Terça-feira, 3 de janeiro de 2012 - 08h12
Em ritmo de novo ano, começamos a coluna, agradecendo, peimiramente a Deus por nos ter dado o privilégio de romper mais um ano e acima de tudo, por nos manter com saúde e desprovido de qualquer acusação de falcatruas. Obrigado Senhor pela família, pelos amigos, pelos leitores que mantêm meu emprego, pelos movimentos culturais e em especial pelo carnaval. A todos Feliz 2012.
*********
Que bom que o portovelhense pode passar de ano, com muita festa, graças à decisão de última hora do prefeito que após insistência da equipe da Fundação Iaripuna, decidiu patrocinar festas de réveillon em vários pontos da cidade.
*********
Assim os moradores do Centro e das Zonas Norte, Sul e Leste puderam dançar a som de bandas e Djs durante a passagem de ano.
*********
O show pirotécnico foi na Madeira Mamoré e apesar da pouca divulgação o público compareceu em grande monta.
*********
Aliás, a Praça da Madeira Mamoré, ao contrário da Estrada de Ferro, é um lugar abençoado, pois, tudo que se promove ali, alcança sucesso.
*********
A prova foi à festa da virada. O Tatá presidente da Iaripuna não precisou gastar dinheiro com publicidade para levar o público até o complexo ferroviário, compareceu ao vivo nos jornais televisos e apenas falou sobre a programação e o negócio funcionou tanto, que a Praça da Madeira Mamoré faltou pouco para ficar super lotada.
*********
O mais importante disso tudo foi que os shows musicais foram com artistas locais. Nada veio de fora e assim mesmo, o público lotou a praça do conjunto Rio Candeias na Zona Sul, a rua Benedito Inocêncio na Zona Leste, mais a praça Aluizio Ferreira. Foi foguete pra todo lado.
*********
Sem falar que a festa oficial começou mesmo no Bloco Mistura Fina quando o presidente da Fundação Iaripuna Altair dos Santos Lopes em nome do prefeito abriu oficialmente o carnaval de rua de Porto Velho.
*********
Isso quer dizer, que daquele momento em diante ninguém segura o folião da capital de Rondônia, pelo menos até o dia 25 de fevereiro, data oficial do encerramento do carnaval local.
*********
Stand Up Comedy
*********
O Grupo de Stand Up Comedy (Comédia em pé e de cara limpa) comandado pelo colega jornalista Santiago Roa, comemora seu 1 ano e 10 meses de pioneirismo nos palcos, bares e eventos na capital.
*********
O grupo leva o nome Ossos do Orifício, que nos show é explicado o porque, pois aqui não é possível. Santiago conta com Allan House, Marcos Magalhães, Valdinho Lúcio, Paulo Pará, Felipe Nunes e Renan Batossay.
*********
Todos são crias do palco do Debate Bar que foi o primeiro palco que teve a coragem de arriscar na idéia que deu certo. A agenda do grupo é a seguinte: segundas-feiras o palco é no Boteco da Fama, terça-feira no Debate Restaurante e quarta-feira no Grego Original Pub. Informações no facebook do Santiago Roa ou pelo fone 9981-0009.
*********
Neste final de ano o grupo se apresentou em mais de 10 eventos corporativos adaptando os textos próprios para a realidade dos clientes. Vale à pena!
********
Falando em carnaval de escola de samba:
********
Os ensaios começam nesta quarta feira.
********
Diplomatas do Samba e Acadêmicos do Armário Grande saem na frente ao ensaiarem quarta feira dia 4.
********
A Diplomata vai reunir seus brincantes e simpatizantes no Cedel da Jatuarana.
********
A Armário Grande coloca seus brincantes e simpatizantes pra sambar na Pracinha da Rua Tancredo Neves que fica ao lado do Colégio do mesmo nome.
********
Sexta feira é a vez da escola de samba Asfaltão começar sua batucada na rua Jacy Paraná na famosa Tenda do Tigre que fica entre as ruas Brasília e João Goulart.
********
O Bloco Galo da Meia Noite abre os ensaios deste ano no dia 7, ou seja, no próximo sábado.
********
O homenageado deste ano no Galo da Meia Noite é o compositor e cantor Ernesto Melo.
********
É o ano novo começando e o carnaval pegando fogo. Vamos nessa cambada!
CARNAVAL
Mistura Fina abre carnaval de 2012
O presidente da Fundação Iaripuna em nome do prefeito abriu oficialmente o carnaval de rua de Porto Velho no Bloco Mistura Fina
O presidente da Fundação Iaripuna Altair dos Santos Lopes – Tatá em nome do prefeito Roberto Sobrinho abriu oficialmente o carnaval de rua do município de Porto Velho, na tarde do último sábado dia 31, durante a saída do Bloco Mistura Fina em frente ao bar do Antônio Chulé.
Segundo a vice presidente da Fundação Iaripuna professora Berenice Simão a abertura oficial do carnaval através de decreto assinado pelo prefeito da cidade, cumpre o que determina a Lei no que diz respeito à utilização de vias públicas para ensaios de blocos e escolas de samba. “Esse ato é de extrema necessidade, pois sem sua publicação os ensaios ficam impossibilitados de acontecer”, disse Berenice. Assim sendo, prossegue a vice presidente, “a partir do momento que o Tatá representando o prefeito Roberto Sobrinho utilizou a sonorização do Bloco Mistura Fina para anunciar que o carnaval de rua de Porto Velho estava a Berto, as agremiações carnavalescas já podem promover seus ensaios, desde que estejam em dias com as exigências da Lei”, finalizou
Mistura Fina
As ruas do centro de Porto Velho pela 28ª vez serviram de passarela para os foliões “mascarados” do Bloco Mistura Fina que deu adeus ao ano velho e boas vindas ao novo ano. Dezenas de foliões se “melaram” de maisena, fantasia obrigatória para sair no bloco e mostraram que o portovelhense é bom de samba, frevo o marchinha, O bloco que nasceu durante a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel cujos trabalhadores que vieram do Rio de Janeiro, para manter a tradição de sua cidade, desfilavam no último dia do ano. Ao final da construção da Usina o Bloco passou a ser dirigido pelos carnavalescos de Porto Velho e atualmente está sob a direção dos integrantes da escola de samba Asfaltão.
Prestigiaram o desfile do último sábado, foliões como Francisco Leilson Chicão secretário de Cultura do Estado, Altair dos Santos Lopes – Tatá presidente da Iaripuna. Berenice Simão vice presidente da Iaripuna, a arquiteta Lu Silva, empresária Almira Lopes. Alexandre e Gino Serrati assessores do Chicão, Waldison Pinheiro diretor de Cultura da Iaripuna entre tantas autoridades. O Rei Momo Ruymar e sua Corte assim como a Porta Estandarte Francis Barreto abriram o cordão que saiu às 17h e retornou ao ponto de partida às 21h. A fotografa Ana Célia registrou com exclusividade para o Zekatraca.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando