Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 03/04/13


MÚSICA BRASILEIRA

Prêmio homenageia Tom Jobim

Após estabelecer uma vitoriosa parceria com o Prêmio da Música Brasileira, a Vale anuncia a continuidade do patrocínio, pelo 4º ano consecutivo, reafirmando seu compromisso com a cultura nacional. O Prêmio chega a sua 24ª edição homenageando um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos, Tom Jobim. Em 2013, se comemoram 50 anos do lançamento do 1º álbum solo do maestro soberano, ‘The Composer of Desafinado: Plays’. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Gente de Opinião

“Estamos muito felizes em ter, mais uma vez, parceria com a Vale. É ela que nos possibilita realizar a premiação dos grandes nomes da nossa música e levar a MPB da mais alta qualidade às diversas regiões do nosso país. Desde 2010, a empresa reconhece a importância do Prêmio e está escrevendo um novo capítulo dessa história, valorizando nosso maior patrimônio: o artista brasileiro”, explica José Maurício Machline, idealizador do Prêmio.

Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional, como aconteceu em 2012, quando apresentou para todo o Brasil a revelação pernambucana Herbert Lucena. O Prêmio da Música Brasileira valoriza a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.

Além da premiação, a cada ano é escolhido um artista homenageado, que ganha um show especial, focado na sua obra, contando sempre com números musicais inéditos e promovendo encontros entre os mais importantes cantores brasileiros, das mais diversas gerações. A primeira edição foi dedicada a Vinicius de Moraes. De lá para cá, foram celebrados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa e João Bosco.


 


 

A violência contra a mulher mais uma vez abala a nossa cidade.

*********

Domingo passado, num ato tresloucado e desumano praticado por uma pessoa que só pode ser insana, a jovem Francisca Patrícia Alves (27) foi assassinada pelo seu namorado.  A jovem estudava medicina na UPA - Universidade de Pando, em Cobija, na Bolívia.

 

**********

Francisca Patrícia Alves é irmã da secretária da Secretaria de Esportes da Cultura e do Lazer - Secel Cleidimara Alves.

 

*********

É lamentável que fatos dessa natureza ainda aconteçam, principalmente entre jovens da classe média. Os dois se conheceram no mês de janeiro passado e passaram a dividir o mesmo espaço, tanto físico como sentimental, vivencia que terminou em tragédia no último domingo dia 31.

 

*********

Por mais que se faça campanha contra a violência praticada pelos homens contra as mulheres, ainda estamos longe de ver essa prática não acontecer.

 

*********

Estamos no século XXI e ainda existem seres do sexo masculino, agindo como se estivéssemos vivendo em séculos passados, quando a mulher era educada e formada para servir, seja lá de que forma fosse, ao seu senhor e muitas vezes proprietário.

 

*********

Era o tempo da Mulher que foi muito bem retratada nos versos da música “Emilia”. “Eu quero uma mulher que saiba lavar e cozinhar, e de manhazinha se acorde na hora de trabalhar. Só existe uma, e sem ela não sei viver, Emilia, Emilia não posso mais..”

 

********

Essa mulher meus amigos “machões”, não existe mais e se existe está prestes a deixar de existir.

 

*********

Toda mulher seja de qualquer classe social, merece todo respeito de seus companheiros e de todos os homens.

*********

Homem nenhum tem o direito de usar de truculência contra a mulher.

 

**********

É preciso que esses monstros sejam punidos com rigor da Lei. Não podemos mais admitir que homens saiam por aí batendo e matando mulheres.

 

*********

O povo clama por justiça. Prisão perpétua para os que usam de violência contra as mulheres.

 

********

O corpo da jovem Francisca Patrícia Alves, foi sepultado na tarde de ontem 02, no cemitério Jardim da Saudade em Porto Velho.

 

********

A família Diário da Amazônia envia condolências à família enlutada!

 

*********

E hoje vamos ver o que acontece no Mercado Cultural. Segundo a programação, quarta feira o ambiente é reservado para apresentação do estilo musical, “Forró Pé de Serra”.

 

**********

O que se entende por Forró Pé de Serra, é aquele, cujos músicos se apresentam tocando Zabumba, Sanfona e Triângulo e as músicas são no estilo Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Humberto Teixeira, Gilberto Gil, Jakson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e outros.

*********

São músicas cujas letras cantam a vida do nordestino, homem forte do sertão acostumado a pegar boi pelo rabo no meio da caatinga.

 

*********

Xote, Maracatu e Baião fazem parte do repertório clássico do Forró Pé de Serra assim como o Xaxado.

 

********

“É, é de tamanco mulher. No meu forró entra preto e branco, quero ver todo mundo, calçadinho no tamanco. A noite inteira quero ver o barulhão, das menininhas arrastando o tamanco no chão. É de tamanco mulher...”!

 

********

“Tudo em vorta é só beleza. Sol de Abril e a mata em frô. Mas Assum Preto, cego dos óio. Num vendo a luz, ai, canta de dor...” Clássico de Luiz Gonzaga.

 

*********

É isso que os freqüentadores do Mercado Cultural nas noites das quartas feiras querem ouvir.

 

********

Em nome da comunidade cultural da cidade de Porto Velho, solicitamos a Presidente da Funcultural que não deixe o Mercado Cultural se transformar num ambiente divulgador de música que não contribui nada para a formação cultural do nosso povo! 

 



 

COMEMORAÇÃO

Zeca Pagodinho, 30 anos de carrei

Zeca Pagodinho chega aos 30 anos de carreira em grande estilo, com o lançamento do DVD ”Multishow ao Vivo 30 Anos – Vida Que Segue”. O projeto vem recheado de clássicos do samba e participações especiais de peso, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Rildo Hora, Zé Menezes, Leandro Sapucahy, Roberto Menescal e Mauro Diniz, entre outGente de Opiniãoros. A data escolhida para o início das comemorações foi 21 de abril, quando o canal Multishow exibirá o especial “Vida Que Segue”.

Dois dias depois, em 23 de abril, as lojas de todo o Brasil começam a receber o CD e DVD do projeto. Zeca já divulgou dois teasers desse trabalho. O segundo foi disponibilizado na última semana no YouTube. Em um dos vídeos, é possível acompanhar a abertura do DVD, com uma homenagem aos compositores que marcaram a vida do cantor e a história do samba.

Ainda em ritmo de comemoração, Zeca Pagodinho chamou Xuxa para participar da gravação da música que dá nome aos projetos comemorativos de seus 30 anos de carreira. A faixa “Vida Que Segue” foi gravada no início de março e também conta com a participação das crianças do Instituto Zeca Pagodinho, mantido pelo cantor em Xerém.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)