Sábado, 3 de setembro de 2011 - 10h20
Ceiça Farias volta a se apresentar na noite
“A noite de Porto Velho é sempre estimulante. O público participa, canta junto e pede mais. Nós estávamos com saudades desta energia contagiante”. É assim que a cantora Ceiça Farias comemora a volta aos palcos da Capital neste sábado (dia 3) no bar Cantina do Porto. A partir das 21h30, ela apresenta o melhor da MPB e do Pop/Rock junto com Edgar Melo (violão), Alex Almeida (teclado) e Bia Melo (percussão).
Ceiça conta que o retorno à noite de Porto Velho se deve a insistência de muitos que gostam do som que ela e seus companheiros fazem. “Temos o diferencial de cantar e tocar com alegria e fazer daquele momento um acontecimento especial de encontro entre amigos que se gostam e adoram a música”, explica.
Com o repertório modificado e renovado, Ceiça explica que a qualidade será a mesma e a presença de novos companheiros de palco é um diferencial a mais nesta temporada no Cantina do Porto.
“Neste sábado teremos a participação especial de Bia Melo na percussão e Alex Almeida no teclado. Bira Lourenço está viajando e volta a tocar conosco no dia 10. Vamos ficar no Cantina todos os sábados deste mês de setembro. Estamos com novos projetos e por isso, ficamos tanto tempo fora dos palcos, mas é sempre bom reencontrar os amigos e admiradores”, completa.
Ceiça Farias explica ainda que está em processo de pesquisa para a construção de um novo show autoral.
“Após lançar o show e o CD ‘Cordas e Barros’ muita gente pede um outro trabalho, mas não queremos lançar qualquer coisa, por isso estamos pesquisando para apresentar um produto de extrema qualidade como nosso público merece”, finaliza a cantora.
SUBSOLO
Arqueologia do teatro portovelhense
No Subsolo, os grupos de teatro de Porto Velho apresentarão suas trajetórias teatrais
A partir deste sábado, 3 de setembro, o teatro produzido em Porto Velho começa a ser submetido a pesquisa arqueológica, através das observações de técnicos convidados pela curadoria do Festival Palco Giratória. De acordo com o Coordenador do Programa Cultura do Sesc Fabiano Barros, “O projeto SUBSOLO permite uma nova forma de produzir conhecimento e reflexão ou, pelo menos, aponta caminhos significativos”.
O que é o Subsolo
Sublocar, sublocação, sublocador. Esse conjunto de sinônimos que se agregam e contaminam esse espaço para produção de conhecimento é o principal conceito estabelecido no projeto “SUBSOLO – Arqueologia dos Grupos deTeatro de PortoVelho”. Estabelecido como campo de propostas, reflexão e retroalimentação, o SUBSOLO destina-se a expor as criações artísticas, as identidades e as formas de comungar dessa grande pangea: arte. Contudo, essa ferramenta e espaço não são apenas para possibilitar um conhecimento denso dos grupos, intérpretes e cias., que criam na cidade portovelhense. O intuito é, também, proporcionar uma reflexão interna – uma procura apropriada, um trabalho de arqueólogo – para permitir uma localização estética do grupo, principalmente no contexto cultural estabelecido na cidade.
No SUBSOLO, os grupos de teatro de Porto Velho apresentarão suas trajetórias teatrais, construindo um mapeamento histórico da linguagem. A pesquisa conta com a participação de: Andressa Romão – Técnica de Artes Cênicas Fabiano Barros – Coordenador do Programa Cultura do SESC Fabiano Baros e pelos jornalistas, Rose Viegas e Silvio Santos
P R O G R A M A Ç Ã O
Dia: 03/09/2011 – CINESESC
14h às 15h30– Grupo de Teatro Evolução – Eules
Lycaon
16h às 17h30– Cia Titânica de Teatro – Almício
Fernandes
•18h às 19h30– Grupo de Teatro Peripécias –
Júnior Lopes
Dia: 10/09/2011 – CINESESC
14h às 15h30– Grupo de Teatro Diz-Farsa –
Ruymar Pereira
16h às 17h30– Sem Nexo Complexo – Marcelo Fellicce
18h às 19h30– Cia de Artes Fiasco – Fabiano
Barros
Dia: 17/09/2011 – CINESESC
•14h às 15h– Grupo de Teatro Minemônico – Nery
Rodrigues
•15h às 16h– Grupo de Teatro Sentidos – Teo
Nascimento
•16h às 17h–Associação Cuniã – Cláudio Vrena
•17h às 18h– Centro de Teatro de Bonecos – Greg
Silva
•14h às 15h30– Grupo de Teatro Quebra Cabeça –
Alejandro Bedotti
•16h às 17h30– Associação Cultural Raízes do
Porto – Suely Rodrigues
•18h às 19h30– Cia de Teatro Abstractus – Evaldo
Leão
Dia: 01/10/2011 – CINESESC
•14h às 15h30–Dá o Bote – Poeta Mado
•16h às 17h30– Associação Cultural O Imaginário– Chicão Santos
•18h às 19h30– Grupo Êxodo – José Monteiro
Porto Velho tá que tá, em se tratando de eventos culturais. Temos o Palco Giratório do Sesc que está acontecendo no Teatro 1 do Esplanada e no Anfiteatro da Madeira Mamoré.
