Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 03/10/11



CARNAVAL 2012

Desfile das escolas será no dia 11 de fevereiro

Por seis votos a cinco, a proposta da direção da Fesec foi a vencedora

Em reunião da Federação das Escolas de Samba de Rondônia  - Fesec que aconteceu na noite da última sexta feira, entre os assuntos da pauta o que mais se destacou foi o que tratou da mudança dos desfiles das escolas de samba. Duas propostas foram colocadas em votação: A Primeira defendida pela atual diretoria da Fesec  que radicalmente muda os desfiles das escolas de samba para uma semana antes do carnaval tradicional, ou seja, para pó dia 11 de fevereiro.

Já a proposta da escola de samba Asfaltão defendia a permanência dos desfiles nos dias do carnaval propriamente dito, ou seja, em 2011 os desfiles das escolas de samba nos dias 18 e 19 de fevereiro ou então apenas na terça feira de carnaval, dia 20. Por seis votos a cinco, a proposta da direção da Fesec foi a vencedora, ficando então determinado que os desfiles das escolas de samba de Porto Velho no carnaval de 2012 acontecerão em apenas um dia, 11 de fevereiro um sábado.
 

Diplomatas recupera titulo

Apesar de não constar da pauta da reunião, o secretario da Fesec Cantarelli solicitou e foi autorizado pela Assembléia, a ler o documento encaminhando pelo Poder Judiciário recebido por ele as 17h daquela sexta feira, no qual a Juiza de Direito Úrsula  Gonçalves Theodoro de Faria Souza reconhece o título de campeã do carnaval 2011 da escola de samba Os Diplomatas. “,,,Ficando também notificado de que esse Juízo, determinou, a  suspensão do resultado da Assembléia Geral da Fesec, quanto à anulação do resultado  do grupo Especial do Carnaval 2011...”. A Fesec tem cinco dias para responder.


30 anos da escola Armário Grande

Sábado dia 1º, a diretoria do GRES Acadêmicos do Armário Grande, reuniu a comunidade simpatizante e brincantes da agremiação no Clube Castanheiro Zona Sul de Porto Velho, para festejar os 30 anos de criação da agremiação. Com o espaço do restaurante do Clube literalmente lotado a baluarte da escola do Agnes Neguinha juntamente com o atual presidente Antônio Chagas Campo – Cabeleira, sopraram a vela dos trinta anos da escola, que nasceu como “Bloco Improvisados do Armário Grande” e ao ser transformado em escola de samba adotou a denominação “Acadêmicos do Armário Grande”. A festa contou com a presença do Presidente da Fundação Iaripuna Altair do Santos Lopes – Tatá  assim como das diretorias das co-irmãs Asfaltão, Acadêmicos do São João Batista e Império do Samba.

A bateria da escola e o grupo de pagode do Walci animaram a festa que contou com show das mulatas da escola de samba do Conjunto Mamoré/Guaporé/Rio Candeias. “A escola do Cabeleira tem as melhores passistas e mulatas  do carnaval de Porto Velho”, disse o carnavalesco Luiz Cavalcante do Galo da Meia Noite.

 


A escola de samba Os Diplomatas reconquistou o título de campeã (sem troféu), dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2011.

 

************

Um dia desses a escola Asfaltão em decisão de assembléia Geral da Fesec, anulou o resultado que dava como campeã (sem troféu) a Diplomatas. Os foguetes chegaram a ecoar lá pro lado do Santa Barbara e N.S. Das Graças, porém, sexta feira passada, saiu a Liminar anulando a votação que anulava a votação dos jurados que atuaram durante os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2011.

 

**********

Tem uma coisa, a única escola de samba que perde ou ganha alguma coisa nessa pendenga, é a escola Acadêmicos do Armário Grande. Caso a decisão fique naquele lengalenga, um dia o Asfaltão derruba a Liminar dada pela Juíza e a Diplomatas recorre de novo e consegue outra liminar.

