Quinta-feira, 25 de junho de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Antes de entrar no assunto quero parabenizar meu amigo Carlinhos Maracanã que completou na data de ontem: 6.8 de idade. Parabéns parceiro!
************
Pela primeira vez, desde quando me entendo como gente, passei um dia de São João sem ver em algum quintal, pelo menos uma fogueira acesa e ao seu redor, pessoas conversando e degustando as delícias feitas com milho e seus derivados, tipo pamonha, mungunzá, canjica além de aluá de milho e de abacaxi.
**********
As delicias das iguarias preparadas com macaxeira tipo: Bolo e Croquete. Degustar um vatapá, galinha picante, caruru, tacaca, tapioca, beiju e pé de moleque.
**********
Se tudo estivesse normal, neste dia 25, começaria o Arraial Flor do Maracujá com apresentações de grupos de quadrilhas, bois bumbás e outras danças folclóricas.
**********
De sexta feira dia 26 até domingo dia 29, assistiríamos o Festival Folclórico de Parintins com as apresentações de Garantido e Caprichoso.
**********
Infelizmente a Pandemia provocada pelo coronavírus, não deixa nada disso acontecer.
**********
O que nos confortou (em parte), no dia de ontem, foram as várias lives apresentadas por artistas famosos, por esse Brasil afora, em especial no Nordeste e mais especial na Paraíba e Pernambuco que disputam o título do Melhor e Maior São João do mundo.
*********
Aqui, pra não deixar a data passar em branco, promovemos a live sobre o Centenário da Brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho.
**********
A nossa live recebeu apoio de praticamente todos os canais de televisão que existem em Porto Velho. Aproveito para agradecer os produtores da TVs que nos convidaram para entrevistas, falando a respeito da nossa transmissão. Obrigado a todos.
*********
Por falar nisso, terça feira dia 23, participei da live “Bate Papo com Amigos”, uma produção do Carlinhos Maracanã Coordenada pelo Edy.
*********
A live reuniu amigos de Rio Branco (Rodrigo) e de Feijó (Edy) no estado do Acre com Carlinhos Maracanã e Silvio Santos Zekatraca de Porto Velho. O papo foi exclusivamente sobre cultura e como os artistas estão vivendo durante a Pandemia.
**********
Não foi discussão e nem tinha um tema definido, o assunto surgiu na hora e as opiniões eram dadas a partir de então.
**********
O negócio deu certo, basta lembrar que conseguimos mais de 1.600 visualizações, não é fácil se conseguir uma audiência desse porte, apenas batendo PAPO, sem apresentação musical ou outra coisa que não fosse conversa. Muito boa a repercussão. Na próxima terça feira, Carlinhos Maracanã e Edy vão receber o artista cantor e compositor Beto Cesar, sempre as 20 horas (de Rondônia) e 19 horas (do Acre). Valeu cambada.
**********
Olha que noticia ótima: Diz o Chicão Santos do O Imaginário:
**********
Nosso espetáculo "A Borracheira" está no Palco Virtual do Itaú Cultural.
**********
Estreia sábado 27 de junho de 2020, às 21h e fica disponível até sexta, 10 de julho de 2020 às 12h.
**********
Em cena, humanos narram memórias e interpretam histórias que se passam no seringal no meio da Floresta Amazônica, buscando refletir sobre a humanidade e suas relações.
**********
O espetáculo do grupo O Imaginário abarca temas importantes, como a atuação das mulheres e o silenciamento de suas vozes nos seringais, as questões de justiça e poder, além e questionar o próprio sentido da vida.
Andréa Figueredo fica em 2ª lugar em festival de música do Sesc Amazonas
Com uma diferença mínima em relação ao primeiro lugar, a cantora e pianista rondoniense Andréa Figueredo ficou em segundo lugar no Festival de Calouros Sesc -2020 cujo resultado foi anunciado na noite de terça-feira, 23, em evento online.
Andréa obteve 27,50% dos votos (376.847); já o primeiro lugar, Jacson Jr. ficou com 27,64% (378.770). O evento foi comando pelo vocalista da Banda Carrapicho, Zezinho Corrêa.
A artista rondoniense concorreu com a música “Oceano” de Djavan. A sua interpretação foi acompanhada de piano, tocado pela própria Andréia. Mesmo não sendo a vencedora, ela disse estar honrada em ter participado do festival, o primeiro em sua carreira de musicista. “Foram mais de 100 inscritos e consegui passar por todas as fases com destaque – isso já é uma vitória”, disse
Quem é Andréia
Pianista há 31 anos, Andréa venceu diversos concursos pianísticos pelo país, com destaque os concursos: Latino – Americano Rosa Mística, seu primeiro concurso de piano, alcançando o 1º lugar. Ela obteve o 1º lugar também no Concurso Jovens Solistas do Brasil, no quesito Música de Câmara, realizado em São Paulo.
Bacharelou-se em Piano pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e pós-graduou-se em Educação Musical pelo Instituto Federal do Amazonas.
Andréa é Educadora Musical há 18 anos, é docente em piano desde 2011 no Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade e possui seu próprio empreendimento desde 2017, denominado Ateliê Piano & Música.
Entenda como foi o festival
O festival contou com mais de cem inscritos. A primeira eliminação, quando foram selecionados 24 vídeos pela comissão organizadora para ir à votação online, o vídeo da Andreia ficou em primeiro lugar.
Na votação virtual para selecionar os finalistas, o trabalho da rondoniense ficou em 5 lugar. Na votação online, toda semana eram postados quatro vídeos dos candidatos para serem votados – nessa etapa, os que obtivessem maior votação iam para final. Nessa última etapa, os “likes” e os “comentários” nos vídeos do Youtube também pontuaram.
A votação online bateu recorde – mais de um milhão e 400 mil pessoas votaram para escolher os finalistas.
Além de Andreia, disputaram a grande final os candidatos: Ramon Lopes, Késia Gadelha, Jackson Júnior, Gustavo Raposo, Jackson Soares. (Fonte – TV do Povo).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando