Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 02/10/11




 ANIVERSÁRIO: Parque da Música canta Porto Velho

 Lenha na Fogueira 02/10/11 - Gente de Opinião


A prefeitura de Porto Velho promove neste domingo (02), a festa de aniversário dos 97 anos da criação do município com o espetáculo musical “Parque da Música”, um projeto idealizado pelo músico contrabaixista Danny. O palco que vai receber as bandas, cantores e dançarinos que estarão se apresentando no “Parque da Música”, está sendo montado na esquina da avenida Farquar com a Sete de Setembro em frente ao parque que forma o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Entre as atrações que estarão se apresentando a partir das 19h, destacamos os shows: Ceiça Farias; Thiago Lima; Banda Nitro; Grupo Bom de Sambar; Cia de Dança Cristina Pontes e o DJ Helder Gomes. Segundo o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes – Tatá a programação foi montada de forma que agrade gregos e troianos. “Vamos apreciar de dança do ventre a MPB, de topada de boi bumbá a musica sertaneja, do samba pagode ao forró”, disse Tatá.

Ainda no complexo da Madeira Mamoré a partir das 16h outros shows estarão acontecendo, precisamente no anfiteatro da EFMM, como por exemplo, a apresentação dos bois bumbas Corre Campo e Diamante Negro campeão e vice do Arraial Flor do Maracujá deste ano.

“Vale salientar que a programação em comemoração aos 97 anos de criação do município de Porto Velho vai até domingo dia 9”, finalizou Tatá.
 

 




Porto Velho está completando 97 anos como município. A data magna é hoje dia 2 de outubro

**********

Do ato da divisão territorial imposta pelos dirigentes da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na gestão do primeiro prefeito Major Guapindaia, que criou a famosa Linha Divisória.

 Lenha na Fogueira 02/10/11 - Gente de Opinião


*********

A Linha Divisória ficava justamente onde hoje é a avenida Presidente Dutra. Quer dizer, o que ficasse da Linha Divisória para a beira do rio Madeira, pertencia a EFMM.

*********

E o que ficasse para cima, ou seja, no rumo da praça Amazonas que hoje é a Jonathas Pedrosa, pertencia ao município de Porto Velho.

*********

Daquele tempo pra cá muita coisa mudou e a mudança mais acelerada veio com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau.

Lenha na Fogueira 02/10/11 - Gente de Opinião
 

***********

As ditas contrapartidas das usinas, fizeram nosso prefeito crescer o olho e promover o que sua equipe classifica, como embelezamento do perímetro urbano, principalmente na entrada da cidade para quem chega por via fluvial.

***********

Resultado, o povo que morava no Triângulo foi deslocado para um prédio na estrada de Santo Antônio.

*********

Estão bem melhor no prédio que nas casas que alagavam quando chegava o inverno, mas, será que era necessário mesmo tira-los do Triângulo?

 Lenha na Fogueira 02/10/11 - Gente de Opinião

**********

Hoje nossa Porto Velho tá moderna. Tem muito carro, tem mais carro do que muitas capitais de estados nordestinos.

**********

Tempo desses, compus uma música na qual coloquei o título “Recado aos Poetas”. A letra chama atenção dos poetas Ernesto Melo e Bainha que têm músicas que cantam a Porto Velho de antigamente.

**********

Por exemplo, as letras das músicas do Ernesto Melo contam a história da Porto Velho que vai da beira do Madeira até a praça Jonathas Pedrosa.

**********

As letras das músicas do Bainha não vão além da Joaquim Nabuco.

*********

Foi então quem bolei uma música cuja letra lembra aos meus amigos, parceiros e poetas que Porto Velho cresceu, evoluiu e que está com cara de metrópole.

**********

Acompanhem a letra da minha música “Recado aos Poetas”.

*********

Ernesto! Acabei de subi a ladeira,

**********

Hoje a Kennedy é Jorge Teixeira

*********

Nossa cidade evoluiu.

Lenha na Fogueira 02/10/11 - Gente de Opinião

*********

Hoje, temos arranha céu, condomínios, shopp Center

**********

Muita coisa aconteceu!

*********

Olha meu “Velho”

*********

Apesar dos pesares,

********

A nossa Porto Velho se desenvolveu.

**********

Bainha!

*********

A tua Sete hoje vai embora.

**********

E chega aos bairros da periferia

**********

Onde em fevereiro

**********

O CarnaLeste é só alegria!

***********

Que bom cantar, pra Zona Norte

**********

Que bom cantar, pra Zona Sul!

**********

Porto Velho, minha paixão

*********

O dengo do meu coração

**********

Essa letra e música conta com as parcerias do Cristóvão e do Beto Cezar.

**********

Vamos cantá-la na Fina Flor do Samba do dia 7 quando também estará se apresentando no Mercado Cultural o Marquinho PQD.

**********

Pois é! 97 anos do nosso município querido e a festa que está rolando pelos quatro cantos da cidade trás neste domingo para o “Marco Zero”, ou seja, na avenida Farquar com a Sete de Setembro, local onde esta sendo montado o palco, abrigo das bandas que vão participar do Musical a partir das 19h deste domingo.

**********

Ao contrário da outra, na programação da Iaripuna em homenagem aos 97 anos de Porto Velho, vai acontecer show dos bois Corre Campo e Diamante Negro.

***********

O espetáculo dos bumbas campeão e vice do Flor do Maracujá está marcado para começar às 17h no anfiteatro da EFMM.

**********

Porém, antes de tudo isso lembramos que neste sábado dia 1º de outubro, acontece a festa de aniversário da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande

**********

A festa de aniversário do Armário Grande vai acontecer na sede do Clube Castanheira a rua Pau Ferro com a rua Harpa e vai contar além da famosa Feijoada preparada pela dona Neguinha e pela Cristina, com show de mulatas, mestre sala e porta bandeira e muito mais.

**********

Vamos para a festa da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande.

**********

Hoje também acontece no Clube Kabanas a festa em comemoração aos 50 anos da Rádio Caiari. Quem vai tocar é o grupo Anjos da Madrugada, a partir das 21h. Tô nessa!


 



 

MOVIMENTO

Regula Cultura reúne artista na Unir


Os questionamentos foram muitos
e as respostas agradaram aos presentes

Lenha na Fogueira 02/10/11 - Gente de OpiniãoCom ao auditório da Unir centro parcialmente lotado, os organizadores do Movimento Regula Cultura, reuniram as mais importantes cabeças que militam nos vários segmentos culturais de Porto Velho. O Movimento que nasceu durante a Mesa Giratória do Sesc que discutiu a Dança em Rondônia, já conta com mais de 4 Mil assinaturas, manual ou virtual. Rafael e Fabiano se propuseram a coordenar os debates da noite que tinha como representante por parte do governo estadual o secretário da Secel Francisco Leilson e a Gerente de Cultura Cândrica Madalena – Bebel além do assessor particular do secretário Alexandre Pantoja. Por parte da câmara municipal compareceu o ver3eador Sidney Orleans líder do prefeito. Colocada a pauta os coordenadores solicitaram ao arqueólogo e militante cultural Lino para explanar o significado do Movimento e logo depois ouvimos o secretário da Secel e sua Gerente além do vereador Orleans.

Os questionamentos foram muitos e as respostas até certo ponto agradaram aos presentes. Chicão da Secel explicou que o Processo que cria o Sistema Estadual de Cultura e em conseqüência o Fundo de Cultura o Conselho e a Lei de incentivo já recebeu o parecer do procurador da PGE e agora será encaminhado para outra instancia de onde sairá para o governador encaminhá-lo à Assembléia para votação. Por outro lado uma equipe do Regula Cultura visitou o presidente da Assembléia Legislativa deputado Valter Araújo e recebeu a garantia de que assim que o Projeto chegar à casa de leis será colocado na pauta de votação. O vereador Sidney Orleans ao tomar conhecimento das dificuldades que os artistas estai enfrentando para dar andamento no Projeto Municipal que encontra-se a mais de três meses aguardando o despacho do prefeito Roberto Sobrinho se prontificou a “correr atrás” do mesmo para agilizar seu andamento. A respeito dessa promessa, ontem pela manhã encontramos o vereador no gabinete do Presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes – Tatá solicitando cópias de tudo que já produzido a respeito do assunto, Lei de Incentivo a Cultura, Criação das Setoriais e principalmente sobre o Sistema Municipal de Cultura.

Dentre os artistas que se manifestaram durante a reunião da Unir Centro destacamos. Levy (Curta Amazônia), Augusto Silveira, Bado, Silvio, Evaldo Leão, Edjales e Ceiça Farias.


 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)