Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 02/09/11


 Lenha na Fogueira 02/09/11 - Gente de Opinião

A solenidade de abertura da Semana da Pátria em Porto Velho, aconteceu na manhã de ontem 1º, na praça Getúlio Vargas com apresentação de grupos folclóricos, danças populares e fanfarra. O governador Confúcio Moura após o ato cívico de hasteamento do Pavilhão Nacional e as bandeiras de todos os estados da federação brasileira, se deslocou para a praça em frente ao Mercado Cultural onde assistiu juntamente com todo seu secretariado, convidados especiais e público em geral, as apresentações: Fanfarra da EEFM Daniel Nery, Grupo de Forró, Cia Cristina Pontes – Dança do Ventre, Grupo Bate Lata, Boi Bumbá Corre Campo, Quadrilha A Roça é Nossa e os bois bumbas de Guajará Mirim Flor do Campo e Malhadinho. “É preciso que valorizemos cada vez mais a diversidade cultural do nosso estado”, disse o governador

A programação que começou por volta das 08h30, só terminou após as 11h00 com o espetáculo do bumbá Malhadinho campeão do 17º Duelo na Fronteira.


 

Lenha na Fogueira 02/09/11 - Gente de Opinião

Porto Velho mais uma vez se transforma na capital do teatro da região norte, com a abertura do Festival Palco Giratório que começou ontem dia 1º de setembro e só vai terminar no dia 2 de outubro.

***********

A equipe do Sesc Rondônia mais uma vez caiu na estrada e trouxe para a capital de Rondônia e mais as cidades de Nova Mamoré, Vilhena, Presidente Médice, Ji-Paraná e outras; o que existe de melhor em termos de teatro, dança e circo.

**********

Este ano o Palco Giratório não se pautou apenas nas encenações que vão acontecer em sua maioria no palco do Teatro Um.

**********

A coordenação que tem a frente o ator e diretor Fabiano coloca em discussão ou apresenta como laboratório o a Sub Estação uma proposta pioneira das artes cênicas em Rondônia.

**********

Outra novidade do Palco Giratório deste ano é o Subsolo cujo principal objetivo é promover a Arqueologia do Teatro Portovelhense.

**********

Subsolo - de sublocar, sublocação, sublocador. Esse conjunto de sinônimos que se agregam e contaminam esse espaço para produção de conhecimento, é o principal conceito estabelecido no projeto “SUBSOLO – Arqueologia dos Grupos de Teatro de Porto Velho”. Estabelecido como campo de propostas, reflexão e retroalimentação,

*********

O SUBSOLO destina-se a expor as criações artísticas, as identidades e as formas de comungar dessa grande pangea: arte.

*********

Contudo, essa ferramenta e espaço não são apenas para possibilitar um conhecimento denso dos grupos, intérpretes e cias. que criam na cidade portovelhense. O intuito é, também, proporcionar uma reflexão interna – uma procura apropriada, um trabalho de arqueólogo – para permitir uma localização estética do grupo, principalmente no contexto cultural estabelecido na cidade. Portanto, o projeto SUBSOLO permite uma nova forma de produzir conhecimento e reflexão ou, pelo menos, aponta caminhos significativos.

***********

No SUBSOLO, os grupos de teatro de Porto Velho apresentarão suas trajetórias teatrais, construindo um mapeamento histórico da linguagem.

**********

Andressa Romão –Técnica de Artes Cênicas Fabiano Barros – coordenador do Programa Cultura do SESC Rose Viegas – jornalista e Silvio Santos – Jornalista Registro: São os que atuarão como analistas no Subsolo.

************

Voltando as apresentações na solenidade da semana da pátria em frente ao palácio na manhã de ontem.

**********

Estranhamos a ausência da vice presidente Estelina. Quem coordenou e organizou a apresentação do boi da dona Georgina foi a família Duran.

**********

Inclusive, praticamente todos os personagens que se apresentaram fazem parte da família Duran. Desde o apresentador Ricardo Lira que é genro, até a cunhã poranga Liuliane Duran.

*********

Por falar nisso a Ana Lessa verdadeira cunha do boi vermelho de Guajará estava na praça, mas, não foi convocada para se apresentar.

**********

Tem alguma coisa no ar que não é avião e nem urubu rondando os bastidores do boi do Almirante Tamandaré.

*********

A apresentação em si do Flor do Campo foi espetacular.

**********

Aliás a jovem Liuliane também se apresentou como Cunhã Poranga do Corre Campo na manhã de ontem. Tá podendo a menina mais bonita das tribos que no Flor do Maracujá se apresentou pelo boi Marronzinho e levou o troféu de melhor cunha poranga da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho.

*********

O motorista Gino Serrati da Secel não sabe se é Malhadinho ou Flor do Campo. Quando está perto do pessoal do Flor é vermelho desde a cueca.

**********

Quando chega perto da turma do boi azul e principalmente do pajé Cleiton Lopes seu coração se transforma em azul.

*********

O Flávio Daniel é quem não está gostando muito da nossa coluna ultimamente, tudo porque estamos falando muito em boi bumbá e quadrilha. Diz o Flávio que está na hora de colocar na pauta a movimentação das escolas de samba de Porto Velho.

********

Flávio! Juro que a partir de hoje só escreverei alguma coisa sobre boi bumbá e quadrilha se algum desses grupos for se apresentar no Acre.

*********

Já que você quer saber de carnaval: Vai pro festival de chopp que o Bloco do Alho promove amanhã na rua Duque de Caxias entre a Rogério Weber e a Presidente Dutra no bairro Caiari.

**********

A caneca custa apenas R$ 30 e o “derrame” de chopp começa as 13h00 logo depois do almoço. Muito samba e axé vai rolar até o chopp do alho acabar. Será que chopp com alho desce direito?

 



 

CACOAL

Festas das regiões na semana da pátria 

A Prefeitura Municipal de Cacoal, através da Fundação Cultural – Funccal, promete movimentar a próxima semana, com as comemorações de 7 de setembro. Encontro de Músicas Evangélicas e Católicas e Festas das Regiões que trará para Cacoal o Boi Malhadinho, vencedor do Duelo da Fronteira, em Guajará-Mirim
 

Desfile de 7 de setembro

Este ano, o desfile de 7 de setembro será realizado entre as Avenidas São Paulo  e Amazonas. O desfile terá início às 8h00

Já estão confirmadas as participações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Fanfarra dos Desbravadores, Fanfarra da Escola Estadual Antônio Gonçalves Dias, e a participação de mais 9 escolas municipais.

“Estamos comemorando 189 anos de independência e 42 anos de contato dos índios Paiter Suruí com os não índios. Este ano os paiter não vão desfilar em respeito ao falecimento do pai de Almir Suruí, mas eles estarão presentes ao evento”, confirma a Presidente da Funccal, Maria Lindomar.


Dia 8 - Encontro de músicas evangélicas e católicas

A Funccal também está promovendo o Encontro de Músicas Evangélicas e Católicas. “O objetivo é mostrar a diversidade cultural musical. Já que evangélicos e católicos louvam a Deus cantando, queremos que eles venham cantar aqui na praça. Além disso, essa união entre católicos e evangélicos é a cara da atual administração de Cacoal, onde temos um prefeito que é padre e a vice prefeita evangélica”, enfatizou Maria Lindomar.

O Encontro Musical começa às 19h, e será realizado na Praça Municipal, em frente a Prefeitura. A presidente da Funccal aproveitou a oportunidade para enfatizar que este encontro não se trata de uma competição musical, mas é um evento que visa reunir a população. “Esse encontro não é uma disputa, é apenas um encontro de música gospel”.


Dia 9 e 10 – Festas das Regiões

Para encerrar a semana de eventos culturais, a Funccal organizou a Festa das Regiões. “Visando a valorização das nossas regiões, já que Cacoal é uma mistura de todas as regiões, resolvemos organizar a Festa das regiões. Já estão confirmadas a participação de 15 entidades que estarão levando para a população a gastronomia de todo o país. Alguns exemplos são o famoso pato no tucupi, vatapá, dobradinha, frango e arroz com pequi, churrasco, arroz carreteiro, pão de queijo, creme de milho, entre outras delicias regionais” ressaltou a presidente da Funccal.

A Festa das Regiões será realizada na Praça Municipal. Além da gastronomia, haverá várias apresentações culturais, como: Carimbó, apresentação indígena, músicas típicas de Minas Gerais, entre outras.

Além dessas apresentações, no dia 10, sábado, haverá a participação da Orquestra Sinfônica de Cacoal e uma apresentação especial do Boi Malhadinho, vencedor do Duelo da Fronteira de Guajará-Mirim. “Esta apresentação é imperdível. Estão vindo para Cacoal, 25 componentes do Boi Malhadinho, que farão uma apresentação espetacular”, enfatizou Lindomar.

A Festa das Regiões conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esportes e Cultura, e DETRAN-RO.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)