Sexta-feira, 4 de novembro de 2011 - 05h30
Anjos da Madrugada – No Ninho da Coruja
Por: Altair Santos (Tatá)*
Nesta sexta-feira (04.nov – a partir das 18:30h), após o sol se por e a lua saudar os notívagos com a sua tênue e envolvente luminosidade, a seresta vai comer solta lá pras bandas do Areal, mais precisamente, no Ninho da Coruja - Rua 13 de setembro - bem atrás do Centro do Menor - Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O mais antigo programa de circulação de espetáculos artísticos em nossa cidade, o Projeto Cinco Meia, coloca na cena musical desta tarde/noite, um dos notáveis e aplaudidos expoentes da nossa cultura musical, o Grupo Anjos da Madrugada que, neste ano, comemora 24 anos de carreira e sinaliza para o grande público com o anúncio de grandes acontecimentos para o próximo ano. No show desta sexta os Anjos, como são carinhosamente chamados, se reencontram com o seu público e apresentarão um repertório que vai dos tradicionais e dançantes boleros, passando pelos sambas-canção e valsas, desaguando nas belas canções do hinário melodioso local onde despontam composições de Laio, Ernesto Melo, Bainha, Dadá do Areal (Adaídes Batista dos Santos) dentre outros hábeis e afamados letristas locais que emprestam o resultado da garimpagem de suas verves criativas, para enriquecer o nosso cancioneiro. Mais, os anjos trazem como convidado especial o cantor e compositor Waldison Pinheiro (Misteira), artista forjado, lapidado e polido nas rodas de samba e boemia do Bairro Santa Bárbara, reduto histórico onde reina a Escola de Samba Asfaltão. Misteira, em sua obra, detém belas canções de amor e exaltação à nossa cidade Porto. Na companhia dos Anjos, vai ficar fácil chamar Porto Velho de Meu Dengo, brincar de roda pelos Terreiros, cantar o roçado e o aceiro, se dizer da 7 de setembro lá do Km 1, avisar que é moleque atrevido criado no areal e lembrar do Tempo em que tinha Seresta no Imperal. Nesse diapasão, o Projeto Cinco e Meia desta sexta-feira, 4 de novembro, é um arrebatador convite para o entretenimento e o lazer cultural ao redor da boa música, afinal a proposta é boa pra curtir e pra dançar. Com realização do Governo do Estado/Secel e apoio da Prefeitura de Porto Velho/Fundação Iaripuna, o tradicional projeto Cinco e Meia retoma seu espaço no processo de difusão das artes e da cultura e firma-se como mais um excelente propagador da obra de nossos artistas locais. O Presidente do Bloco o Canto da coruja, Augusto César, o Professor Cezinha, convida os moradores da região do areal e a comunidade em geral para este grande encontro festivo ao som dos Anjos da Madrugada (no Ninho da Coruja), em mais uma edição do Projeto Cinco e Meia. Após o término do momento seresta todos, ainda em êxtase, sob as asas dos Anjos, sairão em revoada para o Mercado Cultural onde o samba da Fina Flor vai embalar a todos até romper meia noite. Prestigie e valorize a nossa cultura!
Programa
O que é? Projeto Cinco e Meia (show musical)
Atração? Anjos da Madrugada – Part especial: Waldison Pinheiro (Misteira)
Local? Ninho da Coruja, (Rua 13 de Setembro - Bairro Areal) atrás do Centro do Menor – Paróquia N. S. de Fátima.
Quando, a que horas? Nesta sexta-feira (04/Nov – a partir das 18h30min)
(*) o autor é músico e Presidente da Fundação Cultural Iaripuna
tatadeportovelho@gmail.com
Atenção fãs do cantor e compositor Zezinho Maranhão
*********
A festa de lançamento do mais novo álbum “E Agora Zezinho”, não mais acontecerá neste dia cinco de novembro.
*********
Segundo a produção, o show deve acontecer entre os dias 15 e 25 de novembro.
*********
Acontece que o produtor do CD e os arranjadores não conseguiram adiar compromissos agendados para a data inicialmente divulgada e com isso, Zezinho Maranhão vem comunicar aos que já adquiriram ingresso para o espetáculo, que o mesmo só vai acontecer quando os profissionais tiverem data livre para viajar a Porto Velho o que deve acontecer entre os dias 15 e 25 deste mês.
*********
E Agora Zezinho?
********
Só para lembrar os amigos da escola de samba Os Diplomatas.
********
Na data de hoje 4 de novembro a escola está completando 53 anos de fundação. Será que a atual diretoria da escola mais antiga da região Norte sabe que hoje a escola está completando aniversário de fundação?
********
Se sabe, não está nem aí, pois não programou sequer um comunicado à imprensa chamando atenção para a data.
*********
Saudades do Leônidas O’Carol Chester.