**********
O Palco Giratório vai acontecer por todo o mês de setembro e ainda entra pelo mês de outubro (até o dia 2).
*********
Teatro, dança e circo faz parte da programação do Palco Giratório e mais a Mesa de Debates e a grande novidade o Subsolo – Arqueologia do teatro Portovelhense.
********
No campo da música, amanhã com o apoio da Secel e a realização da Fundação Iaripuna, acontece na praça Aluizio Ferreira a 4ª edição do Parque da Musica.
*********
Se não me engano, o idealizador desse evento é o músico contrabaixista Denys que foi um dos criadores da Banda Nitro.
*********
A idéia surgiu tão logo a prefeitura de Porto Velho inaugurou o Parque da Cidade, aquele que fica ao lado do Porto Velho Shopping.
*********
Amanhã o evento vai acontecer na praça Aluizio Ferreira e com certeza vai reunir muita gente.
**********
A programação é das melhores, tem samba/pagode, musica sertaneja, DJ e muitas outras atrações musicais.
***********
O Parque da Música começa às 17h e vai até as 21h30.
**********
Com certeza a turma da Iarupuna vai marcar presença, Greg, Misteira, Berê, Regina, Leninha, Severino Castro e o presidente Tatá vão rebolar ao som do samba, dance, hip hop, sertaneja universitária, forró forrado e outros ritmos.
*********
Estarei lá com a Ana a Lu Silva e a Almira.
**********
Já em Cacoal quem vai dançar boi bumbá é a presidente da Funccal Lindomar Santos. Ao som das toadas do Malhadinho ela vai ficar no dois pra lá, dois porá cá, do jeitim que estava fazendo no camarote da Secel em Guajará Mirim.
**********
Bom mesmo vai ser em Pimenteiras. O Festival de Praia de lá é o melhor do estado. Em Pimenteiras a tradição é comer Matrinchã assada na brasa com macaxeira. Fui lá mas, comi com farinha d’água conseguida depois de pesquisar praticamente em todas as casas da cidade.
**********
Por falar em Festival de Praia, o de Porto Velho que acontece ou aconteceria em Jacy Paraná foi suspenso.
********
Aqui na capital é assim. É mais fácil impedir que um evento tão bacana como o Festival de Praia de Jacy aconteça, que solucionar o problema com as dragas do garimpo ilegal de ouro.
*********
É isso mesmo, suspenderam (a justiça), o Festival de Jacy alegando o perigo que as dragas que atuam ilegalmente na captação de ouro podem provocar, quando o correto seria prender ou recolher as dragas e seus donos.
*********
Será que pelo menos o Festival de Fortaleza do Abunã vai acontecer?
***********
Pelo menos até a presente data, ninguém falou sobre o assunto. Aliás, o festival de mulher acreana nas praias de Fortaleza do Abunã já começou faz tempo. O problema é que o pessoal de Porto Velho não pode ter acesso à localidade, porque segundo o governador do Acre a Balsa do Rio Abunã encalha.
**********
Saindo da praia e seguindo com a cultura:
*********
Até 30 de setembro, escritores de todo o Brasil com obras inéditas não publicadas nos gêneros romance e conto podem se inscrever para participar do PRÊMIO SESC DE LITERATURA.
**********
As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.sesc.com.br/premiosesc.
**********
O Prêmio Sesc de Literatura é um concurso anual que oferece aos seus vencedores a edição, distribuição e divulgação da obra.
***********
A iniciativa do Sesc, que teve início em 2003, é desenvolvida em parceria com a Editora Record, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade.
Com o Prêmio Sesc de Literatura os escritores entram para o catálogo da Editora Record, além de terem suas obras distribuídas para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc em todo o país e para escritores, críticos literários e formadores de opinião.
*************
Para participar o autor precisa ter mais de 18 anos e a obra deve ser destinada ao público adulto.
TURISMO
Festival de Praia de Pimenteiras
A temporada de Festivais de Praia de Rondônia começou no dia primeiro de setembro com a abertura do Festival de Pimenteiras considerado o maior do estado de Rondônia.
São 4 dias de muita festa a beira do Rio Mamoré um dos cartões postais do nosso estado. O encerramento do evento será neste domingo, 4. A expectativa dos organizadores é de que mais de 20 mil pessoas participem do Festival, que está na 22ª edição e conta este ano com um investimento de R$ 80 mil do Governo Estadual.
Localizado no Vale do Guaporé, no sul do Estado, o pequeno município de Pimenteiras se destaca pela beleza natural e é um berçário natural de peixes de espécies diversas, como o tucurané , matrinchã e o tambaqui.
A animação do festival estará a cargo da Açaí Produções, que neste ano traz para os visitantes as seguintes atrações: Banda K Entre Nós e o DJ Marron, ambos de Vilhena, que vão se revezar no palco com a dupla Cleber & Cauan e o Trio Chapahall`s. O festival também terá esportes como vôlei e futebol de praia.
Costa Marques
Também no Vale do Guaporé, o município de Costa Marques, a 756 quilômetros de Porto Velho, promove o seu Festival de Praia, no período de sete a 15 de setembro e contará com a animação da Banda K Entre Nós e Banda Fala Sério, da Bahia. Costa Marques fica na fronteira com a Bolívia e a 20 quilômetros do Forte Príncipe da Beira. A programação do evento também inclui um concurso de pesca.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando