Quinta-feira, 27 de junho de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Saiu à prévia da programação da ordem de apresentações dos grupos folclóricos, no 38º Arraial Flor do Maracujá publicada pela Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás – Federon.
************
A novidade é o grupo de acesso dos Bois Bumbás. Muita gente estava duvidando que a Federon obedecesse ao Regulamento do Arraial do ano passado que pela primeira vez, colocou em prática o decesso dos quatro últimos grupos de bumbás colocados para disputar no arraial 2019 pelo Grupo de Acesso.
************
Assim sendo, a programação com a ordem de apresentações para este ano tem como atração na abertura do Flor do Maracujá no dia 26 de julho, o grupo folclórico Boi Bumbá Vencedor e o Bumbá Teimoso.
**********
Ainda pelo grupo de acesso dos bumbás: No dia 27 quem se apresenta é o bumba Estrela de Fogo do meu amigo Alex e o Bumbá Tira Teima do Sardinha.
***********
O grupo de acesso das quadrilhas juninas, ainda está esperando a confirmação de alguns grupos que pretendem disputar uma vaga, para dançar no grupo especial em 2020.
***********
Confirmado mesmo só as juninas Coração Dourado; Jucadiro; Nova Estação e junina Tradição.
***********
A turma do grupo especial só começa a se apresentar no domingo dia 28 de julho e quem vai abrir o festival do 38º Flor do Maracujá é a Nova Junina do Orgulho, seguida da Matutos do Socialista; Unidos do Palheiral e Forte Príncipe.
************
A Federon está convocando os dirigentes dos bois bumbás para reunião marcada para as 19 horas da próxima sexta feira dia 28, quando será discutido o Regulamento das Apresentações do Bumbás no Flor do Maracujá deste ano.
***********
Segunda feira dia 1º será a vez dos dirigentes de grupos de quadrilhas discutiram o Regulamento das apresentações das juninas no Arraial.
**********
Uma coisa posso garantir, não vai ser fácil a aprovação de ambos os Regulamentos, pois é praxe a discussão chegar quase a vias de fato, entre dirigentes de grupos. São os considerados pequenos contra os considerados grandes. Cada um puxando a brasa para sua sardinha.
**********
Já na categoria boi bumbá a discussão é bem mais acirrada. Por falta de coerência na aprovação do Regulamento do ano passado, um dirigente de boi que faz parte da diretoria da Federon, usou sua posição e mudou parte do resultado dado pelo jurados dos bois.
***********
O Grupo que ficou em 5º lugar foi para 3º terceiro com um agravante, utilizou durante sua apresentação músicas dos bois de Parintins e o pior que foi em gravação de CD.
***********
Como o Regulamento que a época foi contestado por mim, não dizia nada a respeito da utilização ou não de toadas de grupos de fora e nem, sobre a reprodução em CD, ficou por isso mesmo.
**********
Essa falta de respeito pela produção musical autoral dos nossos compositores e autores não pode mais acontecer.
***********
Posso não ser dirigente de nenhum grupo de boi, mas, como pertencente ao quadro de diretores da Federon, marcarei presença na reunião e vou brigar pelo respeito a produção cultural dos artistas de Porto Velho.
***********
O Regulamento do Flor do Maracujá sempre exigiu no quesito Toada Letra e Música que a Toada fosse inédita composta para aquela apresentação. Ano passado tiraram inclusive o quesito Toada do julgamento. Fui contra essa pratica, porém fui voto vencido por aqueles que só querem usufruir dos recursos repassados para suas apresentações no Flor do Maracujá e não tão nem aí para a nossa produção cultural. É nessa hora que o governo estadual através da Sejucel deve agir exigindo que os grupos de bois apresentem suas próprias músicas sob pena de serem banidos da brincadeira.
**********
Vamos pra cima dos aproveitadores!