********
Só para avivar a lembrança dos simpatizantes da escola de samba Os Diplomatas.
********
A escola teve origem do bloco da Dona Jóia e nasceu justamente na residência daquela carnavalesca que a época ficava na avenida Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso.
********
Era o dia 4 de novembro de 1958 quando o Valério de Souza (marido da dona Jóia) reuniu os sambistas Bainha, Cabeleira mais o seu filho Ricardo e criou a escola de samba que no mesmo dia, após os fundadores convidarem o cearense Tário de Almeida Café para ser o primeiro presidente e este lhe deu o nome de “Prova de Fogo”, nome com o qual a escola desfilou no carnaval de 1969 (primeiro desfile).
*********
Em 1960 o sambista Agostinho recém chegado de Belém do Pará onde brincava também em escola de samba, sugeriu a mudança do nome “Prova de Fogo” para “Universidade Dos Diplomatas do Samba” que foi aceito por unanimidade.
*********
Em meados da década de 1960 novamente mudaram o nome da escola para Escola de Samba Os Diplomatas nome que perdura até os dias de hoje,
********
A criação da escola de samba Diplomatas fez com que saíssem do cenário carnavalesco de Porto Velho as agremiações. Escola de Samba “Deixa Falar” do Bola Sete e a Escola de Samba “O Triângulo Não Morreu” dirigido pelo guarda da EFMM Miguel, José Cardoso, pelo carpinteiro conhecido como Jia e pelo tipografo Paulo Machado.
*********
Acontece que a maioria dos dirigentes dessas duas escola de samba passaram a fazer parte da diretoria da Diplomatas.
********
Em 1964 a vermelho e branca conheceu realmente sua grande rival, a escola de samba “Império do Samba Pobres do Caiari”.
*********
Vale salientar que a Diplomatas ganhou os seguintes carnavais. De 1959 a 1069 = 10 títulos; depois de 1975 a 1977; 1982, 1984, 1985 (empatada com a Caiari), 1987, 2008, 2009, 2010 e 2011.
********
Mérito da atual diretoria são os grandes desfiles que levaram a escola a conquistar o tetra campeonato.
*********
No carnaval de 2012 a escola vai desfilar com o enredo “Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim”, pesquisa de Dulcineide Alves, Joabe Leão, Marluce Gonçalves e Irailde Gualter. O samba é do Sandro Sarará.
********
Parabéns Diplomatas do Samba!
********
Por falar em escola de samba:
********
A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de Rondônia – FESEC, convoca os Presidentes dos GRES federados, ou seus representantes legais, para Reunião a ser realizada no dia 04/11/2012, na sede da Federação, situada na Rua Nicarágua, 3174, a partir das 19 horas, para discutirem e deliberarem sobre a Pauta que se segue abaixo, em razão da Reunião realizada na sede da Associação Futebolística do Areal – AFA, no dia 22/10/2011, quando se discutiu sobre o Carnaval de 2012 do GRES Império do Samba, com a participação da Presidência da escola de samba em questão, a Diretoria da FESEC e a comunidade local.
*********
Não esqueçam que o show do lançamento do CD “E Agora Zezinho” não vai mais acontecer neste sábado dia 5.
FESTCINEAMAZONIA
Flavio Venturini na abertura do Festcineamazônia
Na década de 1980 integrou o grupo 14 BIS com quem gravou 14 discos
O cantor e compositor mineiro Flávio Venturini fará o show de abertura do Festcineamazônia 2011, que acontecerá no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, de 15 a 19 de novembro. O artista é autor de músicas consagradas pelo público como “Linda Juventude” e “Todo Azul do Mar”, gravadas com o 14 BIS, grupo o qual integrou na década de 1980. O pré-show será com o cantor e compositor Rud Prado, de Porto Velho.
Seu novo trabalho é o DVD “Não se apague esta noite” tema do atual show e turnê, onde reforça a velha máxima de que o palco é a extensão da casa do artista. O projeto foi gravado no Museu das Artes da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), e partes na própria sala de estar do cantor.
Flávio Venturini continua ativo e em permanente reconstrução. Montou sua própria gravadora, a Trilhos, e não pára de produzir. Com a mesma afinidade e respeito que divide autorias com músicos consagrados como Beto Guedes, Lô Borges e Milton Nascimento, da mesma forma atua com os mais jovens como Kadu Vianna (vocal), Aloísio Horta (baixo), Ricardo Fiúza (teclados) e Arthur Resende (bateria), integrantes da sua nova banda.
Em toda a carreira já gravou mais de trinta discos sendo três com a banda Terço, oito com o 14 BIS, e mais catorze álbuns solos.
O Festcineamazônia® tem o patrocínio da Oi, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAv, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Governo de Rondônia através da SECEL.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando