Quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 04h38
Conforme o prometido, vamos tentar fazer a avaliação dos grupos de quadrilhas que se apresentaram na 32ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
********
Pelas pesquisas, caso houvesse o concurso, a Rádio Farol seria a grande campeã. Creio inclusive que nenhum “quadrilheiro” contesta essa opinião.
********
Diante disso, vamos partir para as demais classificações.
*********
E qual das quadrilhas de ponta, pode ser considerada a segunda melhor do Flor do Maracujá 2013?
********
Aqui também caso estivesse acontecendo à disputa, os jurados teriam muito trabalho.
*********
Pois as quadrilhas: Juabp, Girassol das Três Marias e a Roça é Nossa disputariam, como se diz na gíria; “pau a pau” o título de segunda colocada.
********
Num outro patamar, a disputa ficaria por conta das quadrilhas Rosa de Ouro, Mocidade Junina, Forte Príncipe, Arrasta Pé de Matutos, Nação Caipira, Rosa Divina e Triângulo Lascando do Cano.
********
Quem é que tem coragem de contestar a criatividade da Juabp, que presenteou o público na noite de terça feira 28, com um espetáculo luminoso, jamais visto no Flor do Maracujá. Pela ousadia e por atender o que representa o Arraial para o turismo de Rondônia na atualidade, a Juabp merece o título de 2ª colocada.
********
Aí vem pela ordem: Girassol das Três Marias, A Roça é Nossa, Mocidade Junina, Rosa de Ouro, Forte Príncipe, Arrasta Pé de Matutos, Nação Caipira, Triangulo Lascando o Cano e Rosa Divina
********
Isso se o corpo de jurados fosse para o lado da “Quadrilha Evoluída’. Esse termo no julgamento das quadrilhas é usado para diferenciar os grupos que investem mais na criatividade e deixam de lado a tradição.
********
Se os jurados fossem tradicionalistas o quadro mudaria consideravelmente:
*********
A Rádio Farol continuaria como primeira, mas a Juabp caiaria. Se a tradição prevalecesse a segunda colocada seria a Arrasta Pé de Matutos, seguida da Mocidade Junina, Girassol das Três Marias, a Roça é Nossa; Rosa de Ouro, Juabp, Forte Príncipe, Nação Caipira, Rosa Divina e Triângulo.
********
O único grupo de quadrilha que não cumpriu o Regulamento do Flor do Maracujá foi a Flor da Primavera.
********
Ainda tivemos a apresentação do Quadrilha Unidos do Palheiral que veio do município de Candeias do Jamari e dançou muito bem!
********
Algumas mancadas por parte da coordenação foram observadas, entre elas a que prejudicou e muito, a apresentação do bumbá Corre Campo.
********
Acontece que a Coordenadora Geral da festa, liberou a apresentação do grupo União Polivalente de Humaitá antes da apresentação da Quadrilha Girassol das Três Marias na noite de quinta feira 29 e com isso, as apresentações oficiais atrasaram em mais de uma hora.
********
Sendo o Corre Campo o último na programação oficial daquela noite, só entrou na arena após a meia noite e meia, quando poucas pessoas permaneciam nas arquibancadas e camarotes e os canais de televisão RedeTV e Record News já haviam encerrado suas transmissões do Arraial.
********
A professora alegou que só autorizou a apresentação do grupo de Humaitá porque não estava acontecendo disputa.
********
Da próxima vez, esperamos que a programação seja cumprida à risca. A entidade que não estiver na programação só deve se apresentar após o último grupo.
********
Como nem tudo são flores e até a Secel já está deixando de ser secretaria para ser superintendência e como em Rondônia tudo pode acontecer, inclusive nada.
*********
O Duelo na Fronteira pode mudar de data!
FOLCLORE
Flor do Maracujá a última noite
Para fechar com chave de ouro a cobertura que o Diário da Amazônia fez da 32ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá 2013 vamos comentar, as apresentações das quadrilhas Arrasta Pé do Flamboyant e Arrasta Pé de Matutos que antecederam a apresentação da Rádio Farol na última noite do Arraial dia 31 de agosto.
A Flamboyant se apresentou como grupo convidado e mostrou a dança tradicional da quadrilha, inclusive com as indumentárias dos cavalheiros “remendadas” e a saia das moças em tecido chita e o marcador, cantando os passos no “alavantê”, “anarriu” e o “balance”.
A segunda quadrilha da noite de sábado foi a Arrasta Pé de Matutos, considerada por todos os quadrilheiros, como a quadrilha que dança sem parar. Realmente o grupo dirigido pelo Benevides do momento que entrou na arena não parou um só minuto, era uma animação fora do comum. Infelizmente o marcador Jardesson Nascimento, talvez pela emoção, ficou praticamente sem voz, mesmo assim, os integrantes da quadrilha mostraram que têm garra. Foi uma apresentação considera boa pelos presentes nas arquibancadas e camarotes do Flor do Maracujá.
A secretária da Secel Eluane Martins ao discursar encerrando a festa, ficou bastante emocionada. “Só Deus sabe o quanto foi difícil realizar o Flor do Maracujá deste ano, agradeço a equipe da coordenação que durante esses dez dias, se desdobrou para que tudo dessa certo, os grupos folclóricos estão de parabéns pelas brilhantes apresentações, obrigado a todos”. O Flor do Maracujá só volta a acontecer no próximo ano (2014) e se Deus quiser no mês de junho!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando