esqueceu de apresentar o “Casal de Velhos”, os quadrilheiros adversários festejaram a falha. Acontece que foi apenas um quesito. Nos demais itens em julgamento, a Juabp celebrou o Bem e terminou a apresentação cotadíssima.

A única dúvida, era se os jurados iriam c onsiderar como quesito “criatividade” as alegorias com mais de 10 metros de altura ou a dança da quadrilha em si. Para alegria da família Juabp os jurados se deixaram levar pelo espetáculo visual, provocado pelas alegorias e os efeitos especiais durante a “Eterna Batalha do Bem Contra o Mal” e marcaram 419,3 pontos o que valeu o 1° lugar na 35ª Mostra de Quadrilha do Flor do Maracujá.
 

Classificação final
 

1° lugar 419,3 Juabp

2° lugar 419.0 Rádio Farol

3° lugar 418.5 A Roça é Nossa

4° lugar 417.4 Girassol das Três Marias

5° lugar 416.6 Rosas de Ouro

6° lugar 416.4 Forte Príncipe

7° lugar 416..3 Flor da Primavera

8° lugar 416.0 Rosa Divina

9° lugar 415,6 Mocidade Junina

10° lugar 415.0 Estrela do Norte

11° lugar 414.9 Matutos do Socialista

12° lugar 414.9 Nova Estação

13° lugar 411.9 Unidos do Palheiral


14° lugar 411.2 Nação Caipira.​
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)