 

 **********

Aí a escola do Cabeleira fica sem saber se vai desfilar no carnaval de 2012 no grupo de acesso ou no grupo especial.

 

**********

Se permanecer o resultado dos jurados, a escola Armário Grande desce para o grupo de acesso. Se o recurso da escola Asfaltão vencer a escola Armário Grande desfila no grupo especial. Essa dúvida faz com que a direção da Armário Grande não saiba para qual desfile se preparar.

 

**********

Independente da decisão sobre os desfiles de 2011, os carnavalescos aprovaram na reunião de sexta feira, a transferência dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2012 para uma semana antes do carnaval oficial, ou seja:

 

**********

Os desfiles das escolas de samba em 2012, tanto do grupo especial como do grupo de acesso, vão acontecer no dia 11 de fevereiro, um sábado.

 

***********

O Tatá da Iaripuna ao saber do resultado da reunião aprovou a idéia e disse que fica bem mais fácil para sua equipe trabalhar. “Com os desfiles acontecendo uma semana antes, nossa equipe terá como prestar maior assistências às escolas de samba”.

 

**********

Enquanto isso, nosso amigo Chicão Santos o cara do Festival “Amazônia Encena da Rua”, está sem poder falar, após ser submetido a uma cirrugia na gengiva.

 

**********

Agora, imaginem um cara que fala mais que a “preta do leite”, sem poder dizer uma palavra sequer, no caso do Chicão Santos do O Imaginário é Imaginável! Fica logo bom camarada, para botar a boca no trombone!

 

***********

Ontem festejamos o aniversário de 97 anos de criação do município de Porto Velho. Apesar da ótima programação, não podemos dizer se aconteceu ou não, pois, até o fechamento desta coluna o tempo estava mais para chuva.

 

**********

Por falar em aniversário, ontem também nos lembramos dos 27 Anos sem José Otino de Freitas.

 

**********

O professor engenheiro, arquiteto José Otino de Freitas será o enredo da escola de samba Unidos da Rádio Farol no carnaval de 2012. A pesquisa é do agitador cultural João Carlos Alves o Carlinhos Maracanã e o samba é desse que escrever esse coluna, mais conhecido como “cara de paca”, “boca de cuiucuiu”, “coxa de frango” e outros apelidos além de Silvio Santos.

 

**********

E no ano de 2000 o velho jornalista João Tavares do Jornal Alto Madeira, um dos mais antigo e responsável veículo de comunicação escrevia assim.

 

**********

O Arquiteto e Professor José Otino de Freitas, chefe de uma família tradicional e querida do antigo Território, criado em 1943 e transformado em Estado em 1981. Foi um dos pioneiros profissionais de arquitetura foi o terceiro prefeito de Porto Velho após a criação do território.

 

***********

O Dr. José Otino de Freitas era um homem de bom coração e de uma simplicidade admirável, que jamais se recusava a prestar ajuda a quem dele recorresse, desde que ao seu alcance.

 

***********

A respeito de José Otino de Freitas o poeta Antônio Cândido escreveu o seguinte:

O coração do velho professor, cansado de educar a mocidade

 

************

De acumular em si tanta verdade.

 

**********

Sossega numa tarde de calor.

 

************

A juventude chora o benfeitor

 

*********

E muda o panorama da cidade.

 

*********

Que com desvelo e suavidade a ela dedica tanto amor

 

***********

O seu velho cachimbo jaz a um canto.

 

***************

O compasso e a régua sem encanto.

 

*************

O velho professor deixa a cidade,

 

*************

Hoje por certo, lá na eternidade.

 

***********

Faz projetos de amor para o UNIVERSO.
 


PALCO GIRATÓRIO

Subsolo adiado para o próximo sábado

A falta de energia transferiu pesquisa Arqueologia do Teatro para o dia 8 de outubro

O Festival Palco Giratório do Sesc em sua versão Subsolo – A Arqueologia do Teatro portovelhenses, só termina no próximo sábado dia 8. O adiamento do término do Projeto coordenado pelo Sesc Rondônia, foi em virtude da falta de energia elétrica registrada na tarde do último sábado no bairro das Pedrinhas, justamente quando a equipe estava registrando o depoimento do presidente do grupo “Dá o Bote” Poeta Mado.

Além do grupo “Dá o Bote”, estavam programados para contarem suas histórias os grupos: “O Imaginário” e o grupo teatral “Êxodo”.

O Subsolo é um programa dentro do Festival Palco Giratório que tem como principal objetivo, fazer o registro histórico dos grupos teatrais que militam em Porto Velho, “Todos os sábados a partir do dia 3 de setembro reunimos três grupos no Audicine Sesc Esplanada para responder as perguntas dos jornalistas Silvio Santos (Zekatraca) do Diário da Amazônia e Rose Viegas da Rádio Caiari”, informou Fabiano Barros responsável pelo núcleo cultural do Sesc. “Salientamos que além dos grupos citados acima, no próximo sábado estarão contando suas histórias os grupos: Minemônico e o Centro de Teatro de Bonecos” finalizou Andressa Romão técnica de Artes Cênicas do Sesc.

 

 



 

SESI MUSICA

Diário da Amazônia classifica três

 Os vencedores do Festival serão conhecidos no dia 22 de outubro

O Jornal Diário da Amazônia classificou três representantes para o Festival Sesi Música cuja finalíssima vai acontecer no dia 22 de outubro em Porto Velho. De acordo com a Coordenadora do Festival em Rondônia LIdiane Bandeira, este ano a concorrência aumentou,  tanto na categoria Interpretação como na de música Inédita. “Ao todo foram classificados vinte artsitas, sendo 10 na categoria Interpretação e 10 na categoria Música Inédita”.

Os representntes do Diário da Amazônia no festrival que mostra o talentos dos indístriários foram: Vanessa Farias e Washiron França na categoria Interpretação e Silvio Santos na categoria música inédita. “Desejamos aos nossos representantes muito sucesso e que tragam as premiações para o nosso jornal”, disse a editora Marcela Ximenes.

Acompanhe a lista dos classificados nas duas categorias:
 

INTERPRETAÇÃO

1.   Vanessa Steves – Itautinga (Porto Velho)

2.   Luiz Fernando Schmitt – Ocidental Refrigerantes (Porto Velho/Ji-Paraná)

3.   Davi Velasques – Estanho de Rondônia (Ariquemes)

4.   Marco Aurélio Souza – Motopan (Ariquemes)

5.   Maik de Almeida Paula- Lano da Amazônia (Rolim de Moura)

6.   Maria Aparecida Alves – Correios  Ji-Paraná (Do Lado de Cá)

7.   Fernando dos Santos – Bernardo Alimentos (Ji-Paraná)

8.   Gilmara Terrazas- Guascor Do Brasil (Porto Velho)

9.   Washington França - Diário da Amazônia (Porto Velho)

10. Vanessa farias – Diário da Amazônia (Porto Velho)

 

COMPOSIÇÃO INÉDITA

 1.   Luiz Benevides- Correios (Porto Velho)

2.   Mariceia Rodrigues- Correios (Porto Velho)

3.   Isabel Duarte – Correios (Porto Velho)

4.   Wanderson Augusto- Correios (Porto Velho)

5.   Janaelson Palheta- Camargo Corrêa (Porto Velho)

6.   Silvio Santos – Diário Da Amazônia (Porto Velho)

7.   Armando Lages – Eletrobrás (Porto Velho)

8.   Kelly Bantle- Eletrobrás (Rolim De Moura)

9.   Edson Soares- Correios (Ji-Paraná)

10.  Antônio Lima- Correios (Ji-Paraná)

 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)