Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Junior Rodrigues - Intercambio do samba


 

Gente de Opinião 
Junior abre a programação elaborada pelos compositores
portovelhenses Ernesto Melo e Beto Cezar

O cantor e compositor amazonense Júnior Rodrigues sambista de primeira linha, inclusive com samba gravado pela cantora Alcione, se apresenta neste final de semana (sexta e sábado), no Mercado Cultural em Porto Velho nos Projetos: “A Fina Flor do Samba” e “Roda de Samba do Beto Cezar”.

Junior abre a programação elaborada pelos compositores portovelhenses Ernesto Melo e Beto Cezar denominado de “Intercâmbio do Samba”. “A idéia é fazer uma ponte entre os sambistas da região norte, com o seguinte compromisso, nós os trazemos para apresentações em Porto Velho e eles nos levam para apresentações em suas cidades”, disse Beto Cezar.

A Fina Flor do Samba acontece toda sexta feira a partir das 20h00 e a Roda de Samba do Beto Cezar aos sábado a partir das 16h00 no Mercado Cultural. A programação conta com o apoio do governo estadual através da Secel e da prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna.

Júnior Rodrigues começou sua carreira na mais tradicional escola de samba Reino Unido da Liberdade convivendo com grandes artistas de Manaus e do Rio de Janeiro.

Em 2008 foi contemplado pelo “Proarte - Programa de Apoio às Artes” da Secretaria de Cultura do Estado e gravou o seu primeiro CD solo com as composições próprias e em parcerias com compositores amazonenses intitulado “Parti do Alto”, trocadilho com o estilo Partido Alto, pois é o seu preferido no gênero do Samba..

Já fez shows com Jorge Aragão, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Sombrinha, Royce do Cavaco, Reinaldo, Fundo de Quintal, Alcione, Zeca Pagodinho, entre outros. Já realizou shows em casas de cultura, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza e municípios do Estado do Amazonas.

É compositor da música A Casa da Mãe da Gente” em parceria com Gilson Nogueira que faz parte do mais recente álbum da intérprete Alcione e que foi escolhida por voto popular como a melhor música do CD.        


 




Ontem divulgamos a participação do Grupo de Teatro O Imaginário na Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

 

 

********

Isso é notícia positiva para o estado de Rondônia.

********

Hoje vamos repercutir mais uma noticia que coloca o nome do nosso estado lá em cima. Vem através do amigo Jurandir Costa.

*********

Portugal discute as lutas na Amazônia

*********

Parceria com Universidade de Coimbra exibe Festcineamazônia Itinerante.

*********

Poucos meses antes de a ONU reunir as maiores lideranças globais na Rio+20, a tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, vai sediar um grande encontro sobre a Amazônia, antecipando temas que serão objeto da conferência no Brasil.

*********

De 25 a 28 de março, "Lutas pela Amazónia no Inicio do Milênio: Colóquio Internacional" discutirá os desafios da Amazônia no século XXI.

*********

Na abertura, serão exibidos documentários sobre a Amazônia, em uma mostra organizada pelo Festcineamazonia, seguida por mesas coordenadas pelo economista e professor catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.

*********

O Festcineamazonia é um festival de cinema ambiental que ocorre em Rondônia e foi responsável pela curadoria dos filmes que abrem o colóquio.

**********

Entre os destaques, estão o premiado documentário "Corumbiara", de Vicente Carelli, que conta o genocídio dos índios em Rondônia; "Toxic Amazon", de Felipe Milanez e Bernardo Loyola, sobre o assassinato do casal de ambientalistas no Pará, José Cláudio e Maria, ocorrido em maio de 2011; e uma apresentação do poeta e cantor de Roraima, Eliakin Rufino.

**********

Essa é a terceira vez que o Festcineamazônia se apresenta em Portugal. Nas outras oportunidades, além de Coimbra, foi também exibido na cidade histórica de Évora. Este ano, depois de Portugal, o festival seguirá para Angola e Cabo Verde.

*********

Rufino e Milanez vão acompanhar o encontro. O diretor do documentário sobre os assassinatos na Amazônia, Felipe Milanez, é convidado especial pela Universidade de Coimbra, e fará uma exposição sobre a questão da violência na região, tema que também é objeto de debates nas mesas do colóquio.

*********

A equipe do festival produzirá um filme sobre a herança lusitana e africana no Brasil, conduzido pelo poeta e cantor Rufino. Além disso, será exibido o documentário produzido pela equipe do Festcineamazônia "Nada é Longe", com locações em Portugal, Cabo Verde e as capitais da região norte.

***********

"É um gesto de "devolução, de voltar aos lugares onde foi exibido o festival e exibir o que o festival registrou", conta Jurandir Costa, um dos organizadores.

**********

Nas mesas de debates, serão discutidos diferentes aspectos da Amazônia hoje, como "Amazônia e a geopolítica num mundo globalizado"; e "Amazônia e o desenvolvimento sustentável: Rio 92 e Rio 92 + 20", que contará com a presença de José Augusto Pádua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Violeta Loureiro, da Universidade Federal do Pará.

*********

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Universidade de Coimbra, CES – Centro de Estudos Sociais.

*********

Precisamos de mais noticias boas sobre o estado de Rondônia.

*********

Se eu fosse o governador, mandava chamar o Jurandir com a Fernanda e o Chicão Santos com a Zaine e fecharia parceria no sentido dos mesmos, através de suas entidades, promoverem através de material institucional a divulgação das coisas boas que acontecem em Rondônia.

*********

Negociaria a exibição de vídeos sobre os Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********

A exibição de apresentações de grupos folclóricos durante o Flor do Maracujá.

********

Do festival folclórico de Guajará Mirim.

*********

Da Festa do Divino que veio de Portugal para Rondônia.

*********

Até dos desfiles carnavalescos de blocos como a Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite e até os desfiles das escolas de samba.

**********

Negociaria a participação de artesãos de Rondônia na embaixada, que vai a Portugal no caso do Festcineamazônia e a são Paulo no caso do grupo O Imaginário.

*********

Aliás, quem deveria estar providenciando isso, era a Superintendência de Turismo – Setur.

********

Aqui cabe outro questionamento: A Setur ainda funciona como promotora do turismo em Rondônia ou existe apenas como cabide de emprego?

*********

Hoje ninguém sabe quem é o superintendente de turismo em Rondônia.

**********

Em junho vai acontecer o encontro Rio + 20 que vai discutir mais uma vez a preservação ambiental do nosso planeta e em especial a preservação da Amazônia.

*********

A pergunta é: O governo de Rondônia vai se fazer representar e se vai, quem será o seu representante?

*********

Sei que reuniões estão acontecendo a respeito do assunto, mas, as reuniões são para a programação paralela que vai acontecer durante a Rio + 20.

*********

Rondônia sem querer entrou na fita através do senador Acir Gurgacz que foi designado como um dos representantes do Senado na Conferencia Mundial promovida pela ONU (Rio + 20)

*********

É outro gancho que o governo de Rondônia deveria pegar para divulgar o que temos de bom!

********

Tá na hora de vendermos Rondônia como um estado de grande potencial turístico.




OI FESTIVAL


Música pra todo mundo inscrições abertas

O Festival Música Pra Todo Mundo, que promove a nova geração de músicos independentes do Brasil, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril. A iniciativa, patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, vai selecionar quatro artistas (dois escolhidos pelo público e dois pela curadoria do festival) para participar do Festival Música Pra Todo Mundo e assinar um contrato com o selo Oi Música. Os interessados podem se inscrever no hotsite: www.mptm.com.br.

Os quatro vencedores se apresentarão ao lado de atrações internacionais no Festival Música Pra Todo Mundo, que será realizado no Circo Voador, no segundo semestre de 2012. A ideia é ampliar a oferta de oportunidades para músicos independentes com propostas inovadoras, singulares e que valorizem a diversidade cultural do país. Além disso, os selecionados poderão fazer contrato com o Selo Oi Música, em que receberão toda a estrutura para gravação, lançamento e distribuição física e digital de um álbum. O prêmio inclui um show de lançamento do trabalho inédito no Rio de Janeiro.

Processo Seletivo

O processo seletivo tem dois tipos de curadoria: a primeira, feita por uma banca formada por quatro profissionais de reconhecida competência no segmento musical, e a segunda, pelo próprio público, através de votação popular.

Até o dia 5 de abril, qualquer artista/banda poderá se inscrever no hotsite do projeto (www.mptm.com.br), para participar da seleção. Terminado o período de inscrições, a curadoria selecionará 30 finalistas, para uma nova escolha a ser feita pelo público. Os dois que tiverem maior número de “curtir” na rede social Facebook serão selecionados. Os outros dois vencedores serão indicados pela curadoria formada pelos profissionais do mundo da música.

A banca de curadores é composta por Mauricio Valladares (jornalista e fundador do programa RoNcaRoNca), Bernardo Palmeira (diretor Artístico da Bolacha Entretenimento), Zé Flavio Junior (jornalista, radialista e curador de eventos musicais) e Rafael Rossato (empresário e dono da Agência de Musica SP).

Sobre o Selo Oi Música

O selo Oi Música foi criado com o objetivo de desenvolver novos formatos de distribuição digital e promover novos talentos nas plataformas da Oi, e lançar álbuns de artistas já consagrados, nacionais e internacionais. É um novo modelo de negócio, como exige o mercado musical atual, inserindo artistas no meio digital. Visando a difusão da música, o selo permite que seus conteúdos também sejam licenciados para as diversas lojas digitais disponíveis, além de oferecer seu conteúdo em vários formatos digitais: Ringtone, Truetone, Fulltrack, Fulltrack do Álbum Completo, Ringbacktone (modelo de assinatura) e Streaming. O Oi Música já lançou os artistas brasileiros Sobrado 112, Fino Coletivo, Luísa Maita, Tono, Sonantes e Qinho, e os internacionais The Beautiful Girls, General Elektriks, Coletânea Oi FM Vol. I , The Apples in Stereo, Mayer Hawtrone, Sharon Jones & The Dap-Kings e Cake.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro de 2011, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga e 330 mil em TV por assinatura.

Pelo quarto ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)