Junina Balão de Prata abre Arraial da Amizade hoje
A comunidade quadrilheira amante de festa junina, tem encontro marcado a
partir desta 1uinta feira 27, até domingo dia 30 no Arraial da Amizade, que
está montado a avenida Guaporé sub esquina com a Amazonas atrás o 5º DP, no
bairro Agenor de Carvalho.
O criador e coordenador do evento Sandrão, distribuiu a programação de
todo o Arraial que ficou assim:
Nesta quinta feira dia 27 se apresentam: Às 21 horas Junina Balão de
Prata; as 22 horas Junian Coração Dourado e as 23 horas Junina Estrela do
Norte.
A abertura da festa nesta quinta feira será com o show da Banda Pegada
de Luxo.
Sexta feira dia 28:as 21 horas Junina Unidos do Palheiral; as 22 horas
Junina Matutos do Socialista e as 23 horas Junina Rádio Farol.
Lembrando que sexta feira a festa começa com a apresentação as 20 horas
da Banda Rai de Sol.
Sábado dia 29 quem vai abrir o evento as 20 horas é o Rann e Banda;
As 21 horas quadrilha Nova Junina do Orgulho; as 22 horas Junina Nova
Estação; 23 horas Junina Flor da Primavera.
Domingo dia 30 as 20h Banda Forró Império; as 21 horas quadrilha
Junina Jucadiro; 22 horas Junina Girassol e 23 horas Junina Rosa Divina.
O Arraial da Amizade conta com diversas barracas que comercializam as
chamadas comidas típicas da época das festas juninas, assim sendo você encontra
Pamonha, Milho Cozido, Bolo de Milho, Mungunzá, Pato no Tucupi, Galinha
Picante, Vatapá, Tacaca entre outros. Uma das barracas mais procuradas é a da
família do Pai |Beto presidente da escola de samba Acadêmicos do São João
Batista.
A abertura do Arraial da Amizade está marcada para as 19 horas com a presença do presidente da Funcultural de Porto Velho Antônio Ocampo Fernandes.
MUSICA
EMJA abre inscrições para curso de canto e flauta para adulto
A Escola Municipal de Música Jorge Andrade abriu inscrições para aulas de canto, musicalização e flauta doce, para adultos com idades a partir de 50 anos. Segundo a diretora da unidade, Dulcileia Borges, para se inscrever, além da faixa etária, basta o interessado ter disponibilidade. Estão sendo ofertadas 30 vagas e as inscrições encerram-se nesta sexta-feira (28/6).
O projeto, chamado de ‘Canto da Idade’, busca ofertar vagas para adultos que tenham interesse em aprender sobre música, além de promover a inclusão social. “A música traz muitos benefícios para a saúde, corpo e mente. Ela une as pessoas e promove o desenvolvimento físico e intelectual do indivíduo, em todas as idades, além de funcionar como terapia. Porém, vemos muitos adultos falando que acham que só pode aprender a tocar um instrumento ou a cantar quem tem habilidade ou nasce com o dom, mas isso não é verdade, qualquer pessoa pode aprender esses dons”, frisou.
E, segundo a diretora, as dezenas de alunos adultos da escola confirmam esse aprendizado e os inúmeros benefícios. “Começamos com alunos extremamente tímidos, introspectivos e que mudam completamente. Hoje, são mais abertos, mais participativos e felizes, por terem aprendido a tocar instrumentos e conhecer sobre as técnicas vocais”, completou.
As aulas do ‘Canto da Idade’ acontecerão às sextas-feiras, das 19h às 20h30, e têm início no dia 5 de Agosto. O curso tem duração de um ano.
Jorge Andrade
Para se inscrever, basta ir até a escola Jorge Andrade, que está em novo endereço, à rua Júlio de Castilho, número 1100, esquina com rua Álvaro Maia, no bairro Olaria. O antigo prédio, na Avenida Joaquim Araújo Lima (antiga Abunã), passará por reforma geral, ainda sem data prevista para entrega. O novo local é climatizado e confortável, garantindo um melhor aprendizado.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando