Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lei Cultura Viva foi regulamentada


‘Agora, qualquer manifestação cultural com mais de dois anos de atividade poderá se declarar Ponto de Cultura’
(Juca Ferreira)

Lei Cultura Viva foi regulamentada  - Gente de Opinião
 

Lei Cultura Viva foi regulamentada quarta feira

Esta quarta-feira (09) foi um dia histórico para os representantes dos muitos segmentos da diversidade cultural brasileira. Com a regulamentação da Lei Cultura Viva, construída com ampla participação popular, entra em vigor a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), voltada a estimular e fortalecer uma rede de gestão cultural com base nos Pontos e Pontões de Cultura, um dos projetos de maior capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura (MinC). Em cerimônia realizada na Funarte, em Brasília, com presença maciça de artistas, gestores e fazedores de cultura, o ministro Juca Ferreira, bastante emocionado, comemorou a entrada em vigor da nova lei. "Esta legislação traz uma ferramenta muito importante, que é auto declaração. Agora, qualquer manifestação cultural com mais de dois anos de atividade poderá se declarar Ponto de Cultura", afirmou. "Existem mais de 100 mil grupos culturais no Brasil, dos mais diversos segmentos, e o Estado tem obrigação de se relacionar com eles, de disponibilizar recursos para que esses grupos cresçam e aumentem seu raio de ação". Sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) A PNCV foi instituída pela Lei Cultura Viva (13.018/14), sancionada em julho de 2014, após três anos de tramitação no Congresso Nacional. A regulamentação da lei foi feita com ampla participação social. Foi realizada consulta pública e criado um Grupo de Trabalho específico para debater o assunto A política tem como públicos prioritários mestres da cultura popular, crianças, adolescentes, jovens, idosos, povos indígenas e quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana, ciganos, população LGBT, minorias étnicas, pessoas com deficiência e pessoas ou grupos vítimas de violência, entre outros.

MinC abre diálogo com a classe teatral

A restruturação da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e das políticas para as artes cênicas será o principal tema em debate no "Encontro com o Teatro", evento gratuito e aberto ao público que será realizado na Sala Funarte Cássia Eller, em Brasília, na próxima quinta-feira (16/4), às 15h.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Funarte, Francisco Bosco, intermediados pelo novo diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação, o ator Leonardo Lessa, receberão artistas, produtores culturais e representantes de festivais, entre outros, para discutir propostas que irão compor um conjunto de políticas públicas a serem reunidas em uma futura Política Nacional de Artes.
A conversa será a primeira de uma série que também incluirá interlocução com outras áreas como artes visuais, circo, dança e música.

O evento será transmitido ao vivo pelo site do ministério.

 




Lenha na Fogueira

Gente de Opinião

A coluna está de luto pelo falecimento de duas pessoas que nos eram muito caras, Silvana Davis e o Heráclito Rodrigues Filho – Tito.

Gente de Opinião

Foto/Arquivo/Gente de Opinião

*******

Ambos filhos de pioneiros que ajudaram a formar o estado de Rondônia e em especial a cidade de Porto Velho.

********

A ex-vereadora Silvana Davis morreu na noite de sexta-feira (10), por volta das 19h30, segundo familiares. De acordo o ex-esposo, Arnaldo Lourenço, Silvana estava internada há 10 dias em um hospital particular em Porto Velho e faleceu de AVC, após sofrer complicações como anemia, pneumonia e insuficiência renal.

********

Gente de Opinião
Foto/Arrquivo/Gente de Opinião

Silvana Davis se candidatou aos cargos públicos da Câmara Municipal de Porto Velho (eleita), Prefeitura de Porto Velho, Assembléia Legislativa de Rondônia e ao Senado. A ex-vereadora foi filiada, durante sua vida política, ao Partido Social Liberal (PSL), Partido da República (PR) e ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

********

O corpo de Silvana Davis foi sepultado ontem no Jardim da Saudade em Porto Velho.

Gente de Opinião

********

Lamentamos apenas a falta de sensibilidade da presidência da Câmara de Vereadores que não teve a competência de velar o corpo da ex vereadora no salão nobre da Câmara.

********

Silvana foi uma vereadora de grande destaque tanto que foi uma das mais votadas quando se candidatou ao Senado Federal justamente pelo trabalho desenvolvido como vereadora!

********

À família de Silvana Davis as condolências da família Diário da Amazônia.


 

********

Lei Cultura Viva foi regulamentada  - Gente de OpiniãoHeráclito Rodrigues Filho – Tito faleceu ontem sábado. Filho do saudoso poeta e ferroviário pioneiro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré Heráclito Rodrigues.

********

Tito como era conhecido o pai da Gioconda e da Maria Eugênia foi um dos primeiros morados do bairro Pedrinhas. A respeito disso ele concedeu entrevista ao Zekatraca na qual fala sobre a história do bairro: “Quando cheguei ao local na rua Jamari logo após a Policlínica Ana Adelaide atravessava o córrego das Pedrinhas escorado numa cerca que existia, "Era a única passagem para o centro de Porto Velho". Isso aconteceu no ano de 1968 quando ali era puro matagal, nos contou Tito.

*********

Sua filha Maria Eugênia postou o seguinte em seu face: “Hoje o céu recebeu mais uma estrela. Meu pai partiu para o mundo espiritual. Uma pessoa guerreira , amigo, levou muita alegria e felicidade por onde passou, nos seus trabalhos na mineração sempre se vestia de papai Noel no natal e no carnaval de Rei Momo, fazia torneios de futebol, tudo ele mesmo organizava com muito amor!
Cumpriu sua missão na terra e agora vai cumprir sua missão no mundo espiritual! Muito obrigada pai por tudo!

********

Já a Gioconda fez sua última homenagem ao seu pai ao se apresentar sexta feira na Mostra de Música do Sesc cantando em sua homenagem a música “Aceiro”.

********

Tito foi sepultado ontem à tarde no cemitério dos Inocentes em Porto Velho.

*********

“Não existe partida para aqueles que permaneceram eternamente em nossos corações”


 


Diamante Negro escolhe
itens para o Maracujá

A Associação Folclórica Cultural Boi Bumbá Diamante Negro está com inscrição aberta aos interessados em participar, dos concursos que vão escolher o Amo de Boi, Sinhazinha da Fazenda, Pajé e Rainha da Batucada, que após eleitos passarão a integrar os itens o grupo de arte dramática e danças cênicas do folguedo do Boi Bumbá Diamante Negro durante as apresentações do Festival Folclórico da cidade de Porto Velho e apresentações oficiais do grupo.

O concurso vai acontecer no dia 9 de maio no Centro Poliesportivo da COHAB – Jorge Sarrafe dos Santos a rua Sucupira com Jatuarana no bairro Nova Floresta as 20h00. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1° de maio na sede do bumbá Diamante Negro a rua Sucupira, 4227 bairro Nova Floresta das 8 às 22 horas todos os dias; Melhores informações através do e-mail aluizioguedes@ibest.com.brou eleidaguedes@ibest.com.brou ainda pelos telefones (69) 3210-3285; 9283-4020; 9918-8163 e 9278-0011.

As candidatas ou candidatos deverão ter no ato da inscrição 16 anos de idade e deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, em letra de forma ou digitada, assinada e cópia da RG e o CD com a toada que vai se apresentar aos jurados.

Os candidatos a Amo do Boi além dos documentos citados devem anexar CD com a toada de interpretação e produzir dois versos: Um apresentando o boi e outro de desafio com no mínimo uma estrofe com seis versos.

A taxa de inscrição é Cinco Quilo de alimento não perecível.